A história por detrás de 4 fusões do futebol português

Clube Desportivo Santa Clara

A 31 de Janeiro de 1931, os dois “Santa Clara”, Santa Clara Foot-ball Club e o Clube Desportivo Santa Clara, com o intuito de fortalecer o futebol no arquipélago, fundiram-se, dando origem ao CD Santa Clara que hoje conhecemos. A partir daí, o clube cimentou a sua posição de hegemonia no futebol açoriano e foi trilhando um percurso ascendente que terminou com a subida à Primeira Divisão, em 1999/2000, quiçá um dos momentos mais marcantes do clube de São Miguel, a estreia na Primeira Liga, de onde acabaria por descer no final da época.

Entre mais subidas de divisão, subidas e quase-subidas, o Santa Clara fez uma longa travessia no deserto, que viria a terminar em 2018, onde, num estádio a rebentar pelas costuras, assegurou a presença na Primeira Liga na temporada seguinte, 15 anos depois da última presença. Desde aí, o Santa Clara tem vindo a ser uma das equipas surpresa no Campeonato; com João Henriques ao leme da equipa, conquistam um extraordinário 10º lugar, na época de regresso ao primeiro escalão, sendo essa a melhor classificação de sempre, obtida com o maior número de pontos – 42. Agora, com um jogo ainda por disputar, o Santa Clara ocupa a nona posição, tendo já igualado a melhor pontuação de sempre. Ainda vão, portanto, a tempo de voltar a fazer história.

Artigo revisto por Joana Mendes

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.