📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Recordar é Viver | Paços de Ferreira em 2012/2013

- Advertisement -

A época 2012/2013 foi a melhor época da história do Paços de Ferreira, com um terceiro lugar no campeonato e a atingir a meia-final da Taça de Portugal. Uma temporada extraordinária, sob a liderança de Paulo Fonseca e um dos grandes feitos da carreira do treinador português.

Nessa temporada, o Paços de Ferreira terminou em terceiro lugar na liga, atrás de FC Porto e Benfica e garantiu a participação histórica no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Taça de Portugal, os castores caíram apenas na meia-final, após serem eliminados pelo Benfica, deixando pelo caminho o Estoril-Praia, Olhanense, Lourinhanense e Gil Vicente.

Os pacenses impressionavam pelo futebol positivo que jogavam, numa época absolutamente histórica. Na equipa liderada por Paulo Fonseca, brilhavam jogadores como Tony, Diogo Figueiras, Antunes, Ricardo, André Leão, Josué, Manuel José, Luiz Carlos, Vítor Silva, Filipe Anunciação, Cícero, Paolo Hurtado, entre outros.

A excelente temporada do Paços de Ferreira valeu o salto ao treinador, Paulo Fonseca, para o FC Porto, tendo regressado depois novamente à Capital do Móvel. No entanto, também alguns jogadores saíram para novos projetos como Josué que rumou ao FC Porto, Vítor Silva que se iria transferir para o Sporting, Antunes iria representar o Málaga ou Diogo Figueiras que iria para o Sevilha.

A equipa orientada por Paulo Fonseca tinha um modelo e 4X3X3, habitualmente com Cássio na baliza, uma linha de quatro composta por Diogo Figueiras ou Tony, Ricardo, Tiago Valente e Antunes, os três médios André Leão, Vitor Silva e Luiz Carlos e na frente, Josué, Paolo Hurtado e Cícero.

Mais de uma década depois, há dois jogadores que se tornaram grandes referências do Paços de Ferreira, apesar de terem representado outros clubes e que viriam a regressar ao clube para ainda hoje jogar com o emblema dos castores – Antunes e Luiz Carlos. Os dois jogadores são, na época 2023/2024, os capitães de equipa dos pacenses, que agora jogam na segunda liga.

A época de 2012/2013 marcou a carreira do treinador Paulo Fonseca e dos seus jogadores, mas sobretudo impressionou os adeptos do futebol português e fez sonhar as gentes de Paços de Ferreira, com um grande coletivo que jogava muito bom futebol.

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.