O pequeno ASF Andréziuex-Bouthéon faz história na França

- Advertisement -

A Taça de França é o torneio mais democrático do país e, sem dúvidas, o mais interessante de acompanhar. A competição reúne não apenas os clubes que se localizam na França, como também as equipas que ficam nas regiões ultramarinas francesas espalhadas pelo Mundo. Os maiores clubes entram na disputa nas fases mais avançadas e geralmente qualificam-se com facilidade para a próxima etapa. Porém, surpresas acontecem…

Na fase dos 32 avos-de-final, o Olympique de Marselha, que é o segundo maior vencedor da competição com dez títulos, enfrentou o modesto ASF Andrézieux-Bouthéon, clube da quarta divisão Nacional. A partida foi disputada no Estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne, e contou com a presença de 13.200 adeptos. A expectativa era que o clube de Marselha conseguisse facilmente a sua qualificação, mas o que todos presenciaram foi um espetacular dois a zero para o ASF Andrézieux-Bouthéon. O resultado espantou o Futebol mundial e foi destaque nos maiores jornais desportivos franceses.

O placar mais expressivo da história do modesto ASF Andrézieux 
Fonte: ASF Andrézieux-Bouthéon

O ASF Andrézieux-Bouthéon foi fundado em 1947, após uma fusão entre os vermelhos da ASF e os azuis do Bouthéon, assim tornando-se na Associação Desportiva Forezienne Andrézieux-Bouthéon. O clube é da cidade de Saint-Étienne e tem uma parceria com o AS Saint-Étienne, da elite francesa. Em pouco mais de 70 anos de história, o ASF Andrézieux-Bouthéon ainda mantém o estatuto de amador na França, apesar de se poder orgulhar por estar há 16 anos consecutivos a competir em ligas profissionais. Alguns jogadores possuem outra fonte de rendimento além do futebol e a expectativa para a atual temporada é modesta: apenas permanecer na quarta divisão Nacional. As maiores glórias do clube foram a conquista, por duas vezes, em 2007 e 2016, da quinta divisão francesa.

Atualmente, o ASF Andrézieux-Bouthéon ocupa a sexta posição no grupo B da National 2, e enfrentará o AS Lyon-Duchère, da terceira divisão francesa, na próxima fase da Taça de França. Até onde pode chegar ninguém sabe, mas o certo é que este simpático clube registou um dos maiores momentos da sua história ao bater o poderoso Olympique de Marselha.

Foto de capa: ASF Andréziuex-Bouthéon

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica é o único clube invicto nas principais ligas europeias

Com a derrota do FC Porto frente ao Casa Pia, o Benfica tornou-se a única equipa das principais ligas europeias sem derrotas no campeonato.

Jérémy Jacquet vai rumar ao Liverpool no próximo verão aa troco de 70 milhões de euros

Jéremy Jacquet tornou-se um dos defesas mais caros da história do futebol com a transferência de 70 milhões de euros do Rennes para o Liverpool.

Avançado com passagem em clube da Premier League anunciado como reforço do Tondela

Benjamin Kimpioka é reforço do Tondela até ao final da temporada após deixar o Sivasspor, onde apontou um golo e uma assistência em 19 jogos.

Álvaro Pacheco: «Para mim, o FC Porto é uma das equipas que melhor joga»

Álvaro Pacheco analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto tem baixa de peso confirmada para o Clássico contra o Sporting

O FC Porto perdeu com o Casa Pia em Rio Maior. William Gomes foi expulso e é baixa confirmada para o Clássico contra o Sporting.

Pablo Rosario: «Criámos mesmo muitas oportunidades, mas este relvado não é para uma Primeira Liga de Portugal»

Pablo Rosario analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

Gaizka Larrazabal: «Fizemos o nosso trabalho de forma bem feita»

Gaizka Larrazabal analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.