Recordar é Viver | Paços de Ferreira em 2012/2013

A época 2012/2013 foi a melhor época da história do Paços de Ferreira, com um terceiro lugar no campeonato e a atingir a meia-final da Taça de Portugal. Uma temporada extraordinária, sob a liderança de Paulo Fonseca e um dos grandes feitos da carreira do treinador português.

Nessa temporada, o Paços de Ferreira terminou em terceiro lugar na liga, atrás de FC Porto e Benfica e garantiu a participação histórica no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Taça de Portugal, os castores caíram apenas na meia-final, após serem eliminados pelo Benfica, deixando pelo caminho o Estoril-Praia, Olhanense, Lourinhanense e Gil Vicente.

Os pacenses impressionavam pelo futebol positivo que jogavam, numa época absolutamente histórica. Na equipa liderada por Paulo Fonseca, brilhavam jogadores como Tony, Diogo Figueiras, Antunes, Ricardo, André Leão, Josué, Manuel José, Luiz Carlos, Vítor Silva, Filipe Anunciação, Cícero, Paolo Hurtado, entre outros.

A excelente temporada do Paços de Ferreira valeu o salto ao treinador, Paulo Fonseca, para o FC Porto, tendo regressado depois novamente à Capital do Móvel. No entanto, também alguns jogadores saíram para novos projetos como Josué que rumou ao FC Porto, Vítor Silva que se iria transferir para o Sporting, Antunes iria representar o Málaga ou Diogo Figueiras que iria para o Sevilha.

A equipa orientada por Paulo Fonseca tinha um modelo e 4X3X3, habitualmente com Cássio na baliza, uma linha de quatro composta por Diogo Figueiras ou Tony, Ricardo, Tiago Valente e Antunes, os três médios André Leão, Vitor Silva e Luiz Carlos e na frente, Josué, Paolo Hurtado e Cícero.

Mais de uma década depois, há dois jogadores que se tornaram grandes referências do Paços de Ferreira, apesar de terem representado outros clubes e que viriam a regressar ao clube para ainda hoje jogar com o emblema dos castores – Antunes e Luiz Carlos. Os dois jogadores são, na época 2023/2024, os capitães de equipa dos pacenses, que agora jogam na segunda liga.

A época de 2012/2013 marcou a carreira do treinador Paulo Fonseca e dos seus jogadores, mas sobretudo impressionou os adeptos do futebol português e fez sonhar as gentes de Paços de Ferreira, com um grande coletivo que jogava muito bom futebol.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho admite pressão das eleições nos jogadores e atira: «Chelsea é melhor do que o Porto»

José Mourinho falou após o Chelsea x Benfica da Champions League. O técnico falou do peso das eleições e assumiu que disse aos jogadores que o clube londrino é melhor do que o FC Porto.

Bayern Munique de olho em avançado da Juventus

Dusan Vlahović, avançado da Juventus decidiu sair no final da época e está na mira do Bayern Munique para reforçar o ataque

Manchester City prepara sucessor de Rodri Hernández e aponta a jovem talento da Bundesliga

O Manchester City está atento a um possível sucessor a longo prazo de Rodri e identificou Aleksandar Pavlovic, médio alemão do Bayern Munique.

Arsenal prepara mais uma renovação no plantel principal

O Arsenal está em negociações com Bukayo Saka para renovar o seu contrato e pretende transformar o extremo inglês num dos jogadores mais bem pagos do plantel.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool atento a defesa-central do Barcelona

Ronald Araújo surge como possível alvo do Liverpool, que já prepara alternativas caso Ibrahima Konaté saia a custo zero. O Chelsea também segue a situação.

Treinador do Elche provoca Kylian Mbappé: «Seria mais difícil jogar aqui»

Eder Sarabia, treinador do Elche, brincou com a hipótese de ter o craque francês no plantel e aproveitou para destacar a força da sua equipa sensação da La Liga.

Regresso confirmado: UEFA anuncia Barcelona x Olympiakos no Camp Nou

UEFA anunciou que o Barcelona vai receber o Olympiakos no renovado Camp Nou, o regresso tem sido sucessivamente adiado nas últimas semanas.