Força da Tática: O Sucessor de Marcelo Bielsa

    Ordem e Liberdade

    O Vélez é uma equipa com dinâmicas impostas pelo treinador, mas nem por isso retira dos jogadores a criatividade e liberdade para mostrar o seu talento natural.

    Neste parâmetro, destacam-se o médio ofensivo Thiago Almada/Robertone e os extremos, Jason e Centurión. Os dois extremos jogam no corredor com o pé contrário, por exemplo, Janson é destro e joga a extremo esquerdo. Este facto permite aos extremos realizarem diagonais com bola para o espaço central. Posicionam-se também entre-linhas, deixando o corredor entregue ao lateral.

    Thiago Almada é o jogador com mais liberdade dentro da equipa. O jovem argentino joga, predominantemente, a médio ofensivo e é o “playmaker” da equipa, pisando todas as áreas do terreno de jogo.

    Como foi referido anteriormente a equipa do Vélez tem uma rotatividade muito associada a princípios do Futebol Total, por isso todos os jogadores percebem as dinâmicas e movimentações que devem ter em qualquer posição. Um médio poderá ocupar o posicionamento do lateral e vice-versa. Em ataque posicional, os jogadores estão em constantes movimentações para ser opções em apoio ou para ser servidos no espaço. A quantidade de desmarcações está associada a este “desposicionamento” constante da equipa. Uma equipa altamente camaleónica em ataque posicional.

    Eu acredito que todos deveriam ser capazes de jogar em todas as posições do campo” – Cruyff

    Pressão pós-perda: In my teams, the goalie is the first attacker, and the striker the first defender” – Cruyff

    A equipa do Vélez caracteriza-se pela pressão elevada e agressiva à equipa adversária. Com a equipa junta e coesa, a pressão começa logo pela primeira linha de três, composta pelos avançados com acompanhamento de médios e linha defensiva.

    A pressão da equipa vai no sentido da procura da bola, ou seja, movimentam-se sempre tendo a bola como alvo. Movimentação conjunta a privilegiar os encaixes e tentando sempre antecipar-se aos adversários.

    Em determinados momentos, o médio-defensivo pode juntar-se à linha defensiva com consequente subida dos laterais que se apresentam extremamente agressivos no condicionamento do extremo do seu lado.

    É possível observar no vídeo seguinte a linha defensiva muito avançada e nem sempre alinhada, o que poderá ser um problema desta pressão tão intensa.

    Estilo de pressão com muitas influências da Holanda de 74 ou do AC Milan de Sacchi, e muito parecido com a forma como as equipas de Bielsa o fazem.

    Bielsa e Heinze, o mestre e um aprendiz, que têm muito em comum na forma como as suas equipas jogam! Marcelo Bielsa, um dos homens mais influentes no futebol moderno, apesar de não ter a coleção mais vasta de troféus.

    Não interessa apenas ganhar! O futebol não tem tanta popularidade pelas vitórias alcançadas, mas sim pelo prazer que transmite a quem o vê. As equipas de Bielsa encantam os admiradores da modalidade. Admirado por treinadores de renome, como Pep Guardiola, que o considerou o melhor treinador do mundo, Marcelo Bielsa construiu um legado. Heinze colheu as suas ideias e variantes de jogo e tem implementado um dos estilos de jogo mais atrativo do mundo.

    Um treinador jovem, com ideias de jogo que entusiasmam… Gabriel Heinze irá ser muito falado no futuro!

    Artigo revisto por Diogo Teixeira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Diogo Coelho
    Diogo Coelhohttp://www.bolanarede.pt
    Natural de Rio Maior. Adepto do bom futebol desde que se lembra. Gosta de dedicar o seu tempo à análise de jogo e dos seus intervenientes. Admirador do estilo de jogo de Guardiola e partilha da ideia que no futebol destacam-se aqueles que mostram mais inteligência.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.