O conto de fadas do Getafe de Pepe Bordalás

- Advertisement -

Situa-se a 14 quilómetros do centro de Madrid e é lá que habita a grande sensação da Liga Espanhola. O Getafe CF está, atualmente, no quarto lugar do campeonato – apenas atrás dos tubarões de Madrid e do FC Barcelona – e, portanto, em posição de acesso à Liga dos Campeões na próxima temporada.

Toda esta história se torna mais surpreendente porque a equipa dos arredores de Madrid tem o quarto orçamento… mais baixo da liga, apenas à frente dos três recém-promovidos! Está a ser verdadeiramente uma época de sonho para os adeptos azulones, pois creio que nem o adepto mais otimista acreditaria ver a sua equipa na «zona Champions» a onze jogos do fim.

Grande parte do mérito tem que ser dado a José «Pepe» Bordalás, técnico de 55 anos que, enquanto jogador, terminou precocemente a sua carreira (aos 28 anos), sem nunca ter passado da quarta divisão espanhola. Enquanto técnico, depois de ter subido o Deportivo Alavés à La Liga em 2015/2016, aceitou o desafio do Getafe CF para atacar nova subida, isto porque o Geta havia sido relegado à Liga Adelante, após 12 anos primodivisionários. Objetivo traçado… objetivo cumprido! O Getafe terminou em terceiro lugar, foi forçado a disputar o play-off de subida, mas conseguiu a promoção.

A época passada marcou o regresso dos azulões à primeira divisão espanhola e a estreia de Bordalás ao comando de uma equipa do principal campeonato espanhol. Os resultados foram bastante meritórios, já que a equipa terminou num notável oitavo lugar, quando o objetivo traçado pelo clube era… a manutenção!

Esta temporada, a manutenção está garantida, e a cereja no topo do bolo bem encaminhada. A equipa está a apenas seis pontos do Real Madrid (terceiro lugar), tem uma vantagem de quatro pontos em relação ao quinto (Alavés, outra boa surpresa) e de seis pontos em relação aos lugares de Liga Europa. A juntar à boa prestação no campeonato, uma boa prestação na Taça do Rei, onde a equipa caiu de forma dramática nos quartos de final frente ao Valencia CF, ao sofrer dois golos nos descontos do jogo da segunda mão, no Mestalla, quando atuava com apenas nove jogadores.

Com um plantel curto (apenas 23 jogadores), a equipa tem potenciado muitos jogadores. Na baliza, David Soria é titular indiscutível e é o guardião espanhol menos batido do campeonato, fazendo por merecer uma chamada de Luís Enrique para a seleção. No eixo defensivo, destaca-se Djene, jogador forte nos duelos, com bom sentido posicional e saída de bola interessante. Na lateral esquerda, o português Antunes é dono e senhor do lugar e garante grande pujança ofensiva, com cruzamentos de grande qualidade.

Antunes e Jaime Mata, duas das figuras da equipa
Fonte: Getafe CF

No entanto, é na frente do ataque que moram as duas maiores figuras da equipa: Jaime Mata e Jorge Molina, responsáveis por 64% dos golos da equipa! Aliás, esta equipa tem um dado curioso: apenas sete jogadores marcaram golos, com destaque para esta dupla maravilha que apontou 23 dos 36 golos. Mata é o melhor marcador da equipa e o melhor espanhol na lista dos goleadores, com 13 tentos, aos quais ainda junta seis assistências, números que lhe valeram a distinção de jogador do mês da Liga Espanhola. Na temporada passada, marcou 35 golos ao serviço do Real Valladolid CF na segunda divisão espanhola, mas não renovou contrato e chegou ao Coliseum Alfonso Peréz a custo zero. Agora, é apontado à seleção espanhola e o principal responsável pelos sonhos dos adeptos azulones.

O Getafe CF procura regressar às competições europeias, onde já esteve por duas vezes. Em 2007/2008, eliminou o SL Benfica e chegou aos quartos de final, onde apenas foi batido no último minuto do prolongamento pelo FC Bayern Munique. Agora, a equipa procura atingir de novo a glória europeia.

Não será fácil manter esta posição, pois tem atrás de si emblemas com orçamentos muito superiores e objetivos assumidos de chegar às competições europeias, como o Valencia, o Betis, ou o Sevilla FC. No entanto, os comandados de Pepe Bordalás prometem dar tudo até ao fim, em busca de um sonho impensável para muitos.

 

Foto de capa: Getafe CF

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Más notícias para o Benfica: Georgiy Sudakov substituído do jogo da Ucrânia devido a lesão

Georgiy Sudakov saiu lesionado do jogo da Ucrânia sexta-feita. O médio do Benfica saiu com queixas no ombro esquerdo.

Foram entregues 7 listas eleitorais para a presidência do Benfica e aguardam verificação da Mesa da Assembleia Geral

A Mesa da Assembleia Geral do Benfica anunciou que sete listas eleitorais foram entregues e que brevemente darão início à campanha.

Atlético Madrid bate Inter Milão nos penáltis em jogo particular disputado na Líbia

O Atlético Madrid derrotou o Inter Milão nos penáltis, num encontro particular que teve lugar em Benghazi, na Líbia.

Vitória SC responde a André Villas-Boas: «Dispensamos intromissões exteriores, sobretudo com falta de conhecimento»

O Vitória SC divulgou um comunicado a responder a André Villas-Boas acerca da centralização dos direitos televisivos.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Mónaco oficializa despedimento de Adi Hutter

Adi Hutter já não é treinador do AS Mónaco. O técnico austríaco foi despedido na sequência dos recentes maus resultados da equipa.

Rui Costa garante que não quer fazer uma campanha suja e atira: «Não queremos que o futebol seja uma selva»

Rui Costa voltou a discursar em campanha para a presidência do Benfica. O presidente das águias garantiu que quer promover melhorias no futebol português.

João Félix falha treino e é dúvida para o Portugal x Irlanda

João Félix falhou o último treino de preparação de Portugal para o jogo com a Irlanda devido a problemas físicos.