Dar o corpo às balas

dragaoaopeito

Há muito que o futebol português vive num clima absurdo de facciosismo, fruto de termos uma população onde todos somos treinadores de bancada formados pela grande universidade que é o Football Manager. Não é preciso ser um doutorado em Desporto para saber comentar futebol mas daria jeito se as pessoas conseguissem fazê-lo sem utilizar os filtros dos seus respectivos clubes.

Há facciosos em todos os clubes, não é por eu ser do Porto que alguma vez diria que só os há nos clubes de Lisboa, porque estaria eu mesmo a ser absurdamente faccioso. Tenho amigos benfiquistas, portistas e sportinguistas que sabem ver e comentar futebol, como tenho amigos benfiquistas, portistas e sportinguistas que de futebol sabem zero, e a sua opinião futebolística remete-se àquilo que são as conversas de café ou os discursos dos seus adorados e idolatrados presidentes.

Falar de Quaresma é falar de um caso ideal na abordagem deste tema. Muitos querem-no na selecção – benfiquistas, portistas e sportinguistas sabem ver que de momento a lista de bons extremos portugueses convocados habitualmente começa e acaba em Cristiano Ronaldo (sendo que Nani é uma incógnita). Outros recorrem a factos passados e actuais para negar a sua chamada, afirmando que, independentemente de quem seja chamado para a sua posição, Quaresma jamais/nunca/só-por-cima-do-meu-cadáver deverá ir ao Brasil.

Longe de mim chamar faccioso a quem não quer a chamada de Ricardo Quaresma para o Brasil. Muitos terão razões fortes o suficiente que sustentem a argumentação de uma não chamada do segundo melhor extremo português da actualidade (e não, não é por ser portista que o digo) e eu terei pelo menos que as ouvir. Agora, o primeiro caso em que Quaresma age mal, a primeira controvérsia desde o seu regresso ao Porto, o primeiro “ataque” de temperamento que o Mustang tem serve de argumento para não ir ao Mundial? O que ele fez foi errado pois, ainda que o tenham insultado ou picado o jogo todo, ele não pode e não deve reagir assim, claro que não… Mas é mesmo isso que que pesará numa balança de prós e contras relativamente à sua chamada? Ou serão as excelentes exibições que tem vindo a fazer no Porto nestes últimos três meses?

A atitude de Quaresma não foi a melhor, mas jamais deverá ser motivo para este não ir ao Brasil  Fonte: Mais Futebol
A atitude de Quaresma, não sendo a melhor, jamais deverá ser motivo para o afastar do Brasil
Fonte: Mais Futebol

 

O número 7 portista nunca tomou as melhores decisões na sua carreira, excepto as suas vindas vindas para o Porto, e o próprio já o admitiu. Mas até quando deverá ser punido por isso? Se no dia que voltou estava gordo e lento, agora está o quê, demasiado magro e rápido? Porque, se abordarmos apenas questões de temperamento, teríamos de ir mais longe e falar de quando Pepe andou a pontapear jogadores em Espanha, por exemplo, e aí não me parece que tenha havido grande pressão para o jogador nunca mais voltar a ser convocado para a selecção (sim, não esquecer que Quaresma não foi expulso porque efectivamente nada fez, só nosso país há todo um burburinho numa situação destas).

Custa-me que para muitos o real problema de Quaresma não seja o seu talento, o seu temperamento, a sua perda de bolas, ou o seu individualismo. Quaresma tem o problema de ser do Porto, como tantos outros que só foram aceites a nível nacional depois da sua saída para fora. Quando num país a maior discussão sobre extremos convocáveis engloba Ivan Cavaleiro e Carlos Mané, parece-me claramente que se trata de uma questão de facciosismo. Oxalá Quaresma vá ao Mundial e marque um golo decisivo; oxalá, porque, quando o fizer, quero que não se levantem das cadeiras a festejar, engulam em seco, peguem no telemóvel e façam scroll no Facebook até o jogo recomeçar.

Nota: No último artigo disse que esta semana falaria sobre a época à Di Matteo que se poderia dar no Porto este ano, mas pela vontade de escrever sobre tudo o que se tem falado sobre Ricardo Quaresma, decidi adiá-lo por uma semana.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Três tubarões europeus interessados em Gianluigi Donnarumma

Bayern Munique, Real Madrid e AC Milan são os clubes interessados em Gianluigi Donnarumma caso não renove com o PSG.

Luis de la Fuente elogia Cristiano Ronaldo e admite: «Portugal é uma seleção poderosa»

Luis de la Fuente realizou a antevisão à partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

Al Nassr pretende defesa do Barcelona para a próxima temporada

O Al Nassr quer garantir a contratação de Andreas Christensen na próxima janela de transferências, O jogador representa o Barcelona.

Diferença entre Benfica e Real Madrid por Álvaro Carreras está em 8 milhões de euros

Álvaro Carreras está perto de ser reforço do Real Madrid. O lateral espanhol prepara-se para deixar o Benfica nos próximos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Arthur Cabral não marcou presença no Seixal e está de saída do Benfica

Arthur Cabral vai deixar de ser jogador do Benfica nas próximas horas. O avançado vai assinar um contrato com o Botafogo.

Gonçalo Ramos regressou aos treinos de Portugal

Gonçalo Ramos regressou este sábado aos treinos de Portugal, depois de ter viajado para assistir ao nascimento do seu filho.

FC Porto ofereceu 7 milhões de euros por defesa central

O FC Porto ofereceu sete milhões de euros por Vitão, mas o Internacional recusou a oferta do emblema do Dragão.