📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Sir Matt Busby

- Advertisement -

o passado tambem chuta

No dia 23 de abril de 1917, na terra mineira de Belshiil, Escócia, somou-se ao mundo um rapaz que foi anunciado à sua mãe, pelo médico, como um futebolista. Acabava de nascer o mítico Matt Busby. As dificuldades e as asperezas da vida no referido lugar, e após as trágicas mortes de familiares diretos na Primeira Guerra Mundial, fizeram com que o pequeno Matt estivesse com um pé nos Estados Unidos da América, enquanto emigrante. No entanto, já começava a correr com uma bola nos pés. Um clube de Manchester, rival do seu United, o City, enquadrou-o na sua equipa. Era um central, um daqueles velhos centrais que se apostavam sozinhos, no meio de dois defesas laterais. Com o tempo, nasceu a cobiça de outros clubes. Foi pretendido. O Manchester United tentou-o, mas foi o Liverpool que o ganhou. Fez o resto da sua carreira lá. Chegou a internacional. A Segunda Guerra Mundial intrometeu-se na sua vida. Havia chegado, então, a hora de assumir outras funções.

A estátua em Old Traford Fonte: footyroom.com
A estátua em Old Traford
Fonte: footyroom.com

Começou a treinar uma equipa do exército. Esta experiência fê-lo madurar. O Liverpool ofereceu-lhe a possibilidade de ser o assistente do gerente George Kay. No entanto, Matt Busby já formara uma ideia de gestão dos clubes de futebol. Não aceitou. O Manchester United, que já o tentara como jogador, aceitou a sua ideia. Em Old Traford, acabava de entrar o homem que transformou a figura do treinador, aquele que projetou o Manchester United para outra dimensão. Ocupou os jogadores em certas tarefas burocráticas, implicou-os na vida integral do clube. Os resultados não se fizeram esperar. Criou a figura de treinador-manager: comprava, vendia, treinava, ocupava-se de tudo o que concernia à equipa. Um dos seus selos está relacionado com o futebol base. Começou a alimentar a equipa com jogadores formados no clube: Bill Foulkes, Bobby Charlton ou Duncan Edwards são alguns exemplos.

O filme de James Srong mostra o que foi o dia de 6 de fevereiro de 1958. Munique encheu-se de dor e luto. Sir Matt Busby lutara para abrir o futebol inglês ao continente. Lutou dialeticamente contra vozes e poderes que reagiam mal à participação de clubes ingleses nas competições europeias. Finalmente, o Manchester United participava e caminhava na Taça da Europa, com êxito. No entanto, num malfadado dia, tal como o Torino de Valentino Mazzola, o avião estatela-se e provoca a morte de 23 pessoas, sendo oito delas jogadores. Matt Busby, como outros, ficou ferido. O choque foi tremendo. Temiam pela sua reação quando soubesse das mortes e da morte do seu capitão. No entanto, sobreviveu, mantendo a força necessária para reconstruir a sua obra: o Manchester United.

A Taça da Europa de Matt Busby Fonte: unitedrant.co.uk
A Taça da Europa de Matt Busby
Fonte: unitedrant.co.uk

Incorporou jogadores como Denis Law e, mais tarde, como George Best. O Manchester recuperou a grandeza. Os campeonatos, as taças e o restante voltaram a cair nas suas vitrinas. Durante a década dos anos 1960, esta equipa chegou a alinhar com três Bolas de Ouro: Bobby Charlton, George Best e Denis Law.

O ano de 1968 bateu à porta. Paris ardia com consignas utópicas. A Taça da Europa vivia uma final inédita: Manchester United – S. L. Benfica. O mítico Estádio de Wembley encheu-se. George Best resolveu o jogo, depois de Eusébio ter falhado o que nunca falhava. O Manchester United tornou-se o primeiro clube inglês a ganhar a Taça da Europa. Sir Matt Busby começava a preparar o seu adeus. No dia 4 de junho de 1969, despediu-se, ainda que, no ano seguinte, voltasse para salvar a sua equipa. Faleceu em 1994, deixando a sua áurea sobre o universo futebolístico. Para mim, forma, com o mítico Helénio Herrera e o atual José Mourinho, o grande triunvirato dos treinadores mundiais.

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.