📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Como toda a gente sabe, o SL Benfica e o FC Porto são os dois principais rivais do Campeonato Português. Isto porque são os dois clubes portugueses com o melhor historial de títulos a nível nacional, no que diz respeito ao futebol. A partida onde ambos se encontram em campo denomina-se “Clássico”, e dificilmente será entendido como um simples jogo, pois a rivalidade dos dois clubes transcende, por vezes, os campos futebolísticos.

Embora, historicamente, apenas o FC Porto se tenha assumido “politicamente” na sua cidade, ambos os clubes têm uma enorme dimensão nacional entre adeptos e sedes/casas por todo o país. Mais ainda, os dois rivais têm também casas do clube no estrangeiro, onde são bastante apoiados.

No que diz respeito às estatísticas, o Sport Lisboa e Benfica é, neste momento, o detentor de mais títulos, em comparação com os azuis e brancos. Por sua vez, é o FC Porto quem tem mais campeonatos ganhos consecutivamente e é também o recordista das Supertaças Cândido de Oliveira. Não ficando só por aqui, os dragões são o clube português mais bem-sucedido nas provas europeias, com sete troféus conquistados, liderando o confronto direto com o rival encarnado. Mas não é só o FC Porto quem domina: o SL Benfica é o clube com mais títulos nacionais e é recordista dessa mesma competição, adicionando também as Taças de Portugal e as Taças da Liga, sendo assim a única equipa com todas as quatro competições nacionais no mesmo ano (2014). No que toca a competições internacionais, as águias voltam a estar em destaque, sendo o único clube a ser Bicampeão Europeu (1961 e 1962) e ainda a alcançar o recorde de finais europeias (10).

Esta época, o SL Benfica tem estado melhor que o FC Porto no que diz respeito às estatísticas.
Fonte: SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Falando apenas desta época, o Benfica está em melhor posição que o Porto no que diz respeito ao melhor ataque e às maiores goleadas. No entanto, o clube do Norte é, neste momento, o clube com melhor defesa e menos derrotas. Mais ainda, as águias têm o melhor marcador (Seferovic), o maior número de assistências (Pizzi), a maior média de golos (Seferovic) e o melhor marcador suplente (Seferovic). Já os dragões são apenas os detentores do jogador com mais minutos de jogo (Iker Casillas).

Ocupando o 1º lugar da tabela classificativa da Liga NOS, o SL Benfica soma 28 jogos, 77 golos marcados, 44 golos marcados em casa, 33 golos marcados fora, quatro golos marcados através de grande penalidade, um auto-golo a favor, 65 golos marcados com titulares, 11 golos marcados com jogadores suplentes e nove vitórias por mais de três golos. Já o FC Porto conta com o mesmo número de partidas, com 58 golos marcados (menos 19 golos que as águias), com 34 golos marcados em casa (menos 10 que os encarnados), 24 golos marcados fora (menos nove que o SL Benfica), cinco golos marcados através de pénalti (mais um que o Benfica), um auto-golo a favor (o mesmo que as águias), 50 golos marcados por titulares (menos 15 que os encarnados), sete golos marcados por suplentes (menos quatro que o clube da capital) e sete vitórias por mais de três golos (menos duas que o SL Benfica).

Neste sentido, tudo aponta para a superioridade do clube da Luz no que se refere a estatísticas. Os confrontos diretos também mostram que o Benfica tem vantagem sobre o clube da Invicta, visto que as águias ganharam na Luz (para o campeonato) por uma bola a zero a 7 de outubro de 2018 e, no Dragão (também para o campeonato) por duas bolas a uma a 2 de março deste ano.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Bola na Rede

Mafalda Feliciano
Mafalda Felicianohttp://www.bolanarede.pt
A Mafalda é uma pessoa simples, contenta-se com o que tem, mas que dá tudo o que pode. Ela é desastrada, mas gosta de ter as suas coisas organizadas. Ela é extrovertida, no entanto, quando o assunto é sério, não há quem lhe tire a atenção. Por vezes ela é tão perfeccionista que chega mesmo a irritar. Ela é persistente, mas sabe quando tem de parar de insistir. Ela é realista e honesta. Dispensa brincadeiras de mau gosto. Com ela ou é oito ou oitenta.                                                                                                                                                 A Mafalda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.