📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Recordar é Viver: Agostinho decide o Tour mais importante da História

- Advertisement -

Quando pensamos no mais incrível Tour de France, quase sempre nos vem à cabeça o de 1989 com a inacreditável reviravolta por oito segundos de Lemond no contrarrelógio dos Campos Elísios, mas há um outro quase tão emocionante e com ainda maior importância para a história da modalidade, o de 1971.

Eddy Merckx é considerado unanimemente como o melhor ciclista de todos os tempos. 1964 em Sallanches foi o primeiro passo com a conquista do título mundial de amadores e, após o triunfo no Giro de 1968, os sucessos surgiram rapidamente, terminando a carreira com cinco Tours (e 34 etapas), cinco Giros (e 24 etapas), uma Vuelta, três Campeonatos do Mundo, sete Milano – Sanremo e tantas outras vitórias no palmarés.

Este período da história do Ciclismo foi, simultaneamente, brilhante e negro. Por um lado, o belga somou recordes em catadupa e presenteou os adeptos com exibições heróicas. Mas o seu avassalador domínio também teve o nefasto efeito de dar às provas em que participava uma (pouco desejada no mundo do desporto) previsibilidade.

Eddy Merckx tem um estatuto inatacável como maior da história do Ciclismo
Fonte: Le Tour de France

No Tour de 1971, contudo, Luis Ocaña estava decidido a dar a volta ao fatalismo do vencedor pré-anunciado. Oito meros dias mais velho que Merckx, o espanhol havia entrado para a elite do ciclismo no ano anterior ao vencer a Vuelta e preparara o Tour, levando o belga ao limite no Paris-Nice e no Dauphiné Libéré.

Chegados à La Grande Boucle, rapidamente, Eddy Merckx começou a impor o seu domínio, com a sua equipa a vencer o contrarrelógio por equipa inaugural e o Canibal a vestir de amarelo. O seu equipier Wagtmans também teve direito a um dia de maillot jaune, mas Merckx rapidamente a recuperou e a envergou até à etapa nove. Pelo meio, Merck e Ocaña aproveitaram para vencer uma etapa cada um, o belga em Strasbourg e o espanhol no alto do Puy de Dôme.

À décima jornada, Merckx mostrou fraqueza e cedeu tempo para os seus adversários da Geral, com Joop Zoetemelk, que venceria o Tour em 1980, a aproveitar para desfilar de amarelo pelas estradas francesas pela primeira vez na carreira.

Para ganhar o Tour era preciso aproveitar o momento de fraqueza do Canibal, e Ocaña tinha o guião para o fazer.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting recebe boas notícias em relação a Nuno Santos

Nuno Santos vai regressar aos treinos em breve no Sporting. O jogador está a finalizar a recuperação de uma grave lesão.

Manuel Damásio e as eleições do Benfica: «Votei na pessoa que tem mais capacidades para gerir o futuro do clube»

Manuel Damásio falou no dia de eleições do Benfica. Os encarnados decidem quem assume a presidência neste sábado, dia 25 de outubro.

Ángel Di María vai voltar a disputar a Taça Libertadores 20 anos depois

Ángel Di María vai voltar a disputar a Taça Libertadores. O Rosario Central qualificou-se para a próxima edição da prova.

José Pereira da Costa deixa garantia: «Mais de 7500 sócios já votaram»

José Pereira da Costa falou no dia de eleições do Benfica. Os encarnados decidem quem assume a presidência neste sábado, dia 25 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Eleições Benfica: Eis as 108 secções de voto espalhadas por Portugal e estrangeiro

Confere todas as secções de voto para as eleições presidenciais do Benfica, desde Portugal até aos países no estrangeiro.

Sporting perto de renovar com jogador importante até 2030

Ousmane Diomande vai renovar em breve o seu contrato com o Sporting. O jogador passará a ter um vínculo até 2030.

João Leite e as Eleições do Benfica: «Espero que corra bem e no final do dia toda a gente se sinta confortável e confiante...

João Leite falou no dia de eleições do Benfica. O candidato à Presidência da Mesa da Assembleia Geral dos encarnados falam antes de votar.