Publicidade

Recordar é Viver | Paços de Ferreira em 2012/2013

Jorge Faria Sousa · 2 min

Foto: Paços de Ferreira

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A época 2012/2013 foi a melhor época da história do Paços de Ferreira, com um terceiro lugar no campeonato e a atingir a meia-final da Taça de Portugal. Uma temporada extraordinária, sob a liderança de Paulo Fonseca e um dos grandes feitos da carreira do treinador português.

Nessa temporada, o Paços de Ferreira terminou em terceiro lugar na liga, atrás de FC Porto e Benfica e garantiu a participação histórica no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Taça de Portugal, os castores caíram apenas na meia-final, após serem eliminados pelo Benfica, deixando pelo caminho o Estoril-Praia, Olhanense, Lourinhanense e Gil Vicente.

Os pacenses impressionavam pelo futebol positivo que jogavam, numa época absolutamente histórica. Na equipa liderada por Paulo Fonseca, brilhavam jogadores como Tony, Diogo Figueiras, Antunes, Ricardo, André Leão, Josué, Manuel José, Luiz Carlos, Vítor Silva, Filipe Anunciação, Cícero, Paolo Hurtado, entre outros.

A excelente temporada do Paços de Ferreira valeu o salto ao treinador, Paulo Fonseca, para o FC Porto, tendo regressado depois novamente à Capital do Móvel. No entanto, também alguns jogadores saíram para novos projetos como Josué que rumou ao FC Porto, Vítor Silva que se iria transferir para o Sporting, Antunes iria representar o Málaga ou Diogo Figueiras que iria para o Sevilha.

A equipa orientada por Paulo Fonseca tinha um modelo e 4X3X3, habitualmente com Cássio na baliza, uma linha de quatro composta por Diogo Figueiras ou Tony, Ricardo, Tiago Valente e Antunes, os três médios André Leão, Vitor Silva e Luiz Carlos e na frente, Josué, Paolo Hurtado e Cícero.

Mais de uma década depois, há dois jogadores que se tornaram grandes referências do Paços de Ferreira, apesar de terem representado outros clubes e que viriam a regressar ao clube para ainda hoje jogar com o emblema dos castores – Antunes e Luiz Carlos. Os dois jogadores são, na época 2023/2024, os capitães de equipa dos pacenses, que agora jogam na segunda liga.

A época de 2012/2013 marcou a carreira do treinador Paulo Fonseca e dos seus jogadores, mas sobretudo impressionou os adeptos do futebol português e fez sonhar as gentes de Paços de Ferreira, com um grande coletivo que jogava muito bom futebol.

Jorge Faria Sousa

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Jorge Jesus chegou e Portugal voltou a jogar como uma grande seleção

Quatro jogos, quatro vitórias e um lugar nos quartos de final da Liga das Nações já assegurado. Dificilmente Jorge Jesus poderia ter imaginado um arranque melhor enquanto selecionador nacional.  Mais importante do que os resultados, porém, é aquilo que começa a acontecer dentro de campo. Ainda estamos perante uma pequena amostra, e existem problemas por corrigir (sobretudo defensivamente), mas Portugal parece finalmente uma equipa disposta a explanar todo o potencial que tem.Há mais velocidade, mais movimentos sem bola, mais jogadores a aparecerem entre linhas e menos posse estéril. Depois de uma seleção demasiadas vezes previsível sob o comando de Roberto Martínez, os primeiros sinais da nova era são refrescantes.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.