Olheiro BnR | Pablo Rosario

Nascido nos Países Baixos, mas com ascendência dominicana, Cristian Pablo Mañón Paulino é a mais recente adição ao plantel portista. Proveniente do Nice, onde chegou a ser orientado por Francesco Farioli, Pablo Rosario chega à invicta com o aval do técnico italiano.

Está encontrado o herdeiro da camisola 13 dos dragões, que tinha sido deixada livre por Wenderson Galeno, sendo que as semelhanças se esgotam mesmo no número que envergam. O médio dominicano vai desempenhar o papel de âncora no meio-campo, introduzindo intensidade no jogo portista e funcionando como elemento de ligação entre a defesa e os médios mais ofensivos.

Rosario fez toda a formação nos Países Baixos e estreou-se na segunda liga neerlandesa com apenas 18 anos, ao serviço do Almere City. Exibições de elevada qualidade levaram-no às seleções jovens da laranja mecânica e valeram-lhe uma transferência para Eindhoven, onde começou por alinhar na equipa B do PSV. Estreou-se na Eredivisie pela mão do ex-internacional neerlandês Philip Cocu e partilhou o relvado com Luuk de Jong, que agora reencontra no Dragão. Em 2025, tomou a decisão de representar a seleção principal da República Dominicana, pela qual já soma 5 internacionalizações.

Durante a sua estadia na Côte D’Azur, somou 149 partidas e registou quatro golos e cinco assistências. Mas não é com as estatísticas ofensivas que o FC Porto justifica a opção de contratar Pablo Rosario. Com um físico possante, o novo 13 dos dragões impõe-se nos duelos e demonstra grande capacidade para segurar o esférico. Para um médio defensivo, tem também um passe curto apurado, que utiliza frequentemente na transição defesa-ataque, assumindo assim alguma importância em termos ofensivos.

Farioli já realçou a polivalência de Pablo Rosario que, em caso de necessidade, poderá assumir qualquer posição no miolo do terreno de jogo. Com 28 anos, encontra-se praticamente no pico de carreira, o que não impede que haja aspetos a melhorar. A sua tomada de decisão sob pressão tem margem para progressão, algo que poderá tornar-se evidente nos encontros contra adversários mais exigentes.

No 1 vs 1 defensivo tem também lacunas a ser colmatadas, o que se comprovou no lance frente ao sportinguista Luis Suárez, que o tirou da frente com relativa facilidade para desferir um remate potente e perigoso para a baliza de Diogo Costa.

Não sendo um primor técnico, Pablo Rosario poderá revelar-se fundamental quando for necessária uma presença imponente no meio-campo. Por 3,75 milhões e no contexto de mercado atual, parece à partida mais um bom negócio da administração de Villas-Boas, que adiciona profundidade (indispensável) ao plantel.

Pablo Rosario Nice
Fonte: OGC Nice

Poucos dias depois da sua contratação, foi lançado no clássico de Alvalade e cumpriu. Numa altura em que o domínio do jogo parecia fugir aos dragões, Rosario pôs alguma água na fervura e ajudou a segurar o meio-campo. A sua presença não ter dado muito nas vistas é o melhor elogio que se pode fazer a um elemento que, quase sem ter treinado com os colegas, pareceu entrosar-se bem na formação azul e branca.

Com a saída de Tomás Perez em cima da mesa, Pablo Rosario chega para ser a principal alternativa a Alan Varela e deixou uma boa impressão nos primeiros minutos de dragão ao peito.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim | E se correr mal?

De um conto de fadas em Alvalade para um inferno em Old Traford. Assim vai a vida de Ruben Amorim por terras inglesas

Entre a garra e o erro | Nápoles 2-1 Sporting

Rui Borges não esteve feliz na escolha inicial: Geny Catamo à esquerda nunca se justificou quando Alisson pedia minutos

Derrotar trevos para mudar a sorte | Celtic x Braga

O Celtic recebe o Sporting de Braga em Glasgow, num dos jogos mais aguardados da segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa

Manchester City avança com 120 milhões de euros por internacional português

O Manchester City quer contratar João Neves. Cityzens avançam com 120 milhões de euros pelo médio internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges elogia jogador do Sporting: «É diferenciado e único no que dá à equipa»

Rui Borges analisou o duelo da segunda jornada da prova. Em Itália, o Sporting defrontou o Nápoles na Champions League.

Gonçalo Ramos marca ao cair do pano e dá vitória ao PSG em casa do Barcelona: eis os resultados do dia na Champions League

O PSG conseguiu dar a volta ao marcador e venceu o Barcelona. Gonçalo Ramos foi herói na Catalunha com o golo da vitória.

Antonio Conte relembra alerta após vitória sobre o Sporting: «Estamos numa situação de emergência»

Antonio Conte analisou o duelo da segunda jornada da prova. Em Itália, o Sporting defrontou o Nápoles na Champions League.