Portugal 4-0 Arménia (sub19): Vitória sem contestação para garantir liderança

- Advertisement -

Na última jornada do grupo A do Campeonato da Europa de sub19, Portugal, campeão europeu em título (também neste escalão) enfrentou a seleção da “casa”, a Arménia. Com objetivos bastante diferentes, os portugueses entravam em campo com a certeza de que um ponto bastava para carimbar passaporte para as meias-finais da prova, mas para atingir o primeiro lugar estavam ainda dependentes da “vizinha” Espanha, que jogava à mesma hora com a Itália. Os arménios, já eliminados, jogavam para cumprir calendário, mas certamente que, diante do seu público, queriam deixar boa imagem.

A seleção portuguesa entrou dominante, com total controlo da posse de bola e a fazer uma rápida circulação da mesma, tentando também, por vezes, valer-se das combinações nas alas entre defesa lateral, médio interior e extremo para desmontar o “autocarro” arménio de forma mais pensada.

Após boas hipóteses de Tiago Rodrigues e Vitor Ferreira, ambas dentro dos primeiros dez minutos de jogo, foi preciso esperar até aos 27 minutos para ver outra oportunidade de perigo, de novo pertencente à “equipa das quinas”: um livre descaído para a direita, cobrado por Fábio Vieira e sem sofrer qualquer desvio, obriga Melkonyan a defesa apertada, enviando a bola para canto.

Portugal continuou a impor um ritmo elevado na partida e, ao minuto 34, surgiu a recompensa para o duro trabalho: através da conversão de uma grande penalidade conquistada pelo próprio, Vitor Pereira colocou a bola nas redes, mesmo ao centro da baliza. Apesar do claro ascendente português, logo ao minuto 36 a Arménia dispôs de uma oportunidade de ouro para reestabelecer a igualdade, com Celton Biai a fazer uma defesa fantástica a um remate à queima-roupa, disferido por Misakyan.

Até ao intervalo nada de relevante aconteceu, com os jovens lusitanos a manterem o controlo da partida e a tentarem aproveitar o espaço que a equipa arménia dava nas costas da sua defesa. Chegava o descanso e Portugal vencia com justiça, merecendo talvez um maior volume no placar.

Fonte: UEFA

No reatar da partida, Portugal não retirou o “pé do acelerador” e João Mário assinou, ao minuto 49, uma verdadeira obra-prima: o remate inicial, de Vitor Ferreira, ressaltou na defesa da Arménia e o avançado do FC Porto, após um exímio domínio de bola, disferiu um colocadíssimo pontapé que entrou mesmo na “gaveta”, sem hipóteses para o guardião arménio. O resultado avolumava-se mas Portugal não queria parar, pois sabia da importância que cada golo iria ter se fosse necessário desempatar as contas do primeiro lugar do grupo, em caso de igualdade pontual com a Espanha.

As oportunidades continuavam a surgir, mas a pontaria portuguesa parecia estar a ficar desafinada, após Costinha e João Mário falharem duas boas oportunidades já dentro da grande-área adversária. Foi preciso colocar em campo Tiago Gouveia para voltar a mirar a baliza arménia com precisão: ao minuto 68, apenas cinco após ter entrado, o extremo do SL Benfica antecipou-se ao lateral esquerdo da Arménia e deu resposta positiva ao cruzamento de João Mário.

O jogo continuou perigoso para a Arménia, sem que Portugal mostrasse sinais de desaceleração no ritmo que estavam a impor, surgindo o quarto golo lusitano de forma natural. Como Tiago Gouveia não quis ficar atrás do grande golo que João Mário havia apontado, o extremo voltou a “fazer o gosto ao pé”, à passagem do minuto 88’, também com um golo magnífico! Tirou um adversário do caminho e rematou cruzado e colocado, fazendo a bola beijar a malha lateral interior da baliza arménia. Sublime!

Até ao fim do jogo poucas foram as oportunidades que surgiram, com a nossa jovem seleção a saber controlar a posse de bola, pensar o jogo e não entrar em esforços desnecessários, mas sem nunca perder o caudal ofensivo que a caracteriza e que tem evidenciado, em particular, nesta fase final.

Perante a vitória da Espanha sobre a Itália por apenas 2-1, Portugal assegura o primeiro lugar do grupo com sete pontos, os mesmo que “nuestros hermanos” mas com vantagem na diferença de golos, critério de desempate, evitando um confronto com a França nas meias-finais e ficando à espera do dia de amanhã para saber se enfrenta Noruega, República da Irlanda ou República Checa.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Portugal: Celton Biai (Francisco Meixedo, 85’); Costinha; Gonçalo Loureiro (Levi Faustino, 85’); Gonçalo Cardoso; Tomás Tavares (Tiago Lopes, 69’); Diogo Capitão; Vitor Ferreira; Fábio Vieira (Rodrigo Fernandes, 63’); Félix Correia (Tiago Gouveia, 63’); João Mário; Tiago Rodrigues.

Arménia: Melkonyan; Oganessian (Samsonyan, 62’); Ghubasaryan;Yeghiazaryan; Khachatryan; Khamoyan; Mkrtchyan; Alaverdyan (Grigoryan, 62’); Petrsoyan (Dermedjan, 72’); Misakyan (Azizyan, 58’); Kurbashyan (Kolozyan, 62’).

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Flamengo oficializa Leonardo Jardim como novo treinador do clube e sucessor de Filipe Luís

Leonardo Jardim foi oficializado como novo treinador do Flamengo. Técnico esteve no clube esta quarta-feira e já assinou contrato.

De Arruabarrena: «Não duvidei nem por um segundo e fiz todos os possíveis para regressar ao Arouca»

O guardião De Arruabarrena está de regresso ao Arouca. Em entrevista, o jogador afirmou que nunca hesitou quanto ao seu objetivo de voltar.

Onde ver o PSG x AS Mónaco da 25.ª jornada da Ligue 1

O PSG vai receber o AS Mónaco num encontro da 25.ª jornada da Ligue 1. Este será o terceiro embate entre as duas equipas em 2026.

Fernando Santos destaca ligação ao Estoril Praia em dia de celebração no clube: «É a minha casa»

O treinador campeão europeu Fernando Santos marcou presença na inauguração da nova Academia Estoril Sol, numa cerimónia que reuniu antigas e atuais figuras ligadas ao clube.

PUB

Mais Artigos Populares

John Obi Mikel questiona treinador no Chelsea: «Por que é que coloca o Cole Palmer a jogar fora de posição?»

O ex-jogador nigeriano John Obi Mikel, figura respeitada em Inglaterra, não hesitou em comentar a decisão do treinador do Chelsea, Liam Rosenior, de não colocar Cole Palmer como número 10.

Ibrahima Ba cresce no Famalicão: «Não se pode ter medo deste ou daquele avançado»

Ibrahima Ba promovido esta época ao plantel principal depois de uma fase nos sub‑23, conquistou um lugar na defesa com trabalho e determina­ção, algo considera essencial para evoluir num clube competitivo como o Famalicão.

Samuel Umtiti recorda épocas no Barcelona e momentos com Messi: «Ele convidava-me porque eu era péssimo a jogar»

Samuel Umtiti, ex-jogador, esteve no Camp Nou para comentar a vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madrid na Taça do Rei, e aproveitou para recordar a sua passagem pelo clube e a convivência com Lionel Messi.