Dois “grandes” + seis “outsiders” = Oito candidatos a subir à tribuna do Jamor

Com SL Benfica e FC Porto ainda em prova e com um calendário “favorável” à chegada de ambos a uma final sempre escaldante, mentiria se vos dissesse que acho que será diferente disto. No entanto, uma coisa é certa: as meias-finais irão sempre ter um representante do segundo ou terceiro escalão do futebol nacional.

Numa Taça de Portugal que teve logo desde cedo muitas eliminações de equipas da Primeira Liga Portuguesa, temos a presença do Académico de Viseu FC e do Varzim SC (Segunda Liga Portuguesa), bem como do CF Canelas 2010 (Campeonato de Portugal). FC Paços de Ferreira, FC Famalicão e Rio Ave FC completam a lista de apurados para esta fase.

A TAÇA DE PORTUGAL ENTRA NUMA FASE DECISIVA E PODEMOS TER NOVAS SURPRESAS! SABES EM QUEM DEVES APOSTAR? ENTÃO ARRISCA NA BET.PT!

O sorteio “sorriu” – aparentemente – a SL Benfica e FC Porto, que jogam nos seus estádios contra Rio Ave FC e Varzim SC, respectivamente. Depois, temos um duelo de equipas da Primeira Liga Portuguesa na “Capital do Móvel”, com o FC Paços de Ferreira a receber o FC Famalicão e, por último, mas não menos importante, o Académico de Viseu FC recebe a maior surpresa desta fase da prova, o CF Canelas 2010.

FC Porto vs Varzim SC (terça-feira, 18h)

Jogo no Dragão, entre duas equipas em níveis de forma bastante diferentes, como não poderia deixar de ser. Por isso, espero um FC Porto a entrar em campo com algumas alterações no onze. Para já, três delas serão “forçadas”, como é o caso de Corona, Pepe e Nakajima. Depois, antecipo uma equipa titular com minutos para Renzo Saravia, Romário Baró (desde que já esteja em condições, fisicamente falando), Zé Luís (que tem perdido espaço para a dupla Tiquinho/Marega) e ainda Fábio Silva, o mais “cotado” dos jovens craques treinados por Sérgio Conceição.

O Varzim SC, colocando em campo a sua equipa mais competitiva, vai ao Dragão tentar fazer um milagre, que eu acho que não irá acontecer. A diferença de qualidade, mesmo com as “segundas linhas” azuis e brancas em campo, é muito grande. O objetivo será fazer algo como o CD Aves fez no Estádio da Luz no passado fim-de-semana: frustrar as tentativas dos homens da casa o máximo tempo possível, para que a impaciência tome as rédeas e consigam forçar um golo no contra-ataque, ou uma decisão nos penalties.

Aquela que poderá ser a peça-chave para este jogo, Zé Luís
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

SL Benfica vs Rio Ave FC (terça-feira, 21h15)

Mais tarde, entra o SL Benfica em campo, contra um adversário que tem muita qualidade no seu plantel. Num duelo em que, apesar disso, os encarnados são favoritos a vencer, Bruno Lage deverá trocar de guarda-redes, como tem feito na Taça até aqui, dar tempo de jogo ao capitão Jardel, continuar a dar minutos a André Almeida depois da lesão prolongada, voltar a alinhar com Taarabt no centro do terreno e, talvez, Seferovic. Para além destes jogadores, se Rafa já tiver apto, creio que é o jogo perfeito para entrar durante a segunda parte e “acelerar” para o dérbi com o Sporting, onde pode ser decisivo. Neste caso, para o lugar de Chiquinho, que começou 2020 um pouco abaixo da sua bitola habitual.

Quanto ao Rio Ave FC, fazendo fé nas notícias que Carlos Carvalhal está de saída para um novo desafio no futebol brasileiro, aposto que encarará este como um jogo crucial na sua caminhada à frente dos vila-condenses, alinhando, por isso, com um onze sem mudanças, relativamente à última vitória no terreno do CD Santa Clara. Aquele 4-2-3-1, com os intervenientes que alinharam no Açores, parecem-me ser a equipa mais forte para fazer frente ao SL Benfica.

Creio que frente ao Rio Ave FC, Taarabt será um dos homens do meio-campo encarnado
Fonte: Bola na Rede

FC Paços de Ferreira vs FC Famalicão (quarta-feira, 20h)

A partida de onde acredito que pode surgir a principal “surpresa”. Num duelo de primo-divisionários, vão estar dois clubes que, neste momento, lutam por coisas diferentes no campeonato. O FC Paços de Ferreira, em clara retoma desde que Pepa tomou conta da equipa, tentando assegurar a manutenção, enquanto o FC Famalicão, que fica com toda a certeza na Primeira Liga Portuguesa, pode (e deve) já começar a olhar para cima, não só para a primeira metade da tabela mas para um posto entre o sexto e o terceiro lugar.

No entanto, a Taça de Portugal é outra história e num jogo a eliminar, creio que os pacenses têm muitas possibilidades de seguir para as meias-finais, algo que já não acontece desde 2012/13. Isto porque Pepa tem um estilo de jogo que encaixa bem naquilo que o FC Famalicão faz em campo. Exemplo disso foi o 0-0 dos castores no Algarve. Sabendo bem que o Portimonense SC tem um toque de bola mais “fino” e tem melhores jogadores, jogaram de forma mais cautelosa e frustraram as tentativas algarvias. Na Taça, isso era equivalente a um prolongamento e a partir daí, juntando à operação o fator “cansaço”, tudo pode acontecer.

O FC Famalicão, em destaque no terceiro lugar da Primeira Liga Portuguesa, deverá ter mais bola e atacar mais vezes. No entanto, porque também tem uma equipa com alguma juventude, poderá descontrolar-se, eventualmente, com o facto de jogar contra uma formação em bloco baixo.

Um dos novos talentos entre os treinadores portugueses, Pepa
Fonte: CD Tondela

Académico de Viseu FC vs CF Canelas 2010 (quinta-feira, 20h)

Por último, falamos do jogo que vai, certamente, colocar um clube da Segunda Liga Portuguesa ou do Campeonato de Portugal nas meias-finais da “Prova Rainha”. Creio que o favorito, Académico de Viseu FC, tem tudo para garantir esta presença, frente a um CF Canelas 2010 que, apesar de já ter demonstrado qualidade ao longo da prova, tem aqui o seu mais difícil teste até ao momento.

Conhecido, mediaticamente, por conter nas suas fileiras Fernando Madureira, o “Macaco Líder” dos Super-Dragões – claque afeta ao FC Porto –, este clube do concelho de Vila Nova de Gaia, ainda com poucos anos de vida, está a fazer história, chegando pela primeira vez a estas fases avançadas de uma prova como é a Taça de Portugal. Se me perguntassem, diria que o Académico de Viseu FC tem tudo para passar, mas vai ter de ter garra e capacidade física, porque este CF Canelas 2010 é um osso muito duro de roer.

O clube do interior/norte do país, na sua mais recente vitória fora de casa.
Fonte: Académico de Viseu FC

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por Joana Mendes

Comentários