A história por detrás de 4 fusões do futebol português

Clube Desportivo Santa Clara

A 31 de Janeiro de 1931, os dois “Santa Clara”, Santa Clara Foot-ball Club e o Clube Desportivo Santa Clara, com o intuito de fortalecer o futebol no arquipélago, fundiram-se, dando origem ao CD Santa Clara que hoje conhecemos. A partir daí, o clube cimentou a sua posição de hegemonia no futebol açoriano e foi trilhando um percurso ascendente que terminou com a subida à Primeira Divisão, em 1999/2000, quiçá um dos momentos mais marcantes do clube de São Miguel, a estreia na Primeira Liga, de onde acabaria por descer no final da época.

Entre mais subidas de divisão, subidas e quase-subidas, o Santa Clara fez uma longa travessia no deserto, que viria a terminar em 2018, onde, num estádio a rebentar pelas costuras, assegurou a presença na Primeira Liga na temporada seguinte, 15 anos depois da última presença. Desde aí, o Santa Clara tem vindo a ser uma das equipas surpresa no Campeonato; com João Henriques ao leme da equipa, conquistam um extraordinário 10º lugar, na época de regresso ao primeiro escalão, sendo essa a melhor classificação de sempre, obtida com o maior número de pontos – 42. Agora, com um jogo ainda por disputar, o Santa Clara ocupa a nona posição, tendo já igualado a melhor pontuação de sempre. Ainda vão, portanto, a tempo de voltar a fazer história.

Artigo revisto por Joana Mendes

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Os números da carreira de Diogo Jota no futebol com 150 golos para festejar eternamente

Diogo Jota morreu esta quinta-feira. O avançado de 28 anos construiu um legado importante no futebol em clubes e na seleção.

Federação Portuguesa de Basquetebol homenageia Diogo Jota: «Desporto português está de luto»

Federação Portuguesa de Basquetebol reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Bandeiras a meia haste: Liverpool, FC Porto e FPF homenageiam Diogo Jota

O FC Porto, o Liverpool e a Federação Portuguesa de Futebol estão a homenagear Diogo Jota, que faleceu num acidente de viação.

Darwin Núñez reage à morte do colega Diogo Jota: «Lembrar-me-ei sempre de ti com o teu sorriso»

Darwin Núñez reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho reage às mortes de Diogo Jota e de André Silva: «Uma grande tragédia e uma injustiça imensa»

José Mourinho reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Keir Starmer reage à morte de Diogo Jota

Keir Starmer reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Braga cancela atividades extra-treino e jogadores cumprem minuto de silêncio por Diogo Jota e André Silva

O Braga cancelou todas as atividades extra-treino após a notícia das mortes de Diogo Jota e de André Silva. Jogadores cumpriram minuto de silêncio.