📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Certamente que já tinha ouvido falar de Umaro Embaló, uma vez que o nome do jovem extremo nascido em Bissau, há 17 anos, tem surgido, de forma recorrente e desde há dois anos, na imprensa desportiva nacional e internacional. Recrutado, decorria o ano de 2015, pelo SL Benfica aos iniciados da AD Oeiras, o jovem Umaro tem-se afirmado, desde então, como uma referência nos diversos escalões de formação das Águias devido à tremenda qualidade do seu pé esquerdo, que tanto lhe confere imprevisibilidade (no um para um) como frieza na hora de finalizar; prova disso são os 49 golos marcados em 71 jogos antes da sua transição para júnior.

Paralelamente ao percurso de excelência traçado nas camadas jovens dos Encarnados, e não obstante o facto de só ter chegado a Portugal no ano de 2014, Embaló tem, igualmente, vindo a ocupar um papel de relevo nas seleções jovens do nosso país. Assim, após fazer a sua estreia em novembro de 2015 na categoria de sub-16, o avançado nascido na Guiné-Bissau foi progredindo nos vários escalões (neste momento, atua pelos sub-19), levando já 25 golos em 48 partidas (números a ter em conta, ainda para mais tratando-se de um extremo).

2018/2019: Uma época em cheio

Depois de se ter exibido em bom plano na época transata, contribuindo para que a formação do SL Benfica, orientada por João Tralhão, almejasse a conquista do Campeonato Nacional de Juniores A, Umaro (ainda júnior de primeiro ano) passou, à semelhança de outros colegas, a alternar entre a formação de juniores (tendo participado na presente edição da UEFA Youth League, prova na qual efetuou um golo e três assistências em seis encontros), a recém-criada equipa de sub-23 e, também, pela equipa B da formação encarnada.

Embaló conquistou os títulos de campeão nacional nos escalões de iniciados, juvenis e juniores
Fonte: SL Benfica

Por conseguinte, Embaló pode orgulhar-se de se ter estreado enquanto profissional com apenas 17 anos, depois de merecer a confiança de…Bruno Lage à passagem da sétima jornada da Segunda Liga, em outubro do ano passado.

Ainda assim, o promissor extremo tem vindo a atuar, maioritariamente, nos sub-19, formação treinada por Luís Nascimento, onde, sem surpresa, tem dado mostras da sua grande valia. Neste momento, aliás, o extremo que, apesar de ser esquerdino, atua no flanco oposto, totaliza sete jogos (correspondentes a 630 minutos de utilização) e seis golos, dois terços dos quais foram alcançados já no decorrer da fase com vista ao apuramento do campeão da primeira divisão da respetiva categoria.

Espera-se, pois, que Embaló continue a evoluir e que, num futuro próximo, possa vir a dar o próximo passo numa carreira que se augura bastante promissora.

 

Foto de Capa: SL Benfica

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.