Força da Tática: O Sucessor de Marcelo Bielsa

Superioridade numérica em todas as fases do jogo

Uma das características assentes no jogo desta equipa é a capacidade dos jogadores criarem superioridade numérica em determinadas zonas cruciais, para que a jogada prossiga e seja criado perigo.

Primeiramente em zonas de construção, a linha de três permite criar superioridade em adversários com dois avançados. Por outro lado, cria atração e oportunidade para penetração com passe entre a linha mais ofensiva da equipa adversária, em caso desta pressionar com três avançados.

Em zonas de criação, a rotatividade existente permite que, por exemplo lateral, extremo, médio ou até avançado estejam próximos e possam causar superioridade no corredor e criar perigo quando surgisse (por exemplo) cruzamento. São dinâmicas pensadas e muito eficazes que permitem à equipa desequilibrar num intervalo de tempo curto e surgir com perigo para o adversário. Para uma troca de bola eficaz é também importante a dinâmica do terceiro homem e a formação de triângulos que Cruyff e Guardiola defendem e que permite as várias combinações entre os jogadores, para de seguida explorar a profundidade (Imagem 5).

Depois a chegada de zonas de finalização envolve também vários jogadores pela presença de avançados, médios e, por vezes, lateral do lado oposto.

A capacidade de alterar o sistema faz deste Vélez uma das equipas mais difíceis de analisar e de perceber rotinas que já vi. O 3-3-1-3 pode transformar-se facilmente num 2-1-4-3, por exemplo.

Os centrais e médio defensivo têm elevada importância na forma como conseguem perceber o timing para agir e executar determinada ação. Pela paciência de esperar o melhor momento, os avançados e médios sobem no terreno, a equipa adversária desce as suas linhas e o Vélez consegue colocar jogadores em espaços perigosos.

Por exemplo, no vídeo seguinte podemos ver quatro jogadores do Vélez prontos para receber entre-linhas e criar perigo.

Um dos treinadores mais influentes das últimas décadas é Marcelo Bielsa. Agora, parece ter um “discípulo” com enorme potencial para singrar: Gabriel Heinze.
Triângulos em zonas de criação, permitem que o jogador tenha várias soluções para passe e facilita desequilíbrio da equipa adversária
Fonte: SAF

Diogo Coelho
Diogo Coelhohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Rio Maior. Adepto do bom futebol desde que se lembra. Gosta de dedicar o seu tempo à análise de jogo e dos seus intervenientes. Admirador do estilo de jogo de Guardiola e partilha da ideia que no futebol destacam-se aqueles que mostram mais inteligência.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.