Paulo Robles: Os eleitos de Roberto Martinez – A argumentação e o contraditório

Paulo Robles está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e inicia a sua rubrica de opinião “Zona de Pressão” no Bola na Rede. “Zona de Pressão” pretende ser um espaço critico sobre temas da atualidade e não só, que visam explicar melhor o fenómeno do futebol nas mais diversas vertentes..

Vamo-nos deixar de “tretas”. Somos candidatos a ganhar o Europeu da Alemanha que começa a 14 de junho de 2024. Não existiu nem existirá num futuro a curto e médio prazo, uma convocatória que não deixe dúvidas ou que não seja suscetível de crítica.

E porquê?

1- Portugal tem um leque de escolha como nunca teve;

2- Portugal com fase imaculada de apuramento, teve zero derrotas;

3- Portugal vem de um Mundial controverso na relação: Selecionador x Cristiano Ronaldo;

4- Existem seleções, habitualmente fortes e candidatas, que neste Europeu, por uma razão ou por outra, não estão ao nível que costumam estar (o que pode ser enganador);

5- Selecionador estrangeiro, diplomata, simpático e empático, que promove, sempre, comparação com outros selecionadores estrangeiros e com treinadores portugueses da praça, que podem ter sido ou não, convidados, para o mesmo cargo de selecionador, antes de Martinez;

6- A opinião pública em Portugal, está cada vez mais solidificada em “opinion makers”, que vivem precisamente da utilização do contraditório;

7- Características do povo latino, à beira mar plantado.

Cristiano Ronaldo a jogar por Portugal
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Somos piores pessoas por sermos assim? Creio que não. O que temos de saber, é o lugar de cada um. Posso ter opinião sobre algo que não percebo? Claro que sim. Posso ter opinião sobre algo que acho que percebo, porque vejo muito e falo muito daquele assunto? Claro que sim. Tenho é de saber pôr-me no sítio, e não me colocar a conjeturar sobre algo, que nunca fui confrontado com situação similar. Chama-se a isto, talvez: saber estar no seu lugar.

Martinez, a meu ver, justificou quase tudo bem. Cometeu erros na articulação da argumentação, como eu e todos, podemos ou poderíamos cometer, na mesma ou em situações semelhantes.

Um estágio decisivo em março, mas a convocatória é o somatório de todos os meses de apuramento? Uma parte de um jogo, um estágio de cinco dias, meia temporada a muito bom nível, suficiente para confirmar a espontaneidade e a confiança de um jogador para entrar durante um Europeu e mudar o resultado de um encontro? O oposto de um jogador sobrecarregado de jogos durante uma época, é um jogador com escassos minutos durante a época, e oriundo de uma lesão grave? O azar que justifica certas situações, não justifica o azar das lesões de Pepe e Raphael Guerreiro? Jogadores estarem habituados a ritmos de Champions, Taças e Premier League, vs. jogadores com ritmos, provenientes de competições domésticas, em Continentes bastantes afastados do Europa?

A ideia da convocatória é clara, e eu assumo: concordo com as linhas gerais. É difícil ser treinador, também difícil, deverá ser, ser selecionador. Compreensível que o selecionador, a dar os primeiros passos como selecionador de Portugal, com tanta qualidade ao nível de jogadores, com uma história recente de evolução ao nível de resultados, jogou pelo seguro. Protegeu-se nos excelentes resultados do apuramento.

Agora, ele sabe e muitos de nós sabemos: um Europeu é uma prova de surpresas, de pouco tempo para solidificação de um modelo, com a estratégia a viver muito da análise do adversário e da colocação da motivação a níveis máximos. Será necessário ter a equipa domada e dominada ao longo de todo o torneio. Todos juntos.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes critica arbitragem do Estrela da Amadora x Benfica: «Decisões prejudiciais ao Benfica»

João Noronha Lopes deixou críticas para a arbitragem do Estrela da Amadora x Benfica. O candidato às eleições dos encarnados não gostou das decisões da equipa de Hélder Carvalho.

Ruben Amorim volta a ter problemas na baliza: Altay Bayindir comete erro e Arsenal já vence o Manchester United

O Manchester United já está a perder contra o Arsenal, em jogo da primeira jornada da Premier League. Ricciardo Calafiori abriu o marcador, num lance em que Altay Bayindir ficou mal na fotografia.

Florentino Luís apontado a equipa da Arábia Saudita

Florentino Luís está na lista do Al Ahli, da Arábia Saudita. O médio do Benfica continua a ser apontado à saída do clube encarnado.

4 jogos oficiais e 0 minutos: reforço do Benfica ainda não foi lançado por Bruno Lage

O Benfica já realizou quatro jogos oficiais esta temporada. Rafael Obrador não foi opção para Bruno Lage. Ainda assim, o espanhol tem sido uma presença constante no banco de suplentes, com Samuel Dahl a ser o dono do lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage orientou um treino diferente do Benfica durante este domingo

Bruno Lage orientou mais um treino do Benfica durante este domingo, depois da vitória dos encarnados contra o Estrela da Amadora. O jogo terminou 1-0 para o emblema da Luz, apesar da exibição abaixo do esperado.

Ruben Amorim explica as 2 ausências de peso no Manchester United x Arsenal: «É uma opção…»

Ruben Amorim riscou André Onana e Rasmus Hojlund das opções do Manchester United para o jogo frente ao Arsenal, na primeira jornada da Premier League.

FC Porto confirma empréstimo de Danny Namaso ao Auxerre e divulga pormenores da cedência

O FC Porto confirmou o empréstimo de Danny Namaso. O avançado camaronês foi cedido ao Auxerre com opção de compra.