📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Recordar é Viver: Nicky Hayden sagra-se campeão do mundo

- Advertisement -

2006 parece-me demasiado longínquo, mas é preciso recuar até lá para recordar o dia em que um rapaz do Kentucky roubou a coroa a uma das maiores estrelas do mundial de motociclismo. Estranho e surpreendente? Sem dúvida. Valentino Rossi tinha o trono desde 2001.

É certo e sabido que em 2006, eu ainda não me tinha apaixonado pelas duas rodas. Mas a quarentena deu-me a possibilidade de rever provas e temporadas antigas. A de 2006 foi uma delas. E verdade seja dita: este campeonato foi o momento alto da vida do saudoso Nicky Hayden no mundo do motociclismo.

Há campeonatos que são decididos no último GP e o de 2006 não foi exceção. O circuito de Valência foi o palco para a vitória de Nicky Hayden – numa prova de loucos.

Valentino Rossi chegava à cidade espanhol com oito pontos de vantagem sobre o americano – que parecia ter perdido a esperança em conquistar o título, depois de ter sido atropelado pelo seu companheiro de equipa no Grande Prémio de Portugal – mais um momento demasiado longínquo.

Mas tal como na vida, também no desporto é necessário ter sorte. Que faltou a Rossi, e sobrou a Hayden. O italiano perdeu a frente da sua Yamaha e foi fazer uma visita à gravilha do circuito Ricardo Torno – atirando fora qualquer hipótese de conquistar mais um título na sua carreira.

O rapaz do Kentucky – uma pequena cidade nos Estados Unidos, só precisou de terminar a prova em terceiro lugar para conseguir roubar a coroa a Valentino Rossi.

Não acredito que este título de Hayden tenha sido ‘apenas’ sorte como tantos defendem. É certo que só venceu duas provas em toda a temporada, mas apostou na regularidade e os números não mentem: terminou no pódio em 10 das 17 provas e pontuou em todos os grandes prémios – exceto em Portugal.

Depois de 2006, Hayden acabou por ter uma carreira discreta no mundial de motociclismo. Deixou a Honda em 2009 para assinar pela Ducati, mas também não teve qualquer sucesso aos comandos da moto italiana. Em 2016, rumou até ao mundial de Superbikes. O saudoso ‘The Kentucky Kid’ acabou por falecer, aos 35 anos, depois de um acidente de bicicleta.

Hayden será sempre recordado por este título em 2006.

Foto de Capa: MotoGP

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Crystal Palace prepara revolução e aponta treinador espanhol ao lugar de Oliver Glasner

Oliver Glasner recusou a renovação de contrato e o Crystal Palace e o clube vira-se agora para Espanha. José Bordalás é o eleito para a próxima época.

Nuno Campos recupera desvantagem e alcança o melhor registo do Zalaegerszeg em 15 anos

Nuno Campos soma e segue e ao fim de cinco jogos sem perder, o Zalaegerszeg vive o seu melhor momento da última década e meia.

Mais uma baixa de peso no Arsenal: Ben White falha o Boxing Day e aumenta lista de desfalques

Ben White lesionou-se na semana passada e só deve regressar em meados de janeiro, desfalcando o Arsenal numa fase importante da época.

Jovem do Manchester United responde a críticas de Ruben Amorim… e apaga a publicação

Harry Amass não gostou que o português dissesse que ele estava a sentir dificuldades no empréstimo e postou uma foto com o prémio de melhor jogador do mês. O arrependimento veio logo a seguir.

PUB

Mais Artigos Populares

Gary Neville compara polémica de Mohamed Salah à saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United: «Cristiano Ronaldo fez isso e eu não gostei nada»

Gary Neville comentou a atitude de Mohamed Salah, admitindo que os melhores do mundo têm uma mentalidade diferente, mas criticou o comportamento.

Basquetebol: Ex-NBA deixa o FC Porto ao fim de quatro meses

Axel Toupane chegou com estatuto de estrela, mas a ligação termina de forma repentina. O extremo francês fez apenas 10 jogos pelo FC Porto.

Philadelphia Union vende Jakob Glesnes ao LA Galaxy

Jakob Glesnes, figura histórica do clube, ruma a Los Angeles num acordo que pode render até 2 milhões de euros aos cofres do Philadelphia Union.