Jogadores Que Admiro #71 – Axel Witsel

Com uma qualidade de passe invejável, Witsel aliava a sua imensa classe a uma capacidade física fora do comum, que lhe permitia não só fazer “piscinas” durante os 90 minutos como também guardar a bola dos seus adversários. Juntava a essas características uma rara capacidade para chegar à área e, posteriormente, ao golo.

Características raras que lhe valeram, sem surpresa, o interesse do Real Madrid, à época treinado por José Mourinho.

E a verdade é que Witsel, a partir de certa altura, parecia que tinha “escrito” na testa Real Madrid, e que mais cedo ou mais tarde, seria blanco. Mas isso não aconteceu. O Zenit veio a Lisboa, cobriu a cláusula – a módica quantia de 40 (!) milhões de euros –  e o belga foi congelar para a Rússia.

Fonte: Facebook Oficial de Axel Witsel
Fonte: Facebook Oficial de Axel Witsel

Num campeonato periférico, Witsel teve uma boa carreira aos serviços dos russos, acumulou vários títulos, mas não se pode dizer que tenha atingido todo o seu potencial, até porque lhe era reconhecido muito.

No ano passado, com o seu contrato a terminar, a Juventus chamou por si, e quando toda a gente pensava que, finalmente, o médio centro ia jogar num clube de 1.ª linha europeia, o ex-benfiquista foi seduzido pelos milhões frescos da China e assinou pelo Tianjin Quanjin, abdicando, quase por completo, da sua carreira na Europa.

Um jogador com uma classe tremenda, dos melhores que passou por Portugal nos últimos anos, mas cujas escolhas profissionais o foram afastando da ribalta do futebol ao mais alto nível, criando uma incógnita no que à sua carreira diz respeito. A Europa fica a perder, a China fica a ganhar.

 

PS – não estou, de maneira alguma, a criticar as opções de carreira de Witsel. Os jogadores, acima de tudo, são profissionais e são livres de escolherem os desafios profissionais que melhor satisfaçam os seus interesses pessoais.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Axel Witsel

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Noronha Lopes critica preços dos bilhetes da Champions: «Sócios do Benfica não podem continuar a pagar os erros de gestão de Rui Costa»

João Noronha Lopes deixou críticas para a gestão da direção de Rui Costa. Em causa, o aumento do preços dos bilhetes do Benfica nos jogos da Champions League.

Esteve na mira do FC Porto e deixou “dica” para o Barcelona: «Não creio que tivesse assinado se fosse para jogar na equipa B»

Roony Bardghji garantiu que não tem qualquer interesse em jogar pela equipa B do Barcelona. O avançado sueco esteve na mira do FC Porto no último mercado.

Alemanha sofreu nova derrota e Julian Nagelsmann e atirou: «Talvez da próxima vez tenhamos de convocar jogadores com menos qualidade»

Julian Nagelsmann foi muito duro com os jogadores após a derrota da Alemanha frente à Eslováquia, no apuramento para o Mundial de 2026.

Portugal goleia Andorra por 11-2 e está nas meias-finais do Europeu de Hóquei em Patins

Portugal goleou a seleção de Andorra por 11-2, nos quartos de final do Europeu de Hóquei em Patins. A equipa das quinas vai agora enfrentar a Espanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Internacional inglês sai em defesa de Alexander Isak: «Os bons rapazes não ganham»

Rio Ferdinand saiu em defesa de Alexander Isak. O avançado sueco forçou a saída do Newcastle para o Liverpool e o antigo internacional inglês entendeu a posição do jogador.

Mateus Fernandes confirma estatuto de capitão nos sub-21: «Tenho uma nova responsabilidade que aceitei com muito agrado»

Mateus Fernandes realizou esta quinta-feira a antevisão da partida entre Portugal e Azerbaijão. Jogo de qualificação para o Euro Sub-21 joga-se em Barcelos.

Ruben Amorim chegou a jantar com avançado, mas Manchester United falhou a contratação

O Manchester United tentou contratar Antoine Semenyo no mercado de verão. Exigências do Bournemouth travaram objetivo de Ruben Amorim.