Lendas do Universo Sportinguista: Ângelo Girão

Ângelo André Girão é uma lenda do Sporting Clube de Portugal, mas sobretudo do Hóquei em Patins e do desporto nacional. O guarda-redes leonino é considerado por muitos o melhor do mundo na sua posição, sendo intransponível.

Girão patinou e fez as suas primeiras defesas ao serviço do Estrela Vigorosa Sport, rumando posteriormente ao FC Porto, onde permaneceu dez temporadas. O guarda-redes português terminou a sua formação ao serviço do Gulpilhares. Ao nível sénior deu os seus primeiros passos na AA Espinho e no Valongo, onde se sagrou campeão nacional.

Na temporada 2014/2015, Ângelo Girão reforçou o Sporting Clube de Portugal. Desde então estabeleceu-se como titular indiscutível, evoluiu e é hoje o melhor guarda-redes do mundo. Girão soma 152 jogos disputados e vários títulos de leão ao peito – uma Liga Europeia, um campeonato, uma Supertaça António Livramento e uma Taça CERS.

Ângelo Girão, capitão do Sporting CP é considerado por muitos o melhor guarda-redes do mundo
Fonte: Sporting CP

Ângelo Girão tem feito história ao serviço do Sporting, mas também pela seleção portuguesa. Recentemente, foi o herói português na conquista do 16º campeonato do mundo de Hóquei em Patins. Sendo fundamental em todos os jogos, mas com destaque para a final diante da Argentina, jogo em que defendeu cinco lances de bola parada no decorrer do tempo regulamentar e prolongamento, de seguida viria o desempate através das grandes penalidades, onde defendeu mais duas, entregando o título aos portugueses.

Ao longo dos anos em que tem estado ao serviço de Portugal, soma 98 internacionalizações e vários títulos, entre os quais: um Mundial, um Europeu, uma Taça Latina e três Taças da Nações.

A história de Ângelo Girão tem sido feita de defesas impossíveis, de exibições assombrosas, de vitórias e de títulos. Que possa continuar a dar o seu contributo ao Sporting Clube de Portugal por muitos e longos anos, sendo ainda o encarregado de erguer os troféus como capitão que é. Girão veste a camisola 61 dos leões com Esforço, Dedicação e Devoção, contribuindo para a Glória, ou seja, com títulos para o Museu Sporting. Que continuemos a assistir às defesas do melhor do mudo com o público a gritar nos pavilhões: “Girão!”.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.