Jogadores Que Admiro #111 – Mario Götze

Mario Götze é um médio com características ofensivas de grande classe e elegância, que já atuou em todas as posições de ataque, sempre com a competência necessária.

Tecnicamente bastante evoluído, com uma grande visão de jogo e uma excelente qualidade de passe, Gotze foi adaptando o seu estilo de jogo, forçado devido à sua grande suscetibilidade a lesões. No seu auge entre 2010 e 2015, o seu drible veloz, sempre com a bola colada aos seus pés, era uma das suas imagens de marca, atormentando as defesas adversárias.

Em 2011 venceu o prémio de Golden Boy, sendo considerado o melhor jogador com menos de 21 anos a atuar na Europa. Gotze ficou à frente de Thiago Alcântara, que posteriormente foi seu companheiro de equipa no FC Bayern Munique, e de Eden Hazard.

Formado no Borussia Dortmund, desde cedo foi considerado umas das pérolas do clube. Estreou-se pela mão de Jurgen Klopp no Borussia, aos 17 anos. Após quatro épocas como sénior, três delas de alta qualidade, saiu para o FC Bayern Munique por cerca de 37 milhões de euros.

Gotze foi uma das peças chave no esquema tático de Guardiola nas duas primeiras épocas, tendo realizado 30 golos e 20 assistências em 93 jogos disputados. Na sua terceira e última época no clube da Baviera, o médio alemão começou a ser muito afetado por lesões, perdendo tempo de jogo. Na época 2016/2017, voltou ao Borussia Dortmund, com o negócio a rondar os 22 milhões de euros, mas as lesões não o abandonaram.

Pouco depois do início de 2017, foi detetado um distúrbio metabólico, que estaria na origem das suas lesões, e que era a causa das inconsistentes prestações em campo. Iniciou logo tratamento e regressou na época 2017/18. Gotze foi perdendo espaço no plantel, e, quanto ao seu futuro, ainda não há certezas. O jogador alemão está vinculado ao Borussia Dortmund até ao final da presente época. Aos 27 anos de idade, já é praticamente impossível atingir o nível que se projetava. Mesmo assim, conta com um palmarés riquíssimo.

Fonte: BVB Dortmund

Ao serviço do Borussia Dortmund foi bicampeão alemão (2010/11 e 2011/12), sendo essencial neste regresso do Dortmund aos títulos. Venceu a Taça da Alemanha na época 2011/12 e em 2016/17, quando regressou ao seu clube de formação. Na época decorrente já conquistou a única supertaça alemã que consta no seu currículo. Na época em 2012/13, a última da sua primeira passagem pela equipa de Dortmund, fez 16 golos e 20 assistências em 44 partidas oficiais, tendo desempenhado um papel vital na caminhada do seu clube até à final do Liga dos Campões, que perdeu para o FC Bayern Munique.

No FC Bayern Munique foi aposta de Guardiola, e representou os “Bávaros” durante três temporadas. Alcançou por três vezes consecutivas o título do Campeonato Alemão (2013/14, 2014/15 e 2015/16) e venceu por mais duas ocasiões a Taça da Alemanha (2013/14 e 2015/16). Ao nível de competições internacionais, na sua época de estreia pela equipa da Baviera, ganhou a Supertaça Europeia e o Campeonato do Mundo de Clubes.

Ao serviço da seleção alemã, venceu o Campeonato de Europa de sub-17, na qual foi considerado o melhor jogador da competição. Em 2014, foi campeão do Mundo, fazendo o golo decisivo da “Mannschaft” na final, frente à seleção da Argentina. Nesse jogo, ficou célebre a frase que o selecionador alemão, Joachim Low, dirigiu a Gotze antes do jogador entrar em campo: “Vais entrar e vais provar que és melhor que o Messi.”.

Mario Gotze é um jogador que serve de exemplo. No futebol, não é suficiente apenas ter técnica. Existe um conjunto de fatores que condicionam a carreira de um futebolista. Era visto como uma das maiores promessas do futebol alemão e mundial, daqueles que marcam gerações, mas nunca atingiu o nível exibicional esperado. Para a história, fica um jogador com vários e importantes títulos, e que ainda poderá vir a ampliar a sua sala de troféus. Ficará sempre na história do futebol Mundial pelo célebre golo marcado à Argentina aos 113’ minutos no final do Mundial de 2014, no mítico estádio Maracanã.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.