Um cenário mais azul

A nação portista acordou hoje de manhã mais confiante. A generalidade dos portistas acredita mais hoje no título de campeão nacional do que ontem.

O cenário após a derrota caseira com o SL Benfica era negro e confesso que nem com uma série de 10 vitórias consecutivas até ao final do campeonato eu acreditava num FC Porto campeão. Hoje, acredito, firmemente, que se Sérgio Conceição e os seus jogadores conquistarem os 27 pontos que faltam disputar sagrar-se-ão campeões nacionais pela 29ª ocasião na história do clube.

Antes da jornada que passou o cenário era o seguinte: SL Benfica em primeiro com 59 pontos, seis jogos em casa e quatro fora por disputar e um calendário mais folgado do que o FC Porto que, por sua vez, tinha 57 pontos, cinco jogos em casa e cinco fora por disputar e ainda teria que jogar com o Sporting CP. A juntar a tudo isto, o clássico marcou uma jornada em que o FC Porto perdia a liderança no seu próprio estádio e em que o SL Benfica confirmava uma excecional recuperação e passava para a frente da tabela classificativa depois de recuperar uma desvantagem de sete pontos.

Tive a oportunidade de referir, neste espaço, que uma eventual vitória do SL Benfica no Estádio do Dragão poderia resolver o campeonato a favor dos encarnados pelo impacto emocional que poderia ter. O elã positivo que criaria na massa adepta do SL Benfica e a ferida que se abriria mais a norte, depois de perdida a liderança num campeonato que chegou a estar ganho, dificilmente permitiriam a abertura de uma nova janela de oportunidade para os dragões se acercarem do título. O calendário era claramente favorável às águias e passaria a existir uma clara vantagem, não só pontual e no confronto direto, mas também no lado emocional da coisa.

Danilo voltou aos golos 15 meses depois e será peça fundamental no assalto final ao título de campão nacional
Fonte: FC Porto

O que é certo é que volvida uma semana tudo mudou. Não no que concerne à liderança, que se mantém do lado do SL Benfica, nem no que diz respeito à possibilidade de o FC Porto depender de si próprio para chegar ao título, que não depende. No entanto, muitas coisas mudaram. Nem sequer relevo a questão pontual, que apesar de importante não é o que mais me faz crer num Porto campeão. O que na verdade mudou é que o SL Benfica caiu à primeira.

Logo na primeira de dez finais, os comandados de Bruno Lage desperdiçaram a almofada de segurança que tinham. E se há algo que a semana desportiva veio demonstrar é que o SL Benfica, que caminhava seguro e galopante rumo ao título, não está assim tão seguro. Na perspetiva benfiquista era fundamental confirmar, num jogo disputado no Estádio da Luz, o resultado obtido uma semana antes na cidade invicta. Os adeptos acorreram ao estádio mas o balão que estava cheio de confiança esvaziou e a pressão é, agora, muito maior. Se tivermos, ainda, em conta o medíocre jogo e resultado dos encarnados em Zagreb (que acredito que será corrigido com maior ou menor dificuldade na segunda mão), e a categórica e emocionante passagem do FC Porto aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, aferimos que o oxigénio que se perdeu no balão do Benfica, foi empurrado pelo vento para a cidade Invicta e para o plantel dos azuis e brancos.

Em suma, a vantagem classificativa mantém-se do lado do SL Benfica, no entanto, a vantagem pontual esfumou-se e o ascendente emocional desapareceu. Cabe ao FC Porto não vacilar na pressão ao rival e ir somando os três pontos jornada após jornada. Se o fizer acredito que os comandados de Bruno Lage acabarão por vacilar. Não deixa de ser irónico ter sido o Belenenses, que alinha normalmente de azul e branco, a provocar este pequeno volte face e a pintar levemente de azul um novo cenário. Azul dá, azul tira.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.