📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Das 18 equipas em competição na Primeira Liga, uma dezena é nortenha, com destaque para a zona do Grande Porto com cinco emblemas. As razões não são claras, mas é por demais evidente a forte presença de equipas desta zona do país no principal escalão do futebol português.

Este dado sofrerá, necessariamente, alterações no fim da presente temporada. Neste momento, três equipas do Norte estão em zona de descida – CD Feirense, CD Aves e GD Chaves. Pouco acima e não tão longe assim, estão também Boavista FC e CD Tondela.

Naturalmente que qualquer previsão será prematura, visto que só agora termina a primeira volta do campeonato. No entanto, ainda que nada mude – ou tudo se modifique – a Primeira Liga prepara-se para receber mais emblemas com coordenadas geográficas semelhantes; FC Paços de Ferreira e FC Famalicão ocupam neste momento os dois primeiros lugares da Segunda Liga.

Os castores são favoritos à subida de divisão
Fonte: FC Paços Ferreira

Novamente, é ainda prematuro poder avançar com certezas, mas os castores seguem na liderança com apenas um empate e três derrotas, seguidos de perto pelos famalicenses. Um pouco mais atrás segue o GD Estoril Praia. Num cenário “perfeito” para os nortenhos, às 10 equipas da Primeira Liga poder-se-ia acrescentar a companhia de mais dois emblemas, perfazendo um total de 12 em 18, mais de 60 porcento dos competidores.

No entanto, convém ainda relembrar que o Gil Vicente FC, que atua na série A do Campeonato de Portugal, viu uma decisão da justiça garantir-lhe o acesso à Primeira Liga já na próxima temporada. O caso é conhecido e já foi bastante discutido, tendo agora sorrido à equipa de Barcelos. No melhor cenário, poderão ser 13 equipas do Norte num total de 18, cerca de 70 por cento. Na pior das hipóteses serão oito, perto de metade.

Foto de Capa: FC Paços Ferreira

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mike Maignan perto de definir o futuro no AC Milan

Após rumores sobre a saída de Mike Maignan, o diretor do AC Milan assegurou que o clube e o guardião francês já estão em negociações.

Avançado do Casa Pia contratado no verão de 2024 pode finalmente estrear-se pelo clube

Clau Mendes esteve mais de um ano lesionado. O avançado foi dado como apto e poderá ser utilizado caso Gonçalo Brandão assim o deseje.

Lyon de Paulo Fonseca volta às vitórias com triunfo sobre o Le Havre

O Lyon venceu por 1-0 o Le Havre, a contar para a 16.ª jornada da Ligue 1. Afonso Moreira foi titular na formação de Paulo Fonseca.

WWE Saturday Night’s Main Event: Obrigado por tudo, John Cena

O último evento especial da WWE em 2025 era aquele que prometia mais emoções fortes. John Cena ia disputar o último combate da sua riquíssima carreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Nápoles derrotada no terreno da Udinese e Fiorentina afunda com derrota nos descontos: Eis os primeiros resultados do dia na Serie A

Este domingo, na 15.ª jornada da Serie A, o AC Milan empatou por 2-2 frente ao Sassuolo e o Nápoles foi derrotado por 1-0 pela Udinese.

Ajax reduz distância para o Feyenoord com triunfo caseiro

O Ajax reduziu a distância para o Feyenoord, batendo-os por duas bolas a zero, num encontro a contar para a 16.ª jornada da Eredivisie.

Há novidades em relação à situação de João Pedro Sousa no AVS SAD e já há um nome a ser apontado

João Pedro Sousa pode deixar de ser treinador do AVS SAD. João Henriques está a ser apontado como o seu sucessor.