Força da Tática: O Sucessor de Marcelo Bielsa

    Fase de Construção de jogo

    De maneira a atrair a equipa adversária, o Vélez constrói com os dois centrais abertos e com o médio defensivo, formando uma linha de três. Com uma construção paciente, estes três jogadores esperam pelo momento exato para realizar cada ação. Os centrais têm boa capacidade de progredir com bola, atraíndo os avançados da equipa adversária. Além disso, têm uma boa qualidade de passe, executando muitas vezes passes verticais para zonas de criação. Numa conferência de imprensa, Heinze referiu como avalia os seus defesas centrais, veja o que respondeu:

    A construção paciente à procura do melhor momento para avançar é uma imagem de marca da equipa argentina, muito à semelhança de Marcelo Bielsa. Intencionalidade, perceção e inteligência na maneira como saem a jogar.

    Quanto aos laterais, apresentam-se quase sempre bastante subidos e a sua principal função é dar amplitude e profundidade à equipa. No início da construção, um dos laterais dá amplitude (lado da bola) e o outro ocupa espaço mais interior com o extremo junto ao corredor (lado sem bola).

    Muitas vezes formam uma espécie de retângulo com os médios e defesas centrais em situação de construção de jogo, permitindo à equipa ter mais soluções para passe. Nalgumas situações, os médios ocupam terrenos mais avançados e os laterais passam a posicionar-se em zonas mais centrais, como pode ver na imagem e no vídeo seguinte.

    Onze base do Vélez em ataque posicional
    Fonte: Fox Sports
    Organização ofensiva em 3-3-1-3
    Fonte: Fox Sports

    Este posicionamento dos laterais em zonas mais centrais permite aos médios ter maior liberdade para aparecer em zonas de criação. Tal como podem ver no vídeo, aparecem quatro jogadores na área para finalizar, mas tudo porque os laterais compensam a sua subida no terreno ocupando espaços centrais.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Coelho
    Diogo Coelhohttp://www.bolanarede.pt
    Natural de Rio Maior. Adepto do bom futebol desde que se lembra. Gosta de dedicar o seu tempo à análise de jogo e dos seus intervenientes. Admirador do estilo de jogo de Guardiola e partilha da ideia que no futebol destacam-se aqueles que mostram mais inteligência.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.