📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Pablo Rosario

- Advertisement -

Nascido nos Países Baixos, mas com ascendência dominicana, Cristian Pablo Mañón Paulino é a mais recente adição ao plantel portista. Proveniente do Nice, onde chegou a ser orientado por Francesco Farioli, Pablo Rosario chega à invicta com o aval do técnico italiano.

Está encontrado o herdeiro da camisola 13 dos dragões, que tinha sido deixada livre por Wenderson Galeno, sendo que as semelhanças se esgotam mesmo no número que envergam. O médio dominicano vai desempenhar o papel de âncora no meio-campo, introduzindo intensidade no jogo portista e funcionando como elemento de ligação entre a defesa e os médios mais ofensivos.

Rosario fez toda a formação nos Países Baixos e estreou-se na segunda liga neerlandesa com apenas 18 anos, ao serviço do Almere City. Exibições de elevada qualidade levaram-no às seleções jovens da laranja mecânica e valeram-lhe uma transferência para Eindhoven, onde começou por alinhar na equipa B do PSV. Estreou-se na Eredivisie pela mão do ex-internacional neerlandês Philip Cocu e partilhou o relvado com Luuk de Jong, que agora reencontra no Dragão. Em 2025, tomou a decisão de representar a seleção principal da República Dominicana, pela qual já soma 5 internacionalizações.

Durante a sua estadia na Côte D’Azur, somou 149 partidas e registou quatro golos e cinco assistências. Mas não é com as estatísticas ofensivas que o FC Porto justifica a opção de contratar Pablo Rosario. Com um físico possante, o novo 13 dos dragões impõe-se nos duelos e demonstra grande capacidade para segurar o esférico. Para um médio defensivo, tem também um passe curto apurado, que utiliza frequentemente na transição defesa-ataque, assumindo assim alguma importância em termos ofensivos.

Farioli já realçou a polivalência de Pablo Rosario que, em caso de necessidade, poderá assumir qualquer posição no miolo do terreno de jogo. Com 28 anos, encontra-se praticamente no pico de carreira, o que não impede que haja aspetos a melhorar. A sua tomada de decisão sob pressão tem margem para progressão, algo que poderá tornar-se evidente nos encontros contra adversários mais exigentes.

No 1 vs 1 defensivo tem também lacunas a ser colmatadas, o que se comprovou no lance frente ao sportinguista Luis Suárez, que o tirou da frente com relativa facilidade para desferir um remate potente e perigoso para a baliza de Diogo Costa.

Não sendo um primor técnico, Pablo Rosario poderá revelar-se fundamental quando for necessária uma presença imponente no meio-campo. Por 3,75 milhões e no contexto de mercado atual, parece à partida mais um bom negócio da administração de Villas-Boas, que adiciona profundidade (indispensável) ao plantel.

Pablo Rosario Nice
Fonte: OGC Nice

Poucos dias depois da sua contratação, foi lançado no clássico de Alvalade e cumpriu. Numa altura em que o domínio do jogo parecia fugir aos dragões, Rosario pôs alguma água na fervura e ajudou a segurar o meio-campo. A sua presença não ter dado muito nas vistas é o melhor elogio que se pode fazer a um elemento que, quase sem ter treinado com os colegas, pareceu entrosar-se bem na formação azul e branca.

Com a saída de Tomás Perez em cima da mesa, Pablo Rosario chega para ser a principal alternativa a Alan Varela e deixou uma boa impressão nos primeiros minutos de dragão ao peito.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Tiago Manso: «Conseguimos anular grande parte do jogo do FC Porto, com bola a espaços»

Tiago Manso analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

FC Porto ganha Tondela e consolida liderança na Primeira Liga

O FC Porto venceu o Tondela por 2-0 na jornada 13 da Primeira Liga. Samu Aghehowa e William Gomes marcaram.

PUB

Mais Artigos Populares

Mário Ferreira responde ao Bola na Rede: «Não mudamos a nossa forma de estar e de ser»

Mário Ferreira analisou o Marco 09 x Fafe. Encontro da Liga 3 terminou com um empate por 1-1 entre os dois emblemas.

Quem joga contra quem? Eis o sorteio dos quartos de final da Taça da Alemanha

O sorteio da Taça da Alemanha já foi realizado. Bayern Munique e Leipzig, primeiros lugares da Bundesliga, jogarão entre si.

De rajada: FC Porto marca 2 golos em espaço de 1 minuto

O FC Porto está a vencer o Tondela por 2-0 na jornada 13 da Primeira Liga. Samu Aghehowa e William Gomes fizeram os golos.