2006 parece-me demasiado longínquo, mas é preciso recuar até lá para recordar o dia em que um rapaz do Kentucky roubou a coroa a uma das maiores estrelas do mundial de motociclismo. Estranho e surpreendente? Sem dúvida. Valentino Rossi tinha o trono desde 2001.

É certo e sabido que em 2006, eu ainda não me tinha apaixonado pelas duas rodas. Mas a quarentena deu-me a possibilidade de rever provas e temporadas antigas. A de 2006 foi uma delas. E verdade seja dita: este campeonato foi o momento alto da vida do saudoso Nicky Hayden no mundo do motociclismo.

Há campeonatos que são decididos no último GP e o de 2006 não foi exceção. O circuito de Valência foi o palco para a vitória de Nicky Hayden – numa prova de loucos.

Valentino Rossi chegava à cidade espanhol com oito pontos de vantagem sobre o americano – que parecia ter perdido a esperança em conquistar o título, depois de ter sido atropelado pelo seu companheiro de equipa no Grande Prémio de Portugal – mais um momento demasiado longínquo.

Anúncio Publicitário

Mas tal como na vida, também no desporto é necessário ter sorte. Que faltou a Rossi, e sobrou a Hayden. O italiano perdeu a frente da sua Yamaha e foi fazer uma visita à gravilha do circuito Ricardo Torno – atirando fora qualquer hipótese de conquistar mais um título na sua carreira.

O rapaz do Kentucky – uma pequena cidade nos Estados Unidos, só precisou de terminar a prova em terceiro lugar para conseguir roubar a coroa a Valentino Rossi.

Não acredito que este título de Hayden tenha sido ‘apenas’ sorte como tantos defendem. É certo que só venceu duas provas em toda a temporada, mas apostou na regularidade e os números não mentem: terminou no pódio em 10 das 17 provas e pontuou em todos os grandes prémios – exceto em Portugal.

Depois de 2006, Hayden acabou por ter uma carreira discreta no mundial de motociclismo. Deixou a Honda em 2009 para assinar pela Ducati, mas também não teve qualquer sucesso aos comandos da moto italiana. Em 2016, rumou até ao mundial de Superbikes. O saudoso ‘The Kentucky Kid’ acabou por falecer, aos 35 anos, depois de um acidente de bicicleta.

Hayden será sempre recordado por este título em 2006.

Foto de Capa: MotoGP

Comentários