📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Recordar é Viver | Paços de Ferreira em 2012/2013

- Advertisement -

A época 2012/2013 foi a melhor época da história do Paços de Ferreira, com um terceiro lugar no campeonato e a atingir a meia-final da Taça de Portugal. Uma temporada extraordinária, sob a liderança de Paulo Fonseca e um dos grandes feitos da carreira do treinador português.

Nessa temporada, o Paços de Ferreira terminou em terceiro lugar na liga, atrás de FC Porto e Benfica e garantiu a participação histórica no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Taça de Portugal, os castores caíram apenas na meia-final, após serem eliminados pelo Benfica, deixando pelo caminho o Estoril-Praia, Olhanense, Lourinhanense e Gil Vicente.

Os pacenses impressionavam pelo futebol positivo que jogavam, numa época absolutamente histórica. Na equipa liderada por Paulo Fonseca, brilhavam jogadores como Tony, Diogo Figueiras, Antunes, Ricardo, André Leão, Josué, Manuel José, Luiz Carlos, Vítor Silva, Filipe Anunciação, Cícero, Paolo Hurtado, entre outros.

A excelente temporada do Paços de Ferreira valeu o salto ao treinador, Paulo Fonseca, para o FC Porto, tendo regressado depois novamente à Capital do Móvel. No entanto, também alguns jogadores saíram para novos projetos como Josué que rumou ao FC Porto, Vítor Silva que se iria transferir para o Sporting, Antunes iria representar o Málaga ou Diogo Figueiras que iria para o Sevilha.

A equipa orientada por Paulo Fonseca tinha um modelo e 4X3X3, habitualmente com Cássio na baliza, uma linha de quatro composta por Diogo Figueiras ou Tony, Ricardo, Tiago Valente e Antunes, os três médios André Leão, Vitor Silva e Luiz Carlos e na frente, Josué, Paolo Hurtado e Cícero.

Mais de uma década depois, há dois jogadores que se tornaram grandes referências do Paços de Ferreira, apesar de terem representado outros clubes e que viriam a regressar ao clube para ainda hoje jogar com o emblema dos castores – Antunes e Luiz Carlos. Os dois jogadores são, na época 2023/2024, os capitães de equipa dos pacenses, que agora jogam na segunda liga.

A época de 2012/2013 marcou a carreira do treinador Paulo Fonseca e dos seus jogadores, mas sobretudo impressionou os adeptos do futebol português e fez sonhar as gentes de Paços de Ferreira, com um grande coletivo que jogava muito bom futebol.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-Marítimo na lista de 3 clubes da Premier League

Daizen Maeda representa atualmente o Celtic e já passou pelo Marítimo. Conta com o interesse de três clubes da Premier League.

FC Porto tem plano para a defesa no mercado de janeiro

O FC Porto está disposto a contratar um novo defesa central no mercado de janeiro. A chegada de um lateral está descartada.

Lionel Scaloni explica ausência de Nicolás Otamendi no Angola x Argentina: «Preferimos protegê-lo»

Lionel Scaloni explicou a não utilização de Nicolás Otamendi na vitória da Argentina sobre a Angola por 2-0.

Para Rui Borges estar atento: emprestado pelo Sporting convence e já leva mais de 800 minutos em 2025/26

Diogo Travassos está emprestado pelo Sporting ao Moreirense e conquistou o seu espaço no emblema minhoto da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid planeia contratar defesa de topo no verão: Eis os nomes em cima da mesa

O Real Madrid está interessado em reforçar o eixo defensivo no mercado de verão. Dayot Upamecano e Ibrahima Konaté estão na lista de potenciais alvos.

Gilberto Madaíl com discurso duro: «Se eu fosse presidente da Federação, o Roberto Martínez nunca tinha sido escolhido para ser o selecionador»

Gilberto Madaíl foi presidente da Federação Portuguesa de Futebol durante 15 anos e deixou críticas à seleção nacional.

Kylian Mbappé e Eduardo Camavinga dispensados da seleção francesa

Kylian Mbappé e Eduardo Camavinga foram dispensados da seleção francesa devido a questões físicas.