Força, Zicky!

Muitos jovens, meninos e meninas, sonham em representar as equipas séniores do Sporting Clube de Portugal. Uns vão sonhando nos recreios das escolas, nos jogos com os amigos, imitando os craques que vêm na televisão, nos estádios ou pavilhões; outros, mais próximos do clube, pertencem mesmo aos escalões de formação do Sporting e sonham diariamente, treino após treino, jogo após jogo, com a estreia na equipa principal da sua modalidade.

Izaquiel Gomes Té, mais conhecido por Zicky no Futsal, é certamente um destes últimos casos. Com apenas 17 anos de idade, estreou-se na equipa sénior leonina em outubro de 2018, selando o último golo da formação de Nuno Dias em pleno João Rocha diante do Burinhosa. O jovem jogador tornou-se, com esse golo, no atleta mais jovem a marcar no campeonato nacional da modalidade.

Após esse feito, Zicky tem-se comportado como um menino que vive um sonho. Vai marcando, por vezes, presença nos treinos da equipa sénior do Sporting e vai sendo chamado por Nuno Dias para os jogos do campeonato nacional.

Apesar do golo marcado diante do Burinhosa, tal feito não o fez perder a noção de onde estava e, com os pés bem assentes na terra, disse muito claramente ao Jornal Sporting numa entrevista que concedeu após a efeméride: “Não é porque marquei um golo que passei a ser melhor do que outros”. Esta humildade é a base, como sabemos, para o crescimento de qualquer atleta.

A formação leonina, em todas as modalidades e escalões, deve contemplar o desenvolvimento desportivo dos atletas, é certo, mas, sobretudo, o seu desenvolvimento ético, cívico e humano. Não há verdadeira formação desportiva se não se incutir, desde muito cedo, os valores do respeito pela diferença, do saber perder e saber vencer, respeitando sempre o adversário.

O técnico Nuno Dias está sempre atento aos talentos da formação leonina. Zicky é a sua “presa” mais recente
Fonte: Sporting CP

O jovem Zicky tem ainda um longo caminho pela frente. Nuno Dias, sempre atento à formação do Futsal leonino, abriu as portas do mundo do Leão a este pivot. E ele parece estar a corresponder da melhor forma: depois de ter marcado no jogo de estreia, memorizou a receita e voltou a marcar na goleada imposta ao Unidos Pinheirense por seis bolas a zero.

Para que o pivot canhoto singre na equipa principal terá que continuar a mostrar a humildade que o caracteriza e a aprender com os melhores da modalidade. Para já, Zicky tem dado mostras, dentro e fora da quadra, das suas qualidades como jogador e homem. Força, Zicky!

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo deixa mensagem a Lamine Yamal após a Liga das Nações: «É um fenómeno»

Cristiano Ronaldo foi desafiado a deixar uma mensagem para Lamine Yamal no final da Liga das Nações, que foi ganha por Portugal.

Imprensa turca avança que Sporting fechou Pedro Malheiro por 7 milhões de euros

Pedro Malheiro pode estar em vias de voltar ao futebol português. O Sporting pode contratar o lateral ao Trabzonspor.

Álvaro Morata explica penálti falhado e pede desculpa aos colegas: «Podia ter feito melhor»

Álvaro Morata lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O avançado falhou o penálti na decisão.

Luis de la Fuente aponta jogador espanhol à Bola de Ouro e lamenta derrota de Espanha com Portugal: «Temos de olhar em frente»

Luis de la Fuente lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O técnico elogiou Lamine Yamal.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Dias: «É diferente ganhar o título pelo nosso país»

Rúben Dias abordou a partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações, que se realizou este domingo.

Cristiano Ronaldo confirma que fica no Al Nassr

Cristiano Ronaldo abordou a partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações, que se realizou este domingo.

Cristiano Ronaldo defende Roberto Martínez: «Deram-lhe muita porrada. É o treinador certo para estar na Seleção»

Portugal conquistou este domingo a Liga das Nações. Cristiano Ronaldo marcou um dos golos da final e reagiu ao feito.