Olheiro BnR | Pablo Rosario

- Advertisement -

Nascido nos Países Baixos, mas com ascendência dominicana, Cristian Pablo Mañón Paulino é a mais recente adição ao plantel portista. Proveniente do Nice, onde chegou a ser orientado por Francesco Farioli, Pablo Rosario chega à invicta com o aval do técnico italiano.

Está encontrado o herdeiro da camisola 13 dos dragões, que tinha sido deixada livre por Wenderson Galeno, sendo que as semelhanças se esgotam mesmo no número que envergam. O médio dominicano vai desempenhar o papel de âncora no meio-campo, introduzindo intensidade no jogo portista e funcionando como elemento de ligação entre a defesa e os médios mais ofensivos.

Rosario fez toda a formação nos Países Baixos e estreou-se na segunda liga neerlandesa com apenas 18 anos, ao serviço do Almere City. Exibições de elevada qualidade levaram-no às seleções jovens da laranja mecânica e valeram-lhe uma transferência para Eindhoven, onde começou por alinhar na equipa B do PSV. Estreou-se na Eredivisie pela mão do ex-internacional neerlandês Philip Cocu e partilhou o relvado com Luuk de Jong, que agora reencontra no Dragão. Em 2025, tomou a decisão de representar a seleção principal da República Dominicana, pela qual já soma 5 internacionalizações.

Durante a sua estadia na Côte D’Azur, somou 149 partidas e registou quatro golos e cinco assistências. Mas não é com as estatísticas ofensivas que o FC Porto justifica a opção de contratar Pablo Rosario. Com um físico possante, o novo 13 dos dragões impõe-se nos duelos e demonstra grande capacidade para segurar o esférico. Para um médio defensivo, tem também um passe curto apurado, que utiliza frequentemente na transição defesa-ataque, assumindo assim alguma importância em termos ofensivos.

Farioli já realçou a polivalência de Pablo Rosario que, em caso de necessidade, poderá assumir qualquer posição no miolo do terreno de jogo. Com 28 anos, encontra-se praticamente no pico de carreira, o que não impede que haja aspetos a melhorar. A sua tomada de decisão sob pressão tem margem para progressão, algo que poderá tornar-se evidente nos encontros contra adversários mais exigentes.

No 1 vs 1 defensivo tem também lacunas a ser colmatadas, o que se comprovou no lance frente ao sportinguista Luis Suárez, que o tirou da frente com relativa facilidade para desferir um remate potente e perigoso para a baliza de Diogo Costa.

Não sendo um primor técnico, Pablo Rosario poderá revelar-se fundamental quando for necessária uma presença imponente no meio-campo. Por 3,75 milhões e no contexto de mercado atual, parece à partida mais um bom negócio da administração de Villas-Boas, que adiciona profundidade (indispensável) ao plantel.

Pablo Rosario Nice
Fonte: OGC Nice

Poucos dias depois da sua contratação, foi lançado no clássico de Alvalade e cumpriu. Numa altura em que o domínio do jogo parecia fugir aos dragões, Rosario pôs alguma água na fervura e ajudou a segurar o meio-campo. A sua presença não ter dado muito nas vistas é o melhor elogio que se pode fazer a um elemento que, quase sem ter treinado com os colegas, pareceu entrosar-se bem na formação azul e branca.

Com a saída de Tomás Perez em cima da mesa, Pablo Rosario chega para ser a principal alternativa a Alan Varela e deixou uma boa impressão nos primeiros minutos de dragão ao peito.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Georgiy Sudakov contou com novo estatuto pela primeira vez em 2026/27

Georgiy Sudakov foi pela primeira vez suplente utilizado na última época. O ucraniano é um habitual titular para Marco Silva.

Sporting ultrapassa Chelsea no ranking UEFA: eis as posições de FC Porto, Sporting e Benfica

O Sporting ultrapassou o Club Brugge e o Chelsea no Raking UEFA a cinco anos, após a campanha na Champions League da temporada passada.

Vai dar a volta à situação? Reforço do Sporting soma apenas 26 minutos

Jesse Derry foi emprestado ao Sporting por parte do Chelsea, mas não tem sido indiscutível nos leões, bem pelo contrário.

Sancidino Silva anunciado no Al Irshad Club do Líbano

Sancidino Silva foi anunciado no Al Irshad Club, da Segunda Divisão Libanesa. O ex-jogador do Benfica havia deixado o Leonfortese.

PUB

Mais Artigos Populares

Deco aborda transferência falhada de Julián Álvarez e recorda episódio no FC Porto: «O presidente não me deixou ir para o Barcelona»

Deco comentou a transferência falhada de Julián Álvarez para o Barcelona e recordou o acordo que tinha feito com Pinto da Costa quando representava o FC Porto.

Livre de Rodrigo Zalazar entre os candidatos a Golo da Noite na Champions League

O golaço de Rodrigo Zalazar na vitória do Sporting sobre o Galatasaray foi um de quatro momentos para Golo da Noite da Champions League.

Já não há vilões em Alvalade (e um leãozinho não pára de crescer) | Sporting 3-1 Galatasaray

O Sporting recebeu e venceu o Galatasaray por três bolas a uma, num encontro da primeira jornada da Champions League.