O Luís, para ser mais fácil

- Advertisement -

Nunca o SL Benfica tinha jogado com tantos jogadores formados no Seixal. Nunca o Benfica tinha ganho na Turquia. E melhor: foi feito dentro dos mesmos 90 minutos.

E quem é que se destacou? O Luís. Mas quem é o Luís? O Florentino. O Florentino Luís. Mas dizer Florentino Luís é um enrola língua e temos de ser simples, simples como o Luís. Simples como o futebol do Luís.

Bruno Lage tem procurado mostrar a ideia de que todos contam e já é segunda vez que conta e aposta no novo jovem do Seixal na equipa A. O trinco português iniciou os seus primeiros passos no futebol ao serviço do GR Tercena (futsal) e depois partiu para o Real SC (de Massamá), antes de chegar ao Glorioso. No Benfica fez a restante formação desde os sub-13 até ao coletivo principal e muita dessa formação foi pelas mãos de Bruno Lage, seu atual treinador. Estreou-se no plantel principal na vitória esmagadora de dez a zero frente ao CD Nacional e surgiu no onze inicial da vitória por dois a um frente ao Galatasaray.

No primeiro duelo jogou sem pressão – o resultado estava conquistado e os poucos minutos de jogo serviram para mostrar ao jovem jogador o que é jogar dentro do Estádio da Luz e fazer perceber ao próprio os movimentos dos jogadores à sua volta. Em terreno turco, para a Europa League, o trabalho foi mais exigente e com margem de erro mínimo. O médio português jogou ao lado de Gedson Fernandes, um médio rápido e com caraterísticas ofensivas, deixando ao Luís a tarefa mais defensiva do meio-campo.

Temos médio-defensivo para o presente e para o futuro. E é do Seixal
Fonte: SL Benfica

Com pouco mais de 90 minutos dentro de campo, conseguimos perceber duas boas caraterísticas do médio: corte de bola e rápido a decidir. O camisola 61 aproxima-se dos adversários e tenta recuperar os esféricos com a maior das rapidezes com simples cortes. Posteriormente, talvez ainda devido à pressão dos primeiros encontros no plantel principal, é demasiado rápido a decidir e acaba por jogar pelo seguro e levar a bola para linhas de passe, que, sendo boas, não são as melhores.

E o futuro? Que futuro terá Luís nesta equipa? Ora bem, a concorrência é fortíssima e temos de ter a consciência disso. Fejsa tem estado lesionado, mas apresenta-se com notáveis melhorias e poderá ser escolha de Bruno Lage nas próximas partidas. Samaris – desculpem -, este novo Samaris, é também uma escolha segura e ultimamente tem limpado a sua imagem juntos dos adeptos. Gabriel também pode fazer essa posição e, se jogar tão bem como tem jogado, claramente ocupa a terceira escolha de Bruno Lage.

Posto isto, é difícil prever que Luís faça parte das escolhas regulares do treinador encarnado, mas a paciência é um dos segredos do sucesso. Talvez um empréstimo não fosse a melhor solução a curto e médio prazo. Temos de perceber qual a estratégia do clube encarnado, do treinador e do próprio jogador.

Artigo corrigido por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa inglesa aponta 7 treinadores ao Tottenham e mete português ao barulho

O Tottenham procura um novo treinador depois do despedimento de Thomas Frank. Sete nomes foram apontados aos spurs.

Portugal já conhece possíveis adversários no sorteio da Liga das Nações

Portugal já conhece leque de possíveis adversários no sorteio da Liga das Nações. Seleção nacional está no pote 1 da Liga A.

Médio do Benfica B elogia Andreas Schjelderup: «Um jogador que vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível»

Tomás Cruz deixou elogios a Andreas Schjelderup, médio do Benfica B que tem sido chamado por José Mourinho para os treinos da equipa principal.

Mikel Arteta comenta despedimento de Thomas Frank e elogia Viktor Gyokeres: «Acho que tudo melhorou e agora está a dar certo»

Mikel Arteta fez a antevisão do Brentford x Arsenal. Técnico falou de Viktor Gyokeres e de Thomas Frank.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Reis já está na Rússia e tem número de camisola e data de arranque de trabalhos no CSKA Moscovo definidos

Matheus Reis já está na Rússia e prepara-se para assinar com o CSKA Moscovo. Defesa vai usar o número 2.

Francisco Conceição volta aos treinos na Juventus e dá bons sinais na recuperação da lesão

Francisco Conceição poderá ser opção para o Inter Milão x Juventus. Extremo português voltou aos trabalhos com o grupo.

Al Nassr de Jorge Jesus derrota Arkadag na Champions League Asiática 2 sem Cristiano Ronaldo e João Felix

O Al Nassr de Jorge Jesus venceu o Arkadag por 1-0, na primeira mão dos oitavos de final da Champions League Asiática 2.