📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força da Tática: Um Clássico de Desafios

- Advertisement -

No Futebol Clube do Porto, existirá a dúvida entre o 4x3x3, sem André Silva, ou no 4x4x2 (e não um 4x2x4 como muitos gostam de afirmar), com André e Soares na frente de ataque, por parte de NES. O 4x3x3 é a tática mais utilizada pelo Futebol Clube do Porto desde sempre. Contudo, com a vinda de Soares e o regresso de Brahimi, é no 4x4x2 que os dragões se sentem mais à vontade e que praticam o melhor futebol. Neste sistema, jogar com Corona e Brahimi, ou apenas com um deles, indica um comportamento completamente diferente no estilo de jogo, sobretudo na quantidade de jogadores no miolo.

Na minha opinião, caso assuma este sistema, Nuno deve preterir Corona e jogará, assim, com uma espécie de 4x4x2 losango, em que terá um trinco e dois interiores e terá depois Brahimi mais solto que, apesar de preferir descair da esquerda para o centro, estará nas costas dos dois avançados e será sempre complementado por Soares, com André Silva a jogar mais fixo na frente do ataque.

Maxi Pereira espera mais uma receção calorosa pelos adeptos encarnados Fonte:  FC Porto
Maxi Pereira espera mais uma receção calorosa pelos adeptos encarnados
Fonte: FC Porto

O problema continua a estar na lateral direita, onde, apesar de Maxi ter melhorado a sua forma, perdeu bastante intensidade com a idade e continua a apresentar um controlo da profundidade bastante deficitário, sobretudo se compararmos com o lado esquerdo de Alex Telles. Caso jogue Layun, o seu rendimento na ala direita é bastante inferior ao seu rendimento na esquerda. No entanto, continua a oferecer uma maior qualidade de jogo em termos de posse de bola, em zonas mais avançadas do terreno, comparando com Maxi. Com a forma recente do Futebol Clube do Porto, que só perdeu por uma vez nesta edição da Liga NOS 2016/17, frente ao Sporting, deverá preterir o 4x3x3 e atuar com o 4x4x2, que tem dado futebol e qualidade de jogo convincente para a massa associativa.

Com uma defesa bastante rápida e com uma equipa maioritariamente forte fisicamente, Felipe terá a dura tarefa de fazer as dobras a Maxi Pereira, que se adivinha com problemas com bolas nas suas costas, dada a sua falta do controlo de profundidade, e com Rafa certamente a aparecer várias vezes a “esticar” o jogo.  Por outro lado, neste sistema, e caso jogue com Herrera ou André André junto a Oliver, poderemos ver Danilo a aparecer várias vezes mais adiantado a conduzir a bola, sobretudo em jogadas com poucos elementos na frente de ataque, de forma a desconcertar o posicionamento de Pizzi e deixando dois elementos em cima de Samaris, com mais espaço para jogar na frente de ataque.

Caso o Benfica pretenda ganhar, este tem que jogar um futebol rápido e intenso, a um e dois toques, jogando na expetativa, e com Samaris constantemente no apoio a Semedo, limitando o jogo de Brahimi. Rafa será também essencial, já que não permitirá grandes avanços, quer do lateral, quer de Danilo, e será essencial no apoio defensivo a Pizzi (continua a ser a sua principal lacuna), sobretudo retirando a influência no jogo portista do seu principal construtor de jogo, Óliver Torres.

Júnior Barroso
Júnior Barrosohttp://www.bolanarede.pt
Depois de 11 anos como federado, a tática, a estrutura, e tudo aquilo que envolve o futebol fizeram com que Júnior visse o futebol de uma maneira diferente. Adepto assíduo da Premier League desde os seus seis anos, acredita ainda que a essência do futebol de rua perdurará sempre em detrimento da tática. Considera-se um estudioso do futebol.                                                                                                                                                 O Júnior escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha elege o top 3 dos golos mais especiais da carreira: «É difícil para mim escolher um»

João Palhinha respondeu aos adeptos e destacou três golos especiais, divididos entre a Seleção Nacional e a passagem pelo Fulham.

Max Dowman lesiona-se e obriga a mexida na lista da Champions League do Arsenal

Max Dowman sofreu uma lesão ligamentar e vai parar por dois meses. Gabriel Jesus foi o escolhido para ocupar a vaga na lista de inscritos da Champions League.

Salah | Novela egípcia em terras de Sua Majestade

Quem acompanha o Liverpool com regularidade conseguiu perceber desde cedo na época que Salah não tinha entrado com o pé direito.

Ajax vai contratar antigo defesa do Arsenal para tentar salvar o setor defensivo

Takehiro Tomiyasu, antigo jogador do Arsenal, livre desde o verão, está a um passo de assinar um contrato de curta duração com o Ajax.

PUB

Mais Artigos Populares

Gareth Bale acaba o mito da má relação com Cristiano Ronaldo: «Nunca tivemos nenhum tipo de discussão»

Gareth Bale garante que nunca existiram discussões com Cristiano Ronaldo e critica a imagem falsa criada pela imprensa espanhola.

Liverpool define alvo prioritário para render Arne Slot

A tensão entre Arne Slot e Mohamed Salah, aliada aos maus resultados, obriga o Liverpool a traçar um possível plano de sucessão. Xabi Alonso é o desejado.

Donos do Chelsea pescam promessa do Mundial Sub-17

Muhammad Zongo, médio de apenas 16 anos, foi recrutado pelo grupo proprietário do Chelsea, mas o destino inicial é a Ligue 1.