Força da Tática: Um Clássico de Desafios

    O Porto, jogando em 4x4x2, poderá ser um grande risco, já que necessitará de um maior apoio defensivo por Brahimi, o que lhe retira fulgor ofensivo. Para ganhar, deverá jogar com Herrera, já que equilibra a equipa taticamente e permite assim maior espaço no meio campo benfiquista a Óliver Torres. Na segunda parte, para qualquer que seja o resultado, um Corona fresco será um desconcerto, sobretudo para Eliseu, que se espera que tenha grandes dificuldades em travar o jogador mexicano. Deve assim dar uso ao seu jogo de equipa, em que André Silva deve jogar como um complemento a Soares e não o contrário.

    Rafa pode regressar à titularidade no clássico Fonte: SL Benfica
    Rafa pode regressar à titularidade no clássico
    Fonte: SL Benfica

    Numa visão geral, espera-se um jogo muito tático e sobretudo jogado pelas alas, com o Porto a pressionar bastante alto e com pressão no portador da bola, desde a saída na primeira fase de construção e com um jogo de posse, onde Brahimi e Soares estarão mais soltos. No Benfica, espera-se uma defesa recuada, jogando na antecipação e dando uso aos três a quatro jogadores de grande velocidade, tal como já vimos esta época. Será assim um jogo muito tático, em que o mais atrevido poderá trazer os maiores desacertos nas organizações deste jogo, já que não há tática que resista ao futebol total. Daí, defendo a inclusão de Sálvio, já que não acho que nem Zivkovic, com falta de maturidade e físico para a intensidade para o jogo de choque de Alex Telles, nem Carrillo, por ainda não possuir intensidade suficiente para um jogo deste nível, devam ser utilizados.

    O XI com que o Benfica deverá actuar: Éderson, Nelson Semedo, Luisão, Lindelof, Eliseu, Samaris, Pizzi, Cervi, Rafa, Salvio, Mitroglou. Contudo, acredito que a grande dúvida resida em Rafa onde, caso Rui Vitória assuma uma tática mais ofensiva, jogará com Jonas e Mitroglou e, caso queira uma tática mais defensiva, jogará com Almeida junto a Samaris. Note-se que, em condições, será Fejsa titular naquela posição de Samaris, Samaris na de Almeida e vice-versa.

    O XI do Porto deverá ser: Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Marcano, Alex Telles, Danilo, Herrera, Óliver Torres, Brahimi, Soares e André Silva. André André poderá jogar no lugar de Herrera e, numa tática ultra ofensiva, deverá jogar com Corona nesta mesma posição. Por fim, caso assuma com 4x3x3, Corona deve jogar na direita e Brahimi na esquerda, não me parecendo, contudo, que NES opte por este sistema.

    Resta-me dizer que espero um clássico bastante tático, com jogo bastante largo e com mais jogo entre linhas para o Porto do que para o Benfica. O meu palpite será para um empate a uma bola.

    Artigo revisto por: Francisca Carvalho

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Júnior Barroso
    Júnior Barrosohttp://www.bolanarede.pt
    Depois de 11 anos como federado, a tática, a estrutura, e tudo aquilo que envolve o futebol fizeram com que Júnior visse o futebol de uma maneira diferente. Adepto assíduo da Premier League desde os seus seis anos, acredita ainda que a essência do futebol de rua perdurará sempre em detrimento da tática. Considera-se um estudioso do futebol.                                                                                                                                                 O Júnior escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.