📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Luís Aragonés

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Escrever sobre Luís Aragonês não é fácil. Poderia focar a sua vertente como jogador e sem dúvida que não seria um favor, nem estaria como recheio ao lado dos restantes craques sobre quem escrevi. Poderia escrever somente sobre a sua vertente como treinador e não seria um terceiro ao lado de Bella Gutman ou Helénio Herrera. Poderei escrever sobre a personagem e sem dúvida rivalizaria ainda mais com os outros técnicos mencionados. Não é ou foi em vão que o apelidaram de O Sábio de Hotaleza. Luís Aragonês foi em todas as facetas da sua vida profissional único.

Luís começou a praticar futebol em Getafe; começou a jogar na zona que é conhecida como “El más allá”; no grande cinturão proletário de Madrid. O Real Madrid deitou-lhe o olho; chamou-o e incorporou-o. Ainda que pareça o contrário, Luís deixou constância da sua qualidade. Era um centrocampista ofensivo com visão de jogo e tremendamente finalizador. No entanto, o Real Madrid vivia a época de esplendor das cinco Taças de Europa e o Sábio de Hortaleza L era só um jovem; cheio de qualidade, mas jovem. O Real Madrid, tal como hoje, contratava os Kopas; os Puskas; comprava o que lhe apetecia. Então, entre uma de favores ou simpatias entre clubes, Luís encontra a sua casa de amores e ódios; encontra o Atlético de Madrid. Convive com grandes jogadores; joga ao lado de Collar, Ufarte, o português Jorge Mendoça e tantos outros. Metido entre os dois colossos do futebol espanhol consegue ganhar três campeonatos de Espanha, várias Taças e mais alguns troféus com bitola.

Sendo um centrocampista consegue ser máximo goleador do Campeonato Espanhol e um exímio e primoroso lançador de faltas. Ainda a relva sentia as suas botas quando foi chamado para treinar a primeira equipa do Atlético de Madrid. Começou por ganhar a Taça Intercontinental. Luís Aragonês amava o futebol e adorava ser treinador. Treinou clubes de segundo nível e clubes de máximo nível como o Barcelona. Chegou a este clube para apagar um incêndio no clube a todos os níveis. Mesmo assim logrou ganhar uma Taça de Espanha. Ganhou com o clube da sua paixão um campeonato; taças e vários trofeus. Por ganhar até, indo em socorro, ganhou um Campeonato da 2ª Divisão com o Atlético de Madrid.

Com a camisola do Atlético de Madrid Fonte: Estrelladigital.es
Com a camisola do Atlético de Madrid
Fonte: Estrelladigital.es

Mas a sua grande obra estava por escrever. É nomeado selecionador nacional. Começa mal porque havia galos de muito poleiro. Luís Aragonês deixa de convocar a coqueluche do futebol espanhol Raul. Os media não dão trégua. Luís Aragonês muda de jogadores e de filosofia (chama “os bajitos”). Decide que para fazer alguma coisa no contexto internacional tem de esconder a bola. Chama o centrocampista Xavi. Fala com ele frontal e profundamente. A seleção espanhola começa a praticar outro futebol e consegue gerar um ambiente de extrema amizade entre os selecionados. Espanha vai para o Europeu com a corda do enforcado no pescoço do seu selecionador. A seleção fez o que fez e a façanha retumbou pelos quatro cantos de Espanha; Espanha ganhou brilhantemente o Campeonato de Europa de 2008.

Mas isto não foi o mais importante da grande obra do Sábio de Hortaleza. Luís deixou uma equipa armada para dez anos e uma filosofia de jogo que se tornou o ponto de referência mundial. Sem Luís a seleção espanhola jamais ganharia tudo o que ganhou. Em 2008 foi considerado o melhor treinador pela IFFHS. Faleceu no dia 1 de Fevereiro de 2014 entre o reconhecimento e admiração de todos. Luís foi um homem que fez e deixou Obra.

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Amaral pode rumar aos EUA já em janeiro

Pedro Amaral pode estar de saída do Estoril Praia já em janeiro. O defesa português termina contrato no final da temporada e pode rumar aos EUA.

Galatasaray aponta a defesa do Real Madrid para o marcado de janeiro

O Galatasaray quer aproveitar o final de contrato de Antonio Rudiger com o Real Madrid para garantir um reforço de peso para a defesa.

FC Porto: Luuk de Jong já está nos Países Baixos para ser operado

Luuk de Jong já está nos Países Baixos. Avançado vai ser operado em casa e foi acompanhado por profissional do FC Porto.

The United Strand, o rapaz do cabelo, já não pode cortar o cabelo em 2025 depois do empate do Manchester United

Frank Ilett, mais conhecido como The United Strand, já não tem chances de cortar o cabelo em 2025. Empate do Manchester United quebra sequência.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonzalo Calçada ruma ao Rayo Majadahonda após saída conturbada do Estrela da Amadora

Gonzalo Calçada regressa ao seu país para jogar no Rayo Majadahonda, clube da quarta divisão espanhola. O jogador estava livre depois de ter deixado o Estrela da Amadora com várias críticas.

CEO do Bayer Leverkusen acusa Real Madrid e defende Xabi Alonso: «Se o treinador é deixado sozinho…»

Fernando Carro, CEO do Bayer Leverkusen, criticou a falta de apoio do Real Madrid a Xabi Alonso. O futuro do técnico no clube está em aberto.

Jovem do Chelsea farta-se de estar no banco e pondera saída definitiva já em janeiro

Tyrique George está frustrado com a pouca utilização no Chelsea e equaciona deixar o clube em definitivo. Há interessados na Premier League, Bundesliga e Serie A.