Um novo rumo na Liga Portuguesa – Entrevista a Pedro Proença

BnR: A LPFP foi escolhida recentemente para incorporar a Direção das Ligas Europeias, na qual teve o apoio da Liga Espanhola. Quais serão os benefícios que o futebol português pode ter com este novo cargo?

PP: Costumo dizer que é uma aliança da Liga Galáctica com a Liga do Talento. Pela proximidade territorial, cultural, económica e até pessoal (não só minha, mas de todos os agentes desportivos portugueses com os seus congéneres espanhóis), é uma união natural por objetivos muito idênticos. Quanto à importância de Portugal pertencer ao ‘Board’ da EPFL, trata-se de uma conquista relevante, não só porque Portugal perdeu a inerência que permitia estar entre os membros permanentes dessa direção, mas também porque se tratou do reconhecimento das restantes ligas pela importância da Liga Portugal, da sua gestão e das suas competências, para permanecer na vanguarda do desenvolvimento do futebol profissional europeu. Avançámos com a candidatura quase sem apoios a priori, mas a apresentação que protagonizei foi extremamente convincente.

BnR: Acha que este cortar de relações cada vez mais evidente entre os três grandes pode prejudicar eventuais decisões/medidas que a Liga queira implementar?

PP: Volto a frisar: na Liga Portugal, Benfica, Sporting e FC Porto têm estado solidários no que diz respeito à resolução dos problemas do futebol português e a encontrar soluções que, entre outras questões, colocaram a organização num novo e dinâmico ciclo económico.

Para o ex-árbitro, a utilização do cronometro do Futebol poderia ser uma medida interessante Fonte: Facebook Oficial de Pedro Proença
Para o ex-árbitro, a utilização do cronómetro do futebol poderia ser uma medida interessante
Fonte: Facebook Oficial de Pedro Proença

BnR: Rui Patrício, jogador da liga, foi nomeado para o top 30 da bola de ouro. Acha que poderá ser motivo de expansão no nome da Liga Portuguesa pelo mundo?

PP: O Rui Patrício, como outros jogadores dessa lista, nomeadamente Cristiano Ronaldo e Pepe, é a prova de que o futebol português é capaz de gerar os melhores talentos da modalidade. Portanto, sim. É, também ele, um símbolo e a prova de que Portugal é um ‘berço’ de talento futebolístico.

BnR: Cada vez há menos gente a ir aos estádios na Segunda Liga. Como presidente, e se pudesse, que medidas implementaria para levar mais gente às bancadas?

PP: A Liga está a trabalhar de forma muito séria na valorização da LEDMAN LigaPro. Desde o seu novo posicionamento, enquanto competição que dá espaço ao jovem jogador português, até ao investimento chinês, do naming sponsor, que procura consistência e futuro. Melhor futebol é a maior motivação de qualquer adepto. As melhores medidas são as sustentáveis. Podem demorar, mas resultam. Estamos a trabalhar muito nesse sentido.

Entrevista realizada por Marta Reis e Júnior Barroso

Foto de Capa: FPF

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 melhores avançados da Primeira Liga 25/26

É complicado escolher os melhores avançados da Liga. Só no Sporting, Benfica e FC Porto, é possível escolher 6 avançados de enorme qualidade

Portugal bate a Espanha e está na final do Europeu de Hóquei em Patins 2026

Portugal está na final do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2026. A equipa das quinas bateu a Espanha nas meias-finais.

Iniciar caminhada com o pé direito | Arménia x Portugal

Arménia, Hungria e República da Irlanda são as turmas que Portugal terá de ultrapassar para chegar ao Mundial 2026.

Fernando Santos continua sem ganhar pelo Azerbaijão e sofre goleada de 5-0 frente à Islândia

O Azerbaijão de Fernando Santos continua num mau momento. A equipa orientada pelo técnico português foi goleada por 5-0 frente à Islândia.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire comenta primeira vitória por Portugal Sub-21: «O adversário arriscou mais um bocado, tivemos espaço e acabámos com uma grande jogada e o...

Luís Freire abordou a vitória de Portugal frente ao Azerbaijão por cinco bolas a zero, num encontro relativo aos Sub-21.

US Open #1: Os destaques negativos do torneio feminino e masculino

Está a decorrer neste momento o US Open, aquele que é o último torneio do Grand Slam do calendário tenístico.

Arménia x Portugal: as 2 opções de Roberto Martínez para a lateral direita depois da lesão de Diogo Dalot

Portugal vai enfrentar a Arménia no sábado, em jogo da primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Diogo Dalot foi dispensado.