📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ainda há salvação para estas 3 promessas?

- Advertisement -

Ao longo da história do futebol, vários têm sido os jogadores a quem todos profetizavam um grande futuro repleto de conquistas. São tidos como grandes promessas nos clubes que representam e é neles que muitas vezes os adeptos depositam grandes esperanças, como se tratassem de um D. Sebastião que há muito esperavam que voltasse num dia de nevoeiro para endireitar o rumo do país, neste caso, do seu clube.

Contudo, nem sempre esses anseios são respondidos e a desilusão por não ver a coqueluche da equipa vingar assola os seus aficionados, que muitas vezes não entendem o que correu mal. Quem não se lembra de Freddy Adu, futebolista nascido no Gana e naturalizado norte-americano, que aterrou em Lisboa em 2007 aos 19 anos e que vinha com o rótulo do “Pelé Americano”?

Adu assinou pelo Benfica por 1,5 milhões de euros vindo da Major League Soccer (MLS), a liga de futebol profissional dos Estados Unidos da América. Aqui, deu nas vistas aos 14 anos no D.C. United e despertou a cobiça de vários clubes europeus, acabando por alinhar pelas águias e começando, assim, os seus anos atribulados a jogar pela pela Europa. Ainda foi emprestado ao Mónaco, ao Belenenses, ao AS Aris da Grécia e foi parar ao Çaykur Rizespor Kulübü, clube que militava na 2.ª Liga turca. Assistia-se, assim, à queda de um mito.

Atualmente, Feddy Adu ainda é jogador profissional, mas nunca conseguiu alcançar aquilo que todos esperavam de si.

Fábio Paim “desceu do céu ao inferno” e atualmente está preso preventivamente por tráfico de droga
Fonte: Chelsea FC

Fábio Paim é outro exemplo de uma verdadeira promessa que não vingou. Este caso estará, provavelmente, muito mais presente na memória dos portugueses, tais são o número de polémicas em que está constantemente envolvido.

“Se acham que eu sou bom, então esperem pelo Paim”, a célebre frase proferida por Cristiano Ronaldo à chegada a Manchester, ilustra da melhor forma as expetativas que foram criadas em torno do português, que fez a formação no Sporting CP ao lado de Ronaldo e de Rui Patrício, entre outros jovens estrelas.

Contudo, vários problemas graves ditaram a sua queda abrupta, desde lesões, pouco suporte familiar para lidar com as mudanças a que foi sujeito, falta de empenho e dedicação do próprio, acusações de violação e até, mais recentemente, acusações de tráfico de droga que resultaram na sua prisão preventiva na cadeia de Caxias.

Estes serão dois dos exemplos mais dramáticos de jogadores que atuaram no futebol português com selo de grandes promessas, mas que não cumpriram o que lhes parecia destinado. Mais recentemente, nos últimos cinco anos, surgiram outros jogadores a quem se previa grandes voos futebolísticos.

São jovens que, oriundos da formação de um clube, chegaram a jogar com alguma regularidade no escalão principal, mas que entretanto viram as suas oportunidades estagnarem e acabaram por “sair de cena”. Será que ainda vão a tempo de recuperar as suas carreiras?

O Bola na Rede aponta alguns…

Diana Oliveira
Diana Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Diana é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e, desde cedo, que a escrita faz parte de si. Poder conjugá-la com o futebol, outra das suas paixões, é a cereja no topo do bolo. A Diana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting tem médio do Corinthians no radar: jogador pode custar mais do que 15 milhões de euros

O Sporting está a analisar as prestações de Breno Bidon. O médio pertence aos quadros do Corinthians e é visto como um elemento importante.

Barcelona olha para o mercado de janeiro com pouco entusiasmo: alvo do Benfica pode sair a ganhar

O Barcelona encontra-se atento ao mercado de janeiro, mas é complicada a contratação de um defesa central a título definitivo.

Não são só ausências: Rio Ave tem uma boa notícia para a partida frente ao Sporting

Marious Vrousai cumpriu castigo durante a última jornada da Primeira Liga e pode voltar a fazer parte dos planos do Rio Ave.

Sporting: 2025 está fechado para Yeremay Hernández e números agradam

Yeremay Hernández não vai voltar a subir a terreno de jogo durante 2025, depois da derrota do Deportivo de La Coruña frente ao Andorra.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Sidny Cabral toma decisão em relação ao mercado

Sidny Cabral está a ser apontado ao Benfica, mas o jogador do Estrela da Amadora conta com outras propostas.

Rui Borges revela desejo de mercado para o Sporting

Rui Borges projeta o Vitória SC x Sporting. Leões deslocam-se a Guimarães para a jornada 15 da Primeira Liga.

Sporting não fecha as portas à chegada de um central: há detalhe importante

O Sporting está disposto a contratar um central no próximo mercado de janeiro, mas não é uma posição prioritária.