Jogo Simples #2 – Seis perguntas sobre o Campeonato de Portugal

    2. Como funciona o Campeonato de Portugal?

    Este ano o formato de organização da prova mudou, havendo menos divisões e processos de descida mais simples. A competição está organizada da seguinte forma:

    • Fase Regular

    É a primeira fase do Campeonato de Portugal. Todas as 80 equipas em competição são divididas por cinco séries (A, B, C, D e E), consoante a sua localização geográfica. Cada uma destas séries “alberga” 16 clubes e funciona como uma espécie de liga independente, em que todos jogam contra todos a duas mãos. No fim, há dois destinos diferentes:

    • Play-Off de Subida

    A esta fase chegam oito equipas vindas da fase regular: os primeiros classificados e os três melhores segundos lugares das cinco séries. Aí, o processo passa para um formato de eliminatória: faz-se sorteio e começa-se com os quartos-de-final, seguindo-se as meias-finais (a duas mãos) e concluindo com a final (disputada em campo neutro). Os dois finalistas do play-off garantem, automaticamente, a subida de divisão à Segunda Liga Ledman Liga Pro, sendo a final um “mero” protocolo para saber qual é o campeão. As restantes equipas, que ficaram pelo caminho no play-off, mantém-se no Campeonato de Portugal.

    • Descida de Divisão

    Uma das principais alterações do formato da competição face à época anterior é o sistema de descida de divisão. Ao contrário das últimas temporadas, em que existia igualmente um play-off de manutenção, este ano os últimos seis classificados de cada série são despromovidos, automaticamente, aos campeonatos distritais. As restantes equipas asseguram a manutenção.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    André Maia
    André Maiahttp://www.bolanarede.pt
    Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.