Força da Tática: O Sucessor de Marcelo Bielsa

    Amplitude ou Inversão

    Como foi referido, os laterais têm a dupla função de dar amplitude e de criar superioridade numérica em zonas centrais.

    Uma demonstração das trocas posicionais efetuadas entre jogadores, pela clara influência do Futebol Total e de Cruyff ou Pep Guardiola pela inversão dos laterais.

    Rotatividade entre jogadores

    Baseado em princípios do Futebol Total, o Vélez mostra grande rotatividade entre jogadores, ou seja, trocas posicionais constantes entre determinados jogadores. O micro-sistema entre lateral, médio-centro e extremo é um dos exemplos. Esta ideia de jogo é também muito requisitada nas equipas de Marcelo Bielsa.

    If you have the ball you must make the field as big as possible, and if you don’t have the ball you must make it as small as possible”- Cruyff

    Em ataque posicional o Vélez mostra grande capacidade de posicionamento, de maneira a garantir espaço para troca de bola. O posicionamento, ora de extremo, ora de lateral a dar amplitude, a linha de 3 a construir, os dois médios entre linhas e o “Falso 9” a dar apoio ou a movimentar-se para a procura de profundidade são princípios que permitem à equipa controlar a posse mais facilmente.

    A equipa controla amplitude, largura e profundidade devido ao posicionamento dos seus jogadores. Mesmo que um jogador abandone o corredor, o outro irá posicionar-se junto ao mesmo oferecendo amplitude à equipa. Apesar de ter muitos jogadores entre-linhas, a procura da profundidade e o posicionamento junto à linha defensiva atraíndo-a para terrenos recuados nunca são rejeitados.

    Quiqué Sétien disse numa entrevista ao Mundo Deportivo que, por vezes, um jogador dá mais à equipa quando está parado. Os extremos ou laterais da equipa do Vélez têm muitas vezes este papel “invisível” de estar parados encostados ao corredor, oferecendo amplitude e profundidade, e ataraíndo a linha defensiva para zonas mais recuadas e, principalmente, atraíndo o lateral abrindo espaço para colegas de equipa combinarem (Imagem em baixo do vídeo).

    Um dos treinadores mais influentes das últimas décadas é Marcelo Bielsa. Agora, parece ter um “discípulo” com enorme potencial para singrar: Gabriel Heinze.
    Atração do lateral adversário pelo posicionamento do lateral direito do Vélez e abertura de espaço nas costas da linha defensiva
    Fonte: TNT Sports
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Coelho
    Diogo Coelhohttp://www.bolanarede.pt
    Natural de Rio Maior. Adepto do bom futebol desde que se lembra. Gosta de dedicar o seu tempo à análise de jogo e dos seus intervenientes. Admirador do estilo de jogo de Guardiola e partilha da ideia que no futebol destacam-se aqueles que mostram mais inteligência.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.