O Passado Também Chuta: Vem de longe

Vem de longe a origem do futebol. Finalmente, pode ser que a origem do 11 contra 11, uma coisa em forma de bola e três paus para defender seja muito mais remota que o entretém que os ingleses se auto-atribuem.

Além, nos confins da China, de donde bebemos cultura mítica e veio a pólvora dizem que 2500 anos AC os soldados se entretinham a jogar ao pontapé com o crânio decapitado dos inimigos. Sinceramente, desejo que esta pesquisa seja totalmente falsa. Não me apetece gostar de um jogo que tem umas raízes tão bárbaras.

O Futebol na China
Fonte: História Digital

Mas, existiam esferas pontapeáveis noutras latitudes e se as origens bárbaras chinesas não são do meu agrado, estas as que chegam doutra civilização que também corta a respiração, também arrepiam. Falamos dos Maias que jogavam uma espécie de alguma coisa com uma bola. Este jogo representava astúcia; destreza, saber, cultura ao fim e ao cabo. Mas, o capitão dos vencidos era sacrificado… Nestas coisas dos entreteres também temos o Japão e temos a nossa Grécia.

Esparta desenvolveu um jogo duradouro com a participação de quinze jogadores por grupo ou equipa. E a bola já tinha a sua elaboração e a sua consistência: era feita com bexigas recheadas de areia ou terra. Vieram então os nossos Romanos. Conheceram a Grécia e também trouxeram nas suas mochilas de guerreiros “esse futebol”. No entanto, condimentaram a prática grega e somaram-lhe violência.

Já na Grécia antiga havia algo que se assemelhava ao Futebol
Fonte: História Digital

Chegamos à Idade Média e Itália continuou a dar pontapés nalguma coisa parecida com uma bola. E esse jogo também se parecia ao todos ao molho; vale tudo e os socos ou pontapés fazem parte do jogo. Os problemas sociais da época também se espelhavam em campo, por isso, o “gioco do calcio” atingia cotas de violência e desordem que reclamou a atenção das autoridades. Chegou então a proibição severamente penada para os infratores. No entanto, a nobreza salvou a situação e a prática do Calcio ao reformar as normas e somando ao acontecimento doze juízes que deveriam velar e fazer cumprir comportamentos mais socializados.

O Calcio no Século XIX
Fonte: These Football Times

Entramos então no fulgor imperial britânico. O Mundo começou a ser invadido pelo futebol como se fosse uma obra da criatividade imperial. Os fins do século XVIII e o século XIX marcaram esta moda e os nobres ou a burguesia ascendente que visitava, por diferentes motivos, Inglaterra trazia ou levavam consigo bolas e equipamentos ou ideias de equipamentos. E encontramos imagens gráficas desde o Tibete a algures na América do Sul para disfrute dos novos habitantes do Brasil ou do Uruguai. Tal como em Portugal onde o Carcavelinhos era formado por ingleses e era uma equipa invencível até que o Sport e Lisboa o derrotou, os ingleses dominavam a arte do pontapé. No entanto, Uruguai começou-lhe a disputar bem cedo os predicados e habilidades futebolísticas.

Acontece então o fenómeno clube. Começam a aparecer e nascem como? Vive-se a Revolução Industrial. As próprias fábricas fomentam a atividade e esse tipo de associativismo. As cidades inglesas mais marcadamente industriais são as pioneiras.

Portugal teve um exemplo similar com o fenómeno futebolístico da CUF. E em que inovou ou inventou Inglaterra no fenómeno Calcio?  Como noutras épocas, aportou normas, filosofias e organização de jogos até que Jules Rimit começa a ter realmente uma visão global do fenómeno e aparece a FIFA. O futebol, nesse momento, emancipou-se da Inglaterra Imperial; tornou-se apátrida.

 

 

Foto de Capa: Origins of Football

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Magalhães está de saída do Braga após passagem pelo Ajax

O Ajax decidiu não ativar a cláusula de opção de compra de Matheus. Guarda-redes brasileiro está de saída do Braga.

Francisco Neto reage a Portugal goleado pela Inglaterra: «Foi um jogo duro»

Portugal foi goleado pela Inglaterra na quinta jornada da Liga das Nações Feminina. Francisco Neto reagiu ao desfecho do encontro.

Kyle Walker na porta de saída do AC Milan e… do Manchester City

Kyle Walker vai deixar o AC Milan e regressar formalmente ao Manchester City. Lateral terá novo desafio na carreira.

Manchester United de Ruben Amorim pondera avançar com proposta por Pedro Gonçalves

O Manchester United está interessado em Pedro Gonçalves, do Sporting. Hipótese ganha mais força se Bruno Fernandes sair.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa apresenta orçamento do Benfica para 25/26 e conclui: «A nossa razão de existir é vencer»

O Benfica enviou aos sócios um documento com o orçamento do clube para a próxima temporada. Eis a mensagem de Rui Costa.

Sporting rejeita proposta de 70 milhões de euros por Viktor Gyokeres

O Arsenal é um dos principais interessados em contratar Viktor Gyokeres. Sporting terá rejeitado oferta de 70 milhões de euros.

Marco Silva apontado a tubarão europeu

Marco Silva está a ser associado ao comando técnico da Juventus. O treinador orienta atualmente o Fulham.