📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Das ondas da Nazaré para a hola Mexicana

- Advertisement -

Stephen Antunes Eustáquio nasceu a 21 de dezembro de 1996 em Leamington, município pertencente à província de Ontário (Canadá), para onde os seus pais haviam emigrado há cerca de dois anos. Mais tarde, pouco depois de cumprir o seu oitavo aniversário, a sua família decidiu regressar a Portugal e ao concelho da Nazaré, sua terra natal, onde Stephen daria os primeiros passos no futebol, ao serviço do Grupo Desportivo «Os Nazarenos». Posteriormente, ingressou na UD Leiria, emblema no qual permaneceu até aos 17 anos de idade, antes de se mudar, em julho de 2014, para os juniores do SC União Torreense.

Ora, concluída a última etapa do seu processo formativo em Torres Vedras, o jovem médio acabaria por se estrear no referido emblema enquanto sénior, no decorrer da temporada de 2014/2015, num encontro respeitante à penúltima jornada da fase de manutenção da Série F do Campeonato Nacional de Seniores.

As duas épocas seguintes traduziram-se na afirmação do futebolista no SC União Torreense. Assim sendo, a uma primeira temporada onde Eustáquio participou em 25 partidas, seguiu-se a temporada de 2016/2017  na qual o luso-canadiano foi peça fundamental para que a formação orientada por Rui Narciso se sagrasse segunda classificada da Série F do Campeonato de Portugal, qualificando-se, consequentemente, para o play-off de promoção relativo à zona sul.

A chegada a bom porto

Eustáquio foi, esta temporada, dono e senhor do meio campo flaviense
Fonte: GD Chaves

O protagonismo alcançado no conjunto torreense ainda com tenra idade proporcionou a Stephen Eustáquio a oportunidade de ascender a um patamar superior, a Segunda Liga, o que se sucedeu depois de ser assegurado como reforço do Leixões SC. Contrariamente ao que seria expectável, o centrocampista não acusou o salto qualitativo e nem a idade (apenas, 20 anos), nem o facto de estar a pisar pela primeira vez os escalões profissionais constituíram um obstáculo à sua afirmação, conjugando boas exibições com uma regularidade digna de registo para alguém tão jovem.

Prova disso, foi o facto de Eustáquio ter atuado quase sempre os 90 minutos em todas as 20 partidas (só não o fez por duas vezes) que disputou na Segunda Liga pela equipa leixonense. Além disso, num total 21 jornadas possíveis, o médio defensivo apenas não participou numa (12.ª jornada), por estar a representar a seleção portuguesa de sub-21; provas de que a sua valia justificava novo salto, algo que viria a materializar-se, em janeiro de 2018, com a sua ida para o GD Chaves, da Primeira Liga.

Não há duas sem três

Chegado a Trás-os-Montes, Eustáquio não tardou, uma vez mais, a consolidar-se no onze. Após ter deixado alguns bons indicadores na segunda metade da época transata, a presente temporada veio desfazer as (poucas) dúvidas que persistiam em relação ao seu grande potencial. Inteligente e disciplinado, o médio polivalente completou, em média, (43,8) passes por jogo, revelando bons atributos na sua execução quer a curta, quer a longa distância. Na verdade, é possível inferir que, em termos de precisão de passe de longo alcance, o internacional sub-21 por Portugal se posicionou entre os melhores centrocampistas da competição, rivalizando com futebolistas como João Schmidt (Rio Ave FC), Gabriel Pires (SL Benfica) ou Nemanja Gudelj (Sporting CP). Além disso, em virtude da sua boa leitura de jogo, o pivot-defensivo efetuou uma média de (1,8) interseções por encontro.

México: o desafio que se segue na Máquina Celeste

A estreia de Eustáquio com a camisola dos Cementeros é aguardada com expectativa
Fonte: Cruz Azul Fútbol Club

Fundado há 91 anos, o Cruz Azul Fútbol Clube é um dos principais e mais tradicionais emblemas do país e, pese embora não ganhe um campeonato há mais de duas décadas, continua a ser um dos líderes em matéria de assistências. Esta temporada, Guillermo Álvarez Cuevas – proprietário do clube – confiou o destino da Máquina Celeste a Pedro Caixinha, técnico português que já sabe o que é ser campeão no México, pelo que a adaptação de Stephen Eustáquio poderá vir a ser facilitada.

Num outro prisma, a Liga MX é uma das competições que goza de maior representatividade no âmbito da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas). Neste sentido, e não obstante o médio ter representado até agora Portugal a nível internacional, nada o impede de, no futuro, optar por atuar pela seleção canadiana.

Em jeito de conclusão, espero apenas que este jovem médio seja capaz de dar continuidade à evolução que tem vindo a registar.

 

Foto de Capa: CD Chaves

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alverca confirma contrato profissional para ex-Sporting

O Alverca anunciou durante esta sexta-feira que Kevin Neves assinou um contrato profissional com o emblema ribatejano.

Renato Sousa e o Sporting x Marinhense: «Nós até estamos perto de Fátima… até podemos acreditar em milagres»

Renato Sousa realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Marinhense, válido pela quarta eliminatória da Taça de Portugal.

David Maside faz antevisão do FC Porto x Sintrense: «Jogar no Dragão vai ser muito, muito difícil, como se calhar não era há muito...

David Maside realizou esta sexta-feira a antevisão à partida entre o FC Porto e o Sintrense, para a Taça de Portugal.

FC Porto faz homenagem a Jorge Costa no banco de suplentes do Estádio do Dragão

O FC Porto apresentou, esta sexta-feira, uma homenagem a Jorge Costa com uma imagem gravada no banco de suplentes do Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola encantado com internacional português: «É absolutamente um dos melhores jogadores que treinei na minha carreira»

Pep Guardiola está muito satisfeito com o rendimento de Bernardo Silva, deixando vários elogios ao internacional português.

Américo Branco na lista de candidatos para diretor desportivo do AZ Alkmaar

Américo Branco, português de 35 anos que atualmente dirige o Fortuna Sittard, está a ser apontado ao AZ Alkmaar, para o cargo de diretor desportivo.

Terramoto na Premier League: clubes aprovam limite salarial e vão haver sanções

Os emblemas da Premier League provaram durante esta sexta-feira a imposição de um limite salarial a partir da próxima temporada.