O 11 da Década no Futebol Nacional

    Guarda-Redes – Helton Arruda

    Registo na Primeira Liga, a partir da época 2009/2010: 140 jogos, 82 golos sofridos

    Fonte: Bola na Rede

    Helton será para sempre recordado na esfera do futebol português. Para além da sua inegável qualidade e dos muitos títulos ganhos, o guardião brasileiro era um exemplo de fair-play dentro e fora do terreno de jogo.

    Quando no verão de 2002, na altura com 24 anos, Helton da Silva Arruda aterrou em Portugal para representar a União de Leiria, o guardião brasileiro não esperava, decerto, que a sua carreira atingisse a tamanha notabilidade que efetivamente veio a alcançar no nosso país. Três anos volvidos, assinaria pelo FC Porto e, enquanto guarda-redes dos Dragões, Helton vivenciou os melhores anos da carreira (ganhou sete campeonatos!), tornando-se um ícone do clube. No total, este guarda-redes nascido no estado do Rio de Janeiro participou em 232 jogos na Primeira Liga, 140 deles entre as temporadas 2009/2010 e 2015/2016 (alcançando um notável registo de 82 golos sofridos durante esse período). Em termos coletivos e, também ao longo da última década, de realçar a conquista, de forma consecutiva, de três títulos de campeão do principal escalão do futebol português.

    De entre as suas principais caraterísticas, de destacar a sua grande elasticidade, capacidade de reação e serenidade (evidenciada, de igual modo, fora do terreno de jogo). No entanto, e para além da vertente desportiva, a sua conduta exemplar tanto dentro como fora das quatro-linhas garantiram-lhe a admiração e o respeito de todos os adeptos do desporto-rei (inclusive daqueles que apoiavam os rivais da formação azul e branca).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    José Mourinho terá que definir o futuro de médio português

    José Mourinho é o novo treinador do Fenerbahçe e...

    Vitinha muito perto de trocar de clube

    Vitinha deverá estar de regresso ao Genoa. O avançado...

    Rui Mota é o novo treinador do Noah

    Rui Mota deverá ser confirmado em breve como o...
    João Pedro Ferreira
    João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
    O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.