Força da Tática: Afinal, o Vitória também ganhou

- Advertisement -

força da tática

    “As finais não se jogam, ganham-se”- como não podia deixar de ser, aqui fica a famosa frase proferida por José Mourinho. O Benfica saiu do Jamor com o “caneco”, porém o Vitória também ganhou.

O Vitória Sport Clube teve esta disposição em campo. Um 4-4-2 com Moussa Marega e Paolo Hurtado a fazerem a primeira linha de pressão, Rafael Miranda e Zungu como trincos, Hernâni na direita, Raphinha na esquerda, apoiados pela defesa composta por Bruno Gaspar a lateral direito, Josué e Pedro Henrique como centrais com Konan a lateral esquerdo e Miguel Silva na baliza. Este sistema permitiu que a equipa conseguisse controlar muito bem as faixas (este esquema foi muito bem utilizado por Ricardo Soares quando treinava o Desportivo de Chaves). O Benfica teve muita dificuldade em entrar em zonas adiantadas do terreno com perigo. Sempre que tentava explorar o seu lado direito (com Salvio e Nélson Semedo) a equipa vitoriana juntava-se e fechava o espaço nas linhas, isto é, usava os limites do campo para que o adversário não progredisse (um bocado como o Chelsea de Conte fez este ano).

SL Benfica - Vitória SC 1

A equipa do Benfica mostrou muita debilidade nas alas, visto que apenas atacava com dois homens pela faixa direita- Nélson e Salvio- não existindo apoio do meio-campo (isto foi também visível no jogo contra o Moreirense, que o Benfica ganhou por 1-0). Raphinha desempenhou a função de fechar o lado esquerdo, impedindo a progressão de Semedo e assim, a equipa baixava e o Benfica ganhava terreno mas não foi aproveitado, muito por causa da falta de apoio. Quando existia uma variação do flanco, isto é, quando o Vitória defendia tão bem as faixas que obrigava o Benfica a virar o jogo e a procurar desequilíbrios do outro lado, e a bola entrava em Semedo este tinha espaço para progredir. Raphinha acompanhava-o e em vez de pressionar o lateral do Benfica e libertar Salvio, ficando este 1v1, o brasileiro recuava e ia na contenção. Os encarnados ganhavam terreno mas nada faziam. O Benfica esteve mal neste tipo de lances dado que Nélson e Salvio não tinham o apoio de que necessitavam e eram logo engolidos pela superioridade numérica do Vitória, pois tanto Jonas como Raúl não deram este apoio para possíveis tabelas e movimentos de ruptura e assim o Vitória mantinha-se imperial na tarefa de defender o tetracampeão:

SL Benfica - Vitória SC 2

Martim Silva
Martim Silvahttp://www.bolanarede.pt
Martim Silva gosta de futebol pelo jogo que é e não pelas polémicas que este alimenta. Nascido em Lisboa mas crescido em Macau, passou a olhar para o futebol com olhos de ver quando viu José Mourinho e o Internazionale F.C. a fazerem história, derrubando tudo e todos. Fã de futebol ofensivo, apoiado, defensivo, fechado e de todos os génios que fazem parte do desporto rei (excepto Christophe Dugarry).                                                                                                                                                 O Martim não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.