FC Porto x SL Benfica: 1, X ou 2?

Joga-se, no Estádio do Dragão, o FC Porto x SL Benfica. Será o terceiro assalto da época. No primeiro o SL Benfica venceu por 1-0 e no segundo a equipa de Sérgio Conceição bateu as águias por 3-1. Entram em campo as duas melhores equipas portuguesas e as únicas que, na minha opinião, ainda têm reais e realistas aspirações de conquistar o título nacional. Entram em campo com um mero ponto a separá-las (favorável aos portistas), e com a certeza de que quem ganhar passará a ser a única equipa a depender de si própria para ser campeã. Depois do apito final do jogo de logo à noite, restarão 10 partidas para o final do campeonato.

Muito se costuma debater acerca de jogos deste caráter. Nunca ninguém nega que são importantes e todos tentam colocar alguma água na fervura na hora de os apelidar de “decisivos”. Não será hoje que se ficará a conhecer o novo campeão nacional, mas vai ser possível levantar um pouco do véu. São duas equipas num extraordinário momento de forma e quem sair desta batalha na frente vai colocar uma mão no título.

Ainda assim, por jogar em casa e pela vantagem que leva na classificação, é o FC Porto que tem a oportunidade de colocar uma pedra mais pesada sobre a questão do primeiro lugar. Uma vitória portista fará alargar a vantagem para 4 pontos e permitirá à equipa de Sérgio Conceição recuperar o conforto pontual que perdeu com os empates no Minho frente a Vitória SC e Moreirense FC. Se, adicionalmente, a vitória se proporcionar por um resultado que lhe garanta vantagem no confronto direto (os Dragões perderam o jogo da primeira volta por 1-0), acredito que o campeonato se decidirá já hoje, pese embora as 10 jornadas que ficarão a faltar e os difíceis jogos que ficarão, ainda, por disputar.

Se a vitória sorrir aos encarnados, o cenário é ligeiramente diferente. A vantagem na frente da tabela passa para 2 pontos e muda de dono. E este é um fator de extrema relevância visto que o FC Porto vem sendo o líder há já várias jornadas. Mais do que o peso pontual, acredito que seria o peso emocional a marcar diferenças. Por um lado, o elã que daria ao Benfica recuperar a liderança na casa do rival e por outro a frustração portista por perder a liderança numa derrota caseira e a ferida que se abrirá por não ter sido capaz de conquistar qualquer ponto frente ao rival direto. Muito mais do que a distância pontual, julgo que seria também um resultado decisivo pelo lado emocional.

Será o terceiro jogo entre FCP e SLB esta época. Para já, uma vitória para cada lado
Fonte: FC Porto

Em caso de empate tudo permanecerá igual. O FC Porto ficará com meio ponto de vantagem. E meio porque em caso de igualdade pontual no final do campeonato a vantagem será das águias. Assim, apesar de confirmar o FC Porto como única equipa a depender de si própria para ser campeã, a distância não chegará sequer a ser relevante.

No que concerne ao jogo jogado, as equipas chegam na mó de cima e após uma série de resultados contundentes. O FC Porto acaba de colocar um pé e maio na final da Taça de Portugal após uma vitória por 3-0 sobre o SC Braga e o Benfica vem somando goleadas e boas exibições sob o comando de Bruno Lage. São duas equipas muito verticais e sempre com os olhos postos na baliza, ainda que o SL Benfica privilegie um pouco mais a posse ao invés do FC Porto, que busca incessantemente a rotura na profundidade.

Vamos aos onzes prováveis. No lado do FC Porto existem algumas dúvidas. Na defesa há o ponto de interrogação Militão. Importa perceber se voltará ao onze após castigo interno e se sim quem será o sacrificado. Poderá ser um dos centrais ou Manafá, encostando o jovem brasileiro à lateral direita. No meio campo Danilo será a maior dúvida. Regressa de lesão e Óliver e Herrera têm estado em plano de destaque. No caso da entrada do internacional português entrar na equipa titular, a possibilidade de jogar com os três é a mais provável. No ataque parece claro que Brahimi e Corona serão apostas restando perceber se a aposta para o centro será em Soares ou Marega. Até pode dar-se o caso de jogarem ambos e de se sacrificar um médio. Nesta equação importa, ainda, lembrar os nomes de Ádrian, Otávio ou Fernando Andrade que poderão, igualmente, ter uma palavra a dizer. Portanto, muitas dúvidas no Reino do Dragão.

No lado do SL Benfica são menos as dúvidas. Vlachodimos será o guarda-redes e na defesa deverão alinhar André Almeida, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo. No meio campo Pizzi, Gabriel e Rafa têm lugar assegurado e o quarto elemento deverá ser Samaris. Por fim, João Félix, a nova coqueluche encarnada, surgirá no apoio ao renovado goleador, Seferovic.

Em suma, independentemente dos alinhamentos inicias, vão entrar no relvado do Dragão duas equipas com armas poderosas e muito bem orientadas que, em caso de vitória, darão um passo quase definitivo para a conquista do título de campeão nacional. Luzes, câmara, ação. Role a bola.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

Francisco Conceição é a prioridade de mercado da Juventus e dia 15 de julho é fulcral para o FC Porto

A Juventus vai fazer um forcing por Francisco Conceição nos próximos dias. Extremo do FC Porto é a prioridade da Vecchia Signora.

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

PUB

Mais Artigos Populares

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.

Francisco Neto: «Foi um jogo à Diogo Jota, sempre a acreditar e ligados»

Francisco Neto falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

O golo salvador de Diana Gomes que empatou o Portugal x Itália e mantém as Navegadoras vivas no Euro 2025 Feminino

Diana Gomes marcou o primeiro golo de Portugal no Euro 2025 Feminino. Defesa central empatou o duelo com a Itália.