O inédito representante açoriano nos Nacionais

O GD Fontinhas é novo campeão dos Açores e mais uma prova de como a vida de um clube pode mudar de um momento para o outro. O clube da Praia da Vitória, da ilha Terceira, do arquipélago dos Açores, sagrou-se campeão após somar 62 pontos, mais oito que o principal candidato à subida e habitual representante nos nacionais dos Açores, o SC Lusitânia.

Desde cedo se percebeu que o GD Fontinhas tinha argumentos individuais e coletivos para surpreender e subir de divisão. Nos primeiros 14 jogos, a equipa somou 12 vitórias. Ao todo, foram 19 vitórias, quatro empates e três derrotas. Um registo que permitiu superar os grandes “tubarões” do futebol açoriano, como o já mencionado SC Lusitânia, mas também o C. Operário Desportivo, que, nas últimas épocas, até esteve no playoff de subida à Segunda Liga.

Num plantel recheado de açorianos, o GD Fontinhas conseguiu a perfeita simbiose entre irreverência e veterania. Apetrecharam o plantel com vários jogadores que já tinham experiência no Campeonato de Portugal, ao representarem os outros clubes da ilha, e formaram um grupo coeso que acabou por subir sem grandes alaridos, fixando-se no topo do campeonato dos Açores desde cedo.

Na próxima época, haverá um dérbi da Praia da Vitória: GD Fontinhas vs SC Praiense
Fonte: GD Fontinhas

Os “rubro-negros” nunca tinham passado do campeonato de ilha, ou seja, nunca tinham conseguido subir ao campeonato dos Açores (nos Açores, cada associação tem o seu campeonato, sendo que só quem sobe nesse campeonato, é que participa no campeonato dos Açores).

No entanto, em 2016/2017, conseguiram vencer o campeonato da associação de Angra de Heroísmo e subir pela primeira vez na sua história ao campeonato dos Açores. Em 2017/2018, garantiram a permanência sem qualquer tipo de sobressalto, deixando já crescer água na boca, no que toca aos resultados e exibições.

Foi então em 2018/2019, que confirmaram toda a sua qualidade e superiorizaram-se à concorrência. Importante destacar o técnico Francisco Faria, já com experiência de Campeonato de Portugal pelo SC Praiense e pelo SC Lusitânia, que assegurou a subida do campeonato da associação e do campeonato dos Açores, entrando para a história do clube, com um excelente trabalho realizado.

A época 2019/2020 será a época mais importante do GD Fontinhas. Com uma visibilidade que nunca teve, vão lutar pela permanência no futebol nacional. A nível de plantel, ainda não foi noticiada publicamente qualquer renovação ou qualquer reforço, sendo expectável que a principal missão desta direção seja segurar o mesmo grupo de trabalho das últimas épocas.

De qualquer das formas, avizinha-se uma época de emoções fortes para o clube.

 

Foto de Capa: GD Fontinhas

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eusébio Cup disputa-se este sábado: eis os últimos vencedores

A Eusébio Cup disputa-se durante este sábado. O Benfica vai receber no Estádio da Luz o Fenerbahçe de José Mourinho.

Braga perde jogador para o primeiro escalão do futsal espanhol

Gabriel Penézio deixou de ser jogador do Braga e assinou pelo Parrulo Ferrol, equipa da Primeira Liga de Futsal Espanhola.

AS Roma quer subir o nível e pretende investir 100 milhões de euros neste mercado

A AS Roma está ativa no mercado e procura garantir mais alguns reforços, podendo chegar ao investimento de 100 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o possível salário de Vagiannidis no Sporting

O Sporting está perto de fechar a contratação de Georgios Vagiannidis. Já é conhecido o possível salário do lateral grego em Alvalade.

Eis a cláusula de rescisão no contrato de Georgios Vagiannidis com o Sporting

Georgios Vagiannidis está perto de rumar ao Sporting, deixando em definitivo o Panathinaikos por 13 milhões de euros fixos.

Benfica B goleado pelo Feirense em jogo de preparação

O Feirense venceu este sábado o Benfica B por 5-2 num jogo de preparação. Segue a lista de marcadores do encontro.