📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Invicto há vinte jogos, Palmeiras pode ser campeão brasileiro na próxima rodada

- Advertisement -

A três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, comandado por Luiz Felipe Scolari, está a cinco pontos do segundo colocado e está muito perto do seu décimo título nacional. Nos 35 jogos do Campeonato, foram 20 vitórias, 11 empates e apenas quatro derrotas. Já são vinte partidas de invencibilidade, maior sequência invicta na era dos pontos corridos no país.

Apesar do empate (1-1) com o lanterna do Campeonato (Paraná) na última jornada, o “verdão” manteve a distância de cinco pontos para o segundo classificado, que, com a derrota do Internacional para o Botafogo por 1-0, é o Flamengo.

Nos três últimos jogos, o Palmeiras enfrentará o América Mineiro, Vasco e Vitória, curiosamente, três equipas que lutam contra o rebaixamento na competição. O Flamengo, por sua vez, ainda sonha com o título do Brasileirão. Para isso, necessita de ganhar todos os seus jogos e que o Palmeiras perca, pelo menos, dois dos três que faltam.

Na próxima jornada, um empate ou derrota do Flamengo, somado a uma vitória do Palmeiras, dá o título do Campeonato Brasileiro ao “verdão” com duas rodadas de antecedência.

 

Classificados para a Libertadores da América

Já estão quase definidos os clubes brasileiros que irão disputar a Copa Libertadores da América 2019: o Cruzeiro, que garantiu vaga pela Copa do Brasil; Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grémio e São Paulo. Ainda há, no entanto, uma vaga em aberto no Campeonato Brasileiro, disputada por Atlético Mineiro, Atlético Paranaense e Botafogo.

Disputa de bola entre o atacante Leandro Pereira e o central Geromel
Fonte Grêmio FBPA

Com 53 pontos na competição, o Atlético Mineiro é o que está mais próximo da sétima vaga. Já as demais equipas que ainda têm chances, terão de ganhar seus próximos três jogos e torcer para mais de um deslize da equipa mineira.

Vale lembrar que o quinto e o sexto colocado do Brasileirão são classificados para a pré-libertadores, ou seja, não entram diretamente na fase de grupos da competição continental.

 

Luta contra a Despromoção

Na parte de baixo da tabela, a disputa está ainda mais acirrada. Somente o Paraná Clube está matematicamente rebaixado para Série B. Vitória, Chapecoense, América Mineiro, Ceará, Sport e Vasco estão na luta para escapar à descida de divisão. Três desses, além do Paraná, disputarão a “segundona” no próximo ano.

Corinthians e Fluminense também têm chances de ser despromovidos, apesar de, matematicamente, as possibilidades serem remotas. Já o Vitória, Chapecoense e América Mineiro, que estão na zona de despromoção, além de ganhar as suas partidas, precisam de torcer pela derrota dos rivais para sair da zona de perigo da tabela.

A luta contra a despromoção irá, provavelmente, até o fim do Campeonato e na penúltima jornada haverá um confronto direto entre Chapecoense e Sport. Quem perder esse confronto, será, possivelmente, um dos despromovidos.

Mesmo com o campeão quase definido, o Campeonato Brasileiro ainda guarda fortes emoções para as últimas três jornadas. As vagas de classificação para a Libertadores e de despromoção para a Série B ainda estão em aberto e muita coisa pode acontecer. Para muitos clubes, a partir de agora, cada jogo será uma final.

 

Foto de capa: SE Palmeiras

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Quaresma e a Seleção Nacional: «Com a qualidade e jogadores que há, temos que dar mais»

Ricardo Quaresma, antigo internacional português, não está convencido com o desempenho recente da Seleção Nacional.

O regresso do ADN FC Porto, o futebol agradável do Sporting e o momento do Benfica: eis o que disse Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma falou sobre o FC Porto, Sporting e Benfica. Antigo internacional português deu entrevista.

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

Ruben Amorim continua a não contar com jogador, que deixará Manchester United

Tyrell Malacia vai sair do Manchester United. Lateral neerlandês continua fora dos planos de Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

José Mourinho destaca formação: «Há tanto, tanto, tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear 1 ou 2 a cada fim de semana»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

José Mourinho e os últimos jogos do Benfica: «Com o Nápoles foi conseguido do primeiro ao último minuto»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.