Que jogos devo rever nesta quarentena? Liverpool FC 4-0 FC Barcelona

- Advertisement -

Ainda sem ter passado um ano, este será certamente um dos jogos mais frescos na memória dos amantes do futebol. Mas mesmo que já tivessem passado meia dúzia de anos… Este também é daqueles que tão cedo não se esquecem!

A contar para as meias-finais da Liga dos Campeões, o FC Barcelona chegara a Anfield com uma vantagem de três golos – fruto do triunfo em Camp Nou na 1.ª mão – e com praticamente um pé e meio na final, mas, num daqueles jogos que só a Champions consegue proporcionar, apareceria um Liverpool FC pronto a destronar tudo e todos… E a fazer história.

7 de maio de 2019, 22 horas sensivelmente: escrevia-se uma das páginas mais bonitas da história do futebol, num jogo em que a entrega, o suor e o sentido oportunista foram a chave para a reviravolta do Liverpool, alcançando um extraordinário 4-0, fruto de uma segunda parte de loucos… E com uma jogada de mestre de Klopp vinda do banco.

A tarefa era difícil, mas o sonho assumia uma dimensão ainda maior. Os ingleses entraram no jogo praticamente a ganhar – com um golo de Origi numa recarga – e, na ânsia de chegarem ao segundo a todo o custo, pouco mais souberam produzir ao longo do primeiro tempo. Além disso, a baliza dos reds só iria a zeros para o intervalo graças às defesas fantásticas de Alisson e também à falta de eficácia tremenda de jogadores como Messi e Suárez.

No entanto, a segunda parte traria algo de único. E a chave foi a aposta de Klopp em Gini Wijnaldum. A abrir os segundos 45 minutos – e num espaço de 122 segundos – o médio holandês apareceu no sítio certo à hora certa por duas ocasiões e rapidamente colocou a eliminatória empatada. A loucura apoderou-se de quase todo o estádio – exceção feita aos catalães, que se encontravam do lado oposto ao da baliza onde tudo aconteceu.

As contas eram fáceis de fazer. Se os espanhóis reduzissem para 3-1, obrigariam o Liverpool a fazer mais dois golos. Se o resultado não se alterasse, o jogo seguiria para prolongamento. E se os ingleses fizessem o quarto golo (sem resposta) apurar-se-iam para a final e protagonizariam uma reviravolta de loucos diante da equipa de Ernesto Valverde.

Não aconteceu a primeira opção. Não aconteceu a segunda. Aconteceu a terceira! A formação de Klopp soube contrariar o velho ditado que diz que “a pressa é inimiga da perfeição” e surpreendeu tudo e todos com um golo daqueles que uma equipa não pode conceder. Na cobrança de um pontapé de canto, os culés não souberam reorganizar-se defensivamente a tempo, Alexander-Arnold repôs a bola rápido e Origi, junto à pequena área, tratou de carimbar a reviravolta na eliminatória. Um momento soberbo e empolgante em Anfield!

Naquele dia o mítico “You’ll Never Walk Alone” ganhou outro brilho, contrastando com a frustração dos espanhóis. O futebol tem destas coisas… E esta foi uma de muitas provas de que uma vantagem de três golos numa eliminatória não significa tudo. O resto? O resto já todos sabemos. O Liverpool derrotaria o Tottenham na final e tornar-se-ia campeão europeu 14 anos depois. É futebol…

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Liverpool FC: Alisson Becker, Alexander-Arnold, Virgil van Dijk, Joel Matip, Andy Robertson (Gini Wijnaldum), Fabinho, Jordan Henderson, James Milner, Xherdan Shaquiri (Daniel Sturridge, 90’) , Divock Origi (Joe Gómez, 85’) e Sadio Mané

FC Barcelona: Ter Stegen, Sergi Roberto, Gerard Piqué, Clément Lenglet, Jordi Alba, Sergio Busquets, Ivan Rakitic (Malcom, 80’), Arturo Vidal (Arthur, 75’), Philippe Coutinho (Nélson Semedo, 60’), Lionel Messi e Luis Suárez

Artigo revisto

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os 5 destaques do Vitória SC x FC Porto

O FC Porto venceu o Vitória SC por 1-0, no jogo da 18ª. jornada da Primeira Liga. Confere os cinco destaques do encontro.

FC Porto vence Vitória SC com golo de Alan Varela e reforça liderança da Primeira Liga

O FC Porto venceu o Vitória SC por 1-0, no jogo da 18ª. jornada da Primeira Liga. Alan Varela foi o autor do único golo do encontro.

Jeremiah St. Juste mais próximo de deixar o Sporting já em janeiro: eis o seu provável destino

Jeremiah St. Juste está muito próximo de deixar o Sporting neste mercado. O Feyenoord é o emblema interessado no central.

Fim da linha a chegar? Tottenham pensa em mudar de treinador

O Tottenham está a ponderar uma mudança de treinador nos próximos dias. Thomas Frank corre o risco de ser despedido.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Sociedad vence Barcelona e Gonçalo Guedes foi um dos heróis do encontro

A Real Sociedad recebeu e venceu o Barcelona por duas bolas a uma, num encontro válido pela 20.ª jornada da La Liga.

Lyon de Paulo Fonseca derrota o Brest em casa e alcança o quarto lugar: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Na 18.ª jornada da Ligue 1, o Lyon de Paulo Fonseca bateu o Brest por 2-1 e garantiu a subida ao terceiro lugar da classificação.

Oleksandr Zinchenko deixa o Nottingham Forest e já tem novo clube para a segunda metade da época

Oleksandr Zinchenko tem novo clube. O lateral internacional ucraniano vai ser emprestado pelo Manchester City ao Ajax.