Jogadores Que Admiro #71 – Axel Witsel

Com uma qualidade de passe invejável, Witsel aliava a sua imensa classe a uma capacidade física fora do comum, que lhe permitia não só fazer “piscinas” durante os 90 minutos como também guardar a bola dos seus adversários. Juntava a essas características uma rara capacidade para chegar à área e, posteriormente, ao golo.

Características raras que lhe valeram, sem surpresa, o interesse do Real Madrid, à época treinado por José Mourinho.

E a verdade é que Witsel, a partir de certa altura, parecia que tinha “escrito” na testa Real Madrid, e que mais cedo ou mais tarde, seria blanco. Mas isso não aconteceu. O Zenit veio a Lisboa, cobriu a cláusula – a módica quantia de 40 (!) milhões de euros –  e o belga foi congelar para a Rússia.

Fonte: Facebook Oficial de Axel Witsel
Fonte: Facebook Oficial de Axel Witsel

Num campeonato periférico, Witsel teve uma boa carreira aos serviços dos russos, acumulou vários títulos, mas não se pode dizer que tenha atingido todo o seu potencial, até porque lhe era reconhecido muito.

No ano passado, com o seu contrato a terminar, a Juventus chamou por si, e quando toda a gente pensava que, finalmente, o médio centro ia jogar num clube de 1.ª linha europeia, o ex-benfiquista foi seduzido pelos milhões frescos da China e assinou pelo Tianjin Quanjin, abdicando, quase por completo, da sua carreira na Europa.

Um jogador com uma classe tremenda, dos melhores que passou por Portugal nos últimos anos, mas cujas escolhas profissionais o foram afastando da ribalta do futebol ao mais alto nível, criando uma incógnita no que à sua carreira diz respeito. A Europa fica a perder, a China fica a ganhar.

 

PS – não estou, de maneira alguma, a criticar as opções de carreira de Witsel. Os jogadores, acima de tudo, são profissionais e são livres de escolherem os desafios profissionais que melhor satisfaçam os seus interesses pessoais.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Axel Witsel

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

Benfica atropelado pelo Gran Canaria na estreia na Champions League de Basquetebol

O Benfica caiu com estrondo na primeira jornada do grupo H da Champions League de Basquetebol. O clube encarnado caiu frente ao Gran Canaria.

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo: «Continuo a aportar muita coisa à Seleção e ao futebol. Quero continuar a jogar por alguns anos»

Cristiano Ronaldo venceu Globo Prestígio na Gala Portugal Football Globes. Avançado português abordou Seleção Nacional.

Jorge Jesus fala sobre a decisão de João Félix: «Escolheu um campeonato muito mais forte e muito mais competitivo do que o campeonato português»

«O João é um grande jogador, neste interregno da carreira dele foi Bruno Lage, no Benfica e depois fui eu. Acreditei que o futebol dele voltava a ser o que era, ele é um jogador cheio de talento. Acho que escolheu melhor, foi em Portugal que eu fui conhecido para o futebol mundial, e portanto, estou sempre grato, mas neste momento o campeonato saudita "só" dá para 150 países todos os jogos. Acho que ele escolheu um campeonato muito mais forte e muito mais competitivo que o campeonato português», disse Jorge Jesus.

Cristiano Ronaldo vence Globo Prestígio: «Se pudesse, jogava futebol só pela Seleção, não jogava por mais nenhum clube»

Cristiano Ronaldo venceu Globo Prestígio na Gala Portugal Football Globes. Avançado português aborda Seleção Nacional.