O futebol em Portugal chega com a Supertaça e, esta temporada, estão reunidas todas as condições para um excelente jogo de futebol e para o arranque das principais hostilidades no futebol português.
Sporting e FC Porto encontram-se no Estádio Municipal em Aveiro, o palco habitual deste jogo no passado recente, para disputar aquele que é o primeiro troféu oficial da época. As principais competições de futebol em Portugal arrancam como acabaram: um confronto entre leões e dragões em busca de um troféu que pode catapultar uma das equipas para um arranque de liga com maior confiança.
Os Dragões partem para o clássico com quase todos os protagonistas que estiveram no Jamor, com a exceção de Taremi e de Pepe, enquanto os leões têm caras novas no plantel, apesar de também terem saído alguns elementos importantes como o caso de Seba Coates. Ambos os plantéis têm jogadores de topo que podem marcar a diferença no clássico.
Eis os seis jogadores, que na minha opinião, podem fazer a diferença nesta Supertaça.
1.
Viktor Gyokeres – O sueco mantém-se em Alvalade e o melhor marcador da última edição da liga é um dos titulares indiscutíveis de Ruben Amorim.
O avançado de 26 anos é de “outro campeonato” e é o melhor avançado a jogar em Portugal. Muito forte nos duelos, rápido a atacar a profundidade e letal na grande área, o avançado já faturou por três vezes em três jogos contra o FC Porto. Uma dor de cabeça com que Vítor Bruno terá que lidar.
2.
Francisco Conceição – É pouco provável que Francisco Conceição jogue de início na Supertaça, mas depois de se falar muito da sua saída e o que implicava no plantel depois da saída atribulada do pai do comando técnico dos Dragões, o jovem extremo é um dos principais ativos do clube.
Francisco esteve em bom plano no Campeonato da Europa e foi mesmo o melhor jogador portista na última época. Acredito que vai ser lançado por Vítor Bruno no decorrer do jogo e é um dos jogadores que pode tirar um coelho da cartola e decidir o clássico num lance individual.
3.
Hidemasa Morita – O japonês é um jogador que aparece pouco nos highlights de um jogo de futebol, mas é um médio importantíssimo tanto para o equilíbrio defensivo como para o processo ofensivo da turma de Rúben Amorim.
Morita é talhado para jogar clássicos e tendo em conta que do outro lado tem como um dos opositores Alan Varela, o japonês vai ser importante para os leões ganharem a batalha pelo meio-campo neste jogo da Supertaça.
É um jogador que descomplica os processos, não tem medo de “ir ao choque” e tem um sentido posicional de topo. É um dos médios que pode fazer a diferença no Clássico sem “dar nas vistas”.
4.
Zé Pedro – O central está nesta lista porque foi um dos jogadores decisivos na última final da Taça de Portugal.
O central de 27 anos teve uma ascensão inacreditável até ao topo de futebol português e tem provado que tem qualidade para se manter a este nível. Fez um jogo perfeito no Jamor e conseguiu anular a ameaça permanente do avançado sueco do Sporting.
Com a saída de Pepe, Zé Pedro tem ainda mais espaço para agarrar o lugar e ser um dos titulares dos portistas. Se repetir a exibição que fez na final da Taça de Portugal contra o mesmo adversário, vai fazer a diferença na Supertaça.
5.
Pedro Gonçalves – O médio vai para a quinta época no Sporting CP. É um dos jogadores favoritos de Ruben Amorim e um dos pilares nos últimos troféus ganhos pelos leões.
É muito polivalente tanto jogando no meio-campo ou como segundo avançado, desempenhando ambos os papeis com muita qualidade.
Num jogo que se prevê muito estruturado taticamente e onde não se vão encontrar muitos espaços, a imprevisibilidade de movimentos de Pote, pode marcar a diferença.
6.
Nico Gonzalez – O médio espanhol tem estado em grande plano durante a pré-época. Conseguiu juntar golo as suas evidentes qualidades enquanto médio, o que o torna um jogador muito mais completo.
Num meio-campo com duplo pivô, Vítor Bruno vai apostar no jogador da cantera do Barcelona, para ser o meio campista mais avançado no terreno. É um novo Nico e o Sporting terá que estar atento.