Tó+Tó não é igual a Totó

Se há jogadores da nossa Liga que este ano têm provado todo o seu valor que estaria, talvez para os menos atentos, um pouco escondido, têm sido os dois Tós do nosso Campeonato. Falo pois de Tó(mané) e Tó(zé).

Tomané (António Manuel Fernandes Mendes)

Nunca achei o actual avançado do CD Tondela um grande jogador. É e sempre foi raçudo, dá tudo o que tem, mas nunca o vi como um goleador. Nunca achei que fosse para além da mediania. No entanto, dou a mão à palmatória: Tomané é um excelente avançado. Tomané é um matador. Tomané é muito mais que ‘mais um jogador’. Tomané é, a meu ver e sobretudo na sua actual equipa, ‘o jogador’.

Tendo já um longo percurso no nosso futebol e também além fronteiras, Tomané, acredito, terá crescido também em aspectos importantes para um qualquer jogador de futebol. Para além da sua qualidade futebolística, os anos terão transformado o avançado num jogador mais maduro, mais ciente das suas características, mais tranquilo até. Agora, sempre que vejo Tomané jogar, canso-me: de o ver correr e consequentemente de, por vezes, parecer que ele está em todo o lado, no que à linha avançada diz respeito. E depois tem aquele faro de goleador: aparece no sítio certo, remata com facilidade e até o cabeceamento não é nada mau, ele que não é, bem pelo contrário, um avançado alto.

Tomané está a fazer a melhor época da sua carreira
Fonte: CD Tondela

Tomané estará a fazer a sua melhor época de sempre. Para isso terá contribuído também Pepa e a ‘aparente tranquilidade’ que se vive em Tondela. Resta-me pois aguardar que Tomané possa dar o salto que, a meu ver, merece na íntegra. Se o vejo num clube com outras pretensões? Sim, claro! Sei que já esteve em Guimarães e acima do clube da cidade berço não há muito no nosso país. Mas consigo perfeitamente visualizar Tomané num SC Braga e não para passar o tempo no banco de suplentes.

Tozé (António José Pinheiro Carvalho)

Tozé, ao contrário de Tomané, sempre me encheu as medidas. Raçudo, tal como Tomané, o actual médio do Vitória SC é um jogador que acredito ter, ainda, muito para dar ao nosso futebol.

Tozé fez-se jogador no FC Porto, ou pelo menos as bases desse jogador que é hoje. Andou por vários clubes até o ano passado ter estacionado em Moreira de Cónegos por empréstimo do Vitória SC. E, tal como noutros lugares deste nosso Portugal, Tozé brilhou: brilhou pela entrega, intensidade, objectividade e pelo golo, que é, a meu ver, o que faz dele um médio ‘especial’.

Tozé tem no seu poderoso e colocado remate a sua arma mais forte
Fonte: Vitória SC

Tozé tem essa característica que entendo ser a que faz a diferença quando comparado à maioria. Dono de um remate poderoso e colocado, não poucas vezes faz uso dele, tentando e tentando… até ao golo que vai acontecendo bastantes vezes para um médio de uma equipa ‘europeia’. Tozé é também esclarecido no passe, mesmo no passe médio/longo, sendo as suas aparições na grande área adversária também uma constante.

O futuro? A meu ver, Tozé poderá vir a fazer parte de um plantel como o do SC Braga ou, quiçá, de um dos três grandes, e se não para jogar sempre, pelo menos para jogar minutos com regularidade. Imagino-o perfeitamente no clube arsenalista, mas até no Sporting CP eu consigo visualizar uma dupla de médios formada por ele e Bruno Fernandes, à frente do médio defensivo leonino. Pode parecer exagero, mas aguardo que o tempo me possa dar razão.

Tomané e Tozé: dois jogadores que vão a tempo de fazer ainda mais figura no nosso futebol. Assim a sorte e a qualidade de ambos o queira.

 

Foto de Capa: Liga Portugal

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Patrick Vieira renova contrato com o Genoa até 2027

Patrick Vieira prolongou a ligação ao Genoa. Técnico francês fica ligado ao emblema italiano até 2027.

GP Aragão: Passeio no parque para Marc Márquez

Depois de umas últimas corridas marcadas pela imprevisibilidade, o Grande Prémio de Aragão marcou o regresso à normalidade

João Pinheiro nomeado para o Finlândia x Polónia de qualificação para o Mundial 2026

João Pinheiro vai chefiar uma equipa de arbitragem 100% portuguesa. Em causa o Finlândia x Polónia do apuramento para o Mundial 2026.

França vence Alemanha por 2-0 e termina Liga das Nações no 3º lugar

França venceu a Alemanha por 2-0 no jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar da Liga das Nações. Vitória gaulesa em Estugarda.

PUB

Mais Artigos Populares

Alejandro Garnacho tem 5 pretendentes depois de ser criticado por Ruben Amorim e de ser colocado à venda pelo Manchester United

Alejandro Garnacho vai deixar o Manchester United neste mercado. Avançado argentino tem cinco pretendentes.

Antonio Conte trava chegada de reforço ao Nápoles

Antonio Conte não está interessado na contratação de Jonathan David. Nápoles tentava acordo com o avançado canadiano.

Flamengo quer fechar reforço por 11 milhões de euros a tempo do Mundial de Clubes 2025

O Flamengo tem acordo pessoal com Jorge Carrascal. Foco do clube brasileiro está agora no acordo com o Dínamo Moscovo.