📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força da Tática: O Sucessor de Marcelo Bielsa

- Advertisement -

Superioridade numérica em todas as fases do jogo

Uma das características assentes no jogo desta equipa é a capacidade dos jogadores criarem superioridade numérica em determinadas zonas cruciais, para que a jogada prossiga e seja criado perigo.

Primeiramente em zonas de construção, a linha de três permite criar superioridade em adversários com dois avançados. Por outro lado, cria atração e oportunidade para penetração com passe entre a linha mais ofensiva da equipa adversária, em caso desta pressionar com três avançados.

Em zonas de criação, a rotatividade existente permite que, por exemplo lateral, extremo, médio ou até avançado estejam próximos e possam causar superioridade no corredor e criar perigo quando surgisse (por exemplo) cruzamento. São dinâmicas pensadas e muito eficazes que permitem à equipa desequilibrar num intervalo de tempo curto e surgir com perigo para o adversário. Para uma troca de bola eficaz é também importante a dinâmica do terceiro homem e a formação de triângulos que Cruyff e Guardiola defendem e que permite as várias combinações entre os jogadores, para de seguida explorar a profundidade (Imagem 5).

Depois a chegada de zonas de finalização envolve também vários jogadores pela presença de avançados, médios e, por vezes, lateral do lado oposto.

A capacidade de alterar o sistema faz deste Vélez uma das equipas mais difíceis de analisar e de perceber rotinas que já vi. O 3-3-1-3 pode transformar-se facilmente num 2-1-4-3, por exemplo.

Os centrais e médio defensivo têm elevada importância na forma como conseguem perceber o timing para agir e executar determinada ação. Pela paciência de esperar o melhor momento, os avançados e médios sobem no terreno, a equipa adversária desce as suas linhas e o Vélez consegue colocar jogadores em espaços perigosos.

Por exemplo, no vídeo seguinte podemos ver quatro jogadores do Vélez prontos para receber entre-linhas e criar perigo.

Um dos treinadores mais influentes das últimas décadas é Marcelo Bielsa. Agora, parece ter um “discípulo” com enorme potencial para singrar: Gabriel Heinze.
Triângulos em zonas de criação, permitem que o jogador tenha várias soluções para passe e facilita desequilíbrio da equipa adversária
Fonte: SAF

Diogo Coelho
Diogo Coelhohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Rio Maior. Adepto do bom futebol desde que se lembra. Gosta de dedicar o seu tempo à análise de jogo e dos seus intervenientes. Admirador do estilo de jogo de Guardiola e partilha da ideia que no futebol destacam-se aqueles que mostram mais inteligência.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.