Jogadores que Admiro #85 – Juan Martin del Potro

Cabeçalho modalidadesQuando del Potro derrotou Roger Federer na final do US Open em 2009, quase toda a gente previa uma carreira gloriosa para o Argentino de 20 anos. Ninguém previa que, oito anos depois, esse permaneceria o único título do Grand Slam de del Potro até à data. Rumo ao título em Nova Iorque, del Potro bateu algumas das direitas mais poderosas e icónicas da história da modalidade e mostrou o tipo de compostura e força mental apanágio dos grandes campeões.

Mas em vez de uma história de sucessos, a carreira de del Potro nos últimos oito anos tem sido a história duma batalha constante contra as lesões. Múltiplas operações em ambos os pulsos obrigaram del Potro a perder três temporadas inteiras e a jogar diminuído em vários torneios; em 2015, del Potro não sabia sequer se poderia voltar a jogar. Mas se há algo pelo qual del Potro será recordado, além das suas incríveis direitas, é o seu espírito indomável, a maneira como ultrapassa todos os inúmeros obstáculos que lhe são colocados, muito deles pelo seu próprio corpo. É tanto por isso como pelo seu jogo que, apesar dum palmarés modesto comparado com Federer, Nadal ou Djokovic, del Potro é sempre um fan favorite em qualquer torneio, um jogador amado quase universalmente.

Fonte: ATP
Fonte: ATP

20 títulos (dois deles aqui no Estoril Open) e duas medalhas Olímpicas pode não parecer grande coisa tendo as conta as expectativas criadas em 2009, mas quando se consideram todas as lesões que atormentaram del Potro é uma carreira excepcional. E é uma carreira que ainda está longe de estar acabada; com todos os problemas no seu pulso esquerdo, del Potro encontrou uma forma de reconfigurar completamente a sua pancada de esquerda e mantém-se competitivo, na luta.

A Torre de Tandil pode já não ser capaz de jogar um calendário completo, mas continua capaz de derrotar qualquer jogador num bom dia; não esteve longe de ganhar um segundo título do Grand Slam este ano em Nova Iorque, onde foi o único jogador a derrotar Federer num Grand Slam este ano, e seguramente que continuará à procura da sua oportunidade nos anos que se avizinham. Não será fácil, mas del Potro já demonstrou que nenhum obstáculo o intimida.

 

Foto de Capa: US Open

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto tenta desviar médio do Nice a caminho da Arábia Saudita

O FC Porto quer contratar Pablo Rosario neste mercado de verão. Dragões tentam assim desviar médio ao Al Shabab.

Atenção: Benfica já tem o “sim” de Mohamed Amoura

O Benfica está a tentar contratar Mohamed Amoura ao Wolfsburgo. Avançado argelino de 25 anos aceita mudança para a Luz.

Benfica fecha a porta de saída a Andreas Schjelderup após interesse em Itália

Andreas Schjelderup conta com interessados em Itália. Benfica fecha porta de saída ao extremo norueguês neste momento.

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Samu alvo de processo disciplinar pelo Conselho de Disciplina da FPF devido a festejo dedicado a Jorge Costa

Samu foi alvo de um processo disciplinar por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Em causa, um festejo com dedicatória a Jorge Costa.