📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ayoze Pérez: uma estrela em ascensão?

- Advertisement -

O Club Deportivo Tenerife, um clube modesto com um histórico de apenas 13 presenças na principal Liga Espanhola, tem uma nova estrela nas suas fileiras: Ayoze Pérez.
Se actualmente o Tenerife milita na 2ª Divisão espanhola, recentemente promovido da 2ª Divisão B, foi entre 1990 e 1999 que viveu a sua «época dourada»: durante esse período chegou a disputar uma meia-final da Taça UEFA sob o comando técnico de Jupp Heynckes e conseguiu terminar a Liga Espanhola por duas vezes na quinta posição. Foi nesta «época dourada» que apareceram alguns dos talentos que posteriormente brilharam nos mais diversos clubes e que, pese embora não fossem da cantera do clube, fizeram do Tenerife o ponto de partida para as suas carreiras – Fernando Redondo, que chegou ao clube com 20 anos e que durante 4 temporadas espalhou magia pelos relvados do Heliondo Rodriguez Lopez (estádio do Tenerife); o controverso Sergio Ballesteros; Juan Antonio Pizzi, que chegou a ser Pichichi no ano de 1996 pelo clube antes de se transferir para o Barcelona; ou ainda Mista, que cresceu no clube para depois ir brilhar no Valência e que foi a duas finais da Champions League.

Hoje em dia, o clube, que financeiramente não vive os melhores dias, tem tido dificuldades em conseguir resultados condizentes com a sua história. Depois de dois anos na 2ª Divisão B, este ano conseguiu subir a muito custo e está a disputar a 2ª Liga Espanhola, também conhecida como Liga Adelante. Viviam-se dias de preocupação e bastante apreensão porque o clube não parecia ser capaz de lutar por nada mais que não fosse a manutenção nessa mesma divisão. Mas eis que chegou Ayoze Pérez.

Com apenas 20 anos, Ayoze Pérez é a estrela do conjunto insular  Fonte: El Día
Com apenas 20 anos, Ayoze Pérez é a estrela do conjunto insular
Fonte: El Día

Nascido em Santa Cruz de Tenerife em 27 de julho de 1993, proveniente da equipa B do Tenerife, chegou à equipa principal com apenas 19 anos. No ano transacto fez 8 jogos como titular, marcou 1 golo e fez um final de temporada assombroso, ajudando o clube na subida. Esta época, confirmou-se como um titular indiscutível, levando já 16 golos e 5 assistências e tendo transformado uma equipa que parecia não ter capacidade para mais do que para lutar pela manutenção numa equipa que está actualmente nos postos de play-off para disputar a subida de divisão.

Ayoze Pérez, agora com 20 anos, tem carregado autenticamente a equipa às costas: marca e dá a marcar, tem uma mobilidade impressionante, faz da velocidade e do recorte técnico as suas maiores armas. Com um excelente pé direito, é um avançado com um faro de golo muito apurado que joga muito bem nas costas do ponta-de-lança, descaindo para qualquer uma das alas, adaptando-se perfeitamente a estes terrenos.

Embora seja polivalente na frente de ataque, parece ser como segundo avançado, onde tem liberdade para aparecer um pouco por toda a frente de ataque, que melhor se sente. É umas das várias estrelas da Segunda Divisão espanhola e o seu treinador não tem qualquer dúvida em afirmar: “É o melhor jogador que treinei até hoje”.

Ayoze Pérez tem sido seguido por vários clubes importantes – Real Madrid, FC Porto ou Manchester City já perguntaram por ele. É certo e sabido que este será o seu último ano como jogador do Tenerife, uma vez que este é o seu último ano de contrato. Sendo um jogador desta qualidade e auferindo um salário que não chega sequer aos mil euros, fica fácil para qualquer clube com outro nível e outra disponibilidade financeira aliciá-lo com um contrato interessante. É jovem, é talentoso e é humilde. Precisa de trabalhar muito, e de crescer ainda mais, mas com a qualidade que demonstra não lhe será dificil impor a sua qualidade.

Nelson Nunes
Nelson Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Nasceu há 28 anos e é um apaixonado pelo "fenómeno futebol" nas suas várias vertentes. Cresceu com o Dragão tatuado no coração, respira Porto e vive-o intensamente. Reside em Espanha, acompanhando de perto o futebol de nuestros hermanos.                                                                                                                                                 O Nelson não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.