Recordar é Viver: Nicky Hayden sagra-se campeão do mundo

- Advertisement -

2006 parece-me demasiado longínquo, mas é preciso recuar até lá para recordar o dia em que um rapaz do Kentucky roubou a coroa a uma das maiores estrelas do mundial de motociclismo. Estranho e surpreendente? Sem dúvida. Valentino Rossi tinha o trono desde 2001.

É certo e sabido que em 2006, eu ainda não me tinha apaixonado pelas duas rodas. Mas a quarentena deu-me a possibilidade de rever provas e temporadas antigas. A de 2006 foi uma delas. E verdade seja dita: este campeonato foi o momento alto da vida do saudoso Nicky Hayden no mundo do motociclismo.

Há campeonatos que são decididos no último GP e o de 2006 não foi exceção. O circuito de Valência foi o palco para a vitória de Nicky Hayden – numa prova de loucos.

Valentino Rossi chegava à cidade espanhol com oito pontos de vantagem sobre o americano – que parecia ter perdido a esperança em conquistar o título, depois de ter sido atropelado pelo seu companheiro de equipa no Grande Prémio de Portugal – mais um momento demasiado longínquo.

Mas tal como na vida, também no desporto é necessário ter sorte. Que faltou a Rossi, e sobrou a Hayden. O italiano perdeu a frente da sua Yamaha e foi fazer uma visita à gravilha do circuito Ricardo Torno – atirando fora qualquer hipótese de conquistar mais um título na sua carreira.

O rapaz do Kentucky – uma pequena cidade nos Estados Unidos, só precisou de terminar a prova em terceiro lugar para conseguir roubar a coroa a Valentino Rossi.

Não acredito que este título de Hayden tenha sido ‘apenas’ sorte como tantos defendem. É certo que só venceu duas provas em toda a temporada, mas apostou na regularidade e os números não mentem: terminou no pódio em 10 das 17 provas e pontuou em todos os grandes prémios – exceto em Portugal.

Depois de 2006, Hayden acabou por ter uma carreira discreta no mundial de motociclismo. Deixou a Honda em 2009 para assinar pela Ducati, mas também não teve qualquer sucesso aos comandos da moto italiana. Em 2016, rumou até ao mundial de Superbikes. O saudoso ‘The Kentucky Kid’ acabou por falecer, aos 35 anos, depois de um acidente de bicicleta.

Hayden será sempre recordado por este título em 2006.

Foto de Capa: MotoGP

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

À terceira é de vez: Samu Aghehowa marca para o FC Porto de grande penalidade

O FC Porto defronta o Gil Vicente na 19ª. jornada da Primeira Liga. Samu Aghehowa colocou os dragões na frente do resultado.

Braga confirma Sydney Masur e Margie Detrizio para equipa de Futebol Feminino

O SC Braga oficializou a contratação de duas jogadoras para a equipa feminina: Sidyney Masour e Margie Detrizio assinaram um contrato válido até 2027.

Tomás Esteves reforça o Bari por empréstimo do Pisa

Tomás Esteves vai disputar a segunda metade da temporada na Serie B italiana, depois de ter sido cedido pelo Pisa ao Bari.

Yáser Asprilla emprestado pelo Girona ao Galatasaray com opção de compra

Yáser Asprilla foi cedido pelo Girona ao Galatasaray até ao final da temporada. O empréstimo inclui opção de compra para o clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Boavista Layvin Kurzawa assina pelo Persib Bandung

Layvin Kurzawa é reforço do Persib Bandung, tornando-se este o primeiro clube do defesa francês depois da sua passagem pelo Boavista.

Matheusinho troca Santa Clara pelo Ceará

O Ceará anunciou a contratação de Matheusinho, que chega por empréstimo do Santa Clara.

Benfica fecha contrato mais alto da história dos direitos televisivos em Portugal e continua com a NOS até 2028

O Benfica celebrou um novo contrato de direitos televisivos com NOS. Acordo vale 57,1 milhões de euros por temporada.