Um novo rumo na Liga Portuguesa – Entrevista a Pedro Proença

BnR: A LPFP foi escolhida recentemente para incorporar a Direção das Ligas Europeias, na qual teve o apoio da Liga Espanhola. Quais serão os benefícios que o futebol português pode ter com este novo cargo?

PP: Costumo dizer que é uma aliança da Liga Galáctica com a Liga do Talento. Pela proximidade territorial, cultural, económica e até pessoal (não só minha, mas de todos os agentes desportivos portugueses com os seus congéneres espanhóis), é uma união natural por objetivos muito idênticos. Quanto à importância de Portugal pertencer ao ‘Board’ da EPFL, trata-se de uma conquista relevante, não só porque Portugal perdeu a inerência que permitia estar entre os membros permanentes dessa direção, mas também porque se tratou do reconhecimento das restantes ligas pela importância da Liga Portugal, da sua gestão e das suas competências, para permanecer na vanguarda do desenvolvimento do futebol profissional europeu. Avançámos com a candidatura quase sem apoios a priori, mas a apresentação que protagonizei foi extremamente convincente.

BnR: Acha que este cortar de relações cada vez mais evidente entre os três grandes pode prejudicar eventuais decisões/medidas que a Liga queira implementar?

PP: Volto a frisar: na Liga Portugal, Benfica, Sporting e FC Porto têm estado solidários no que diz respeito à resolução dos problemas do futebol português e a encontrar soluções que, entre outras questões, colocaram a organização num novo e dinâmico ciclo económico.

Para o ex-árbitro, a utilização do cronometro do Futebol poderia ser uma medida interessante Fonte: Facebook Oficial de Pedro Proença
Para o ex-árbitro, a utilização do cronómetro do futebol poderia ser uma medida interessante
Fonte: Facebook Oficial de Pedro Proença

BnR: Rui Patrício, jogador da liga, foi nomeado para o top 30 da bola de ouro. Acha que poderá ser motivo de expansão no nome da Liga Portuguesa pelo mundo?

PP: O Rui Patrício, como outros jogadores dessa lista, nomeadamente Cristiano Ronaldo e Pepe, é a prova de que o futebol português é capaz de gerar os melhores talentos da modalidade. Portanto, sim. É, também ele, um símbolo e a prova de que Portugal é um ‘berço’ de talento futebolístico.

BnR: Cada vez há menos gente a ir aos estádios na Segunda Liga. Como presidente, e se pudesse, que medidas implementaria para levar mais gente às bancadas?

PP: A Liga está a trabalhar de forma muito séria na valorização da LEDMAN LigaPro. Desde o seu novo posicionamento, enquanto competição que dá espaço ao jovem jogador português, até ao investimento chinês, do naming sponsor, que procura consistência e futuro. Melhor futebol é a maior motivação de qualquer adepto. As melhores medidas são as sustentáveis. Podem demorar, mas resultam. Estamos a trabalhar muito nesse sentido.

Entrevista realizada por Marta Reis e Júnior Barroso

Foto de Capa: FPF

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas condenado a pagar 12,500 por chamar «bandido» a Pinto Costa

Frederico Varandas foi condenado por crime de difamação após ter chamado "bandido" a Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto.

Nais Djouahra foi campeão na Croácia e é reforço do Arouca até 2027

O Arouca oficializou um reforço de peso para o ataque. Nais Djouahra chega a Portugal depois de ser campeão da Croácia pelo Rijeka.

Obi Mikel sugere jogador do Benfica ao Chelsea: «Devem contratá-lo»

John Obi Mikel ficou um admirador de Anatoliy Trubin após o Mundial de Clubes 2025. Lenda dos blues quer o guarda-redes do Benfica no Chelsea.

Braga tem princípio de acordo para fechar mais um reforço

O Braga está mais próximo de garantir a contratação de Gustaf Lagerbielke. Minhotos têm princípio de acordo para a transferência.  

PUB

Mais Artigos Populares

Pachuca reforça-se com antigo destaque do Famalicão após Mundial de Clubes 2025

O Pachuca garantiu a contratação de Jhonder Cádiz. Ex-avançado do Famalicão troca de clube por empréstimo do León.

Jarel Quansah troca Liverpool pelo Bayer Leverkusen e é a transferência mais cara da história dos alemães

Jarell Quansah foi apresentado como novo jogador do Bayer Leverkusen. Central deixa o Liverpool em definitivo.

Jarrad Branthwaite continua no Everton: «É algo que me deixa muito entusiasmado»

O Everton anunciou esta quarta-feira a contratação de Jarrad Brantwhaite. Defesa-central assina por mais cinco anos.