📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os bons hábitos criam-se à nascença

- Advertisement -

As primeiras versões do FC Porto 2019/2020 estão ainda longe daquele que será o desenho oficial para esta temporada. Os sinais que se puderam ver nos últimos três jogos alimentam a expectativa e que bom é poder incutir mentalidade vencedora num plantel novo, em parte criado de raiz, e ao qual juntaram um trio de ‘rapazolas’ que deixam água na boca.

Pode ter passado despercebido à maioria, mas vitória frente ao Fulham trouxe um troféu ao FC Porto (Cidade de Albufeira) e, ontem, a equipa agarrou uma nova conquista. Vale o que vale, mas para um plantel que perdeu a sua espinha dorsal, viu ser-lhe adicionadas quatro caras novas e ainda três miúdos cheios de vontade de mostrar serviço, tem o seu ‘quê’ de importância.

Primeiro, os miúdos. E palavras? Não é fácil descrever o que pode sentir um adepto de futebol quando vê o seu clube fabricar tanto e tão bom talento na sua sala de máquinas. Tomás Esteves e Fábio Silva têm 17 anos. É preciso dizer mais alguma coisa? E se lhes dissesse que, se o primeiro jogo oficial fosse amanhã, Tomás seria o grande candidato a assumir a lateral direita? Pois é, a seriedade com que aborda cada lance, o à vontade com que sai a jogar e arrisca passes entre linhas, apenas para ‘cortar caminho’, bem… senhoras e senhores, isto é mesmo um caso sério. Saravia que se cuide, ele que, até ao momento, é o reforço que tem dado menos nas vistas. Precisará de melhor muito no aspecto defensivo. Já na frente, tem mostrado atributos. Grande velocidade e capacidade acima da média para os cruzamentos. Mas é preciso mais.

Em relação a Fábio Silva, não será fácil assumir uma titularidade a curto prazo, mas tem tanto para dar. A sôfrega vontade de fazer as redes balançar não o deixam sequer pensar que, em certos momentos, existem caminhos mais fiáveis de se chegar à baliza do que o remate instantâneo. Quando Fábio Silva conseguir discernir isso… Mas tem tanto, tanto tempo… Que delícia.

Fábio Silva já dá nas vistas e até já marca
Fonte: FC Porto

Ora então, e Romário Baró, que parece jogar a este nível há anos? Seja no centro ou na ala, as trocas de direção, as arrancadas, a técnica… este moço tem tudo.

Mas o que me apetece mesmo dizer dos últimos jogos é que continuem a cuspir para o ar sobre patinhos feios como são Otavio e Zé Luís, que a resposta será sempre dada dentro de campo. Nakajima? Já todos o conhecem. Marcano é o garante de estabilidade e assertividade num sector que suspirava por uma resposta à altura, depois de se ter desfeito. Por fim, Luís Diaz tem tudo para ser uma das figuras deste Porto. Com uma velocidade acima da média e juntando-lhe a qualidade técnica que já se lhe descobriu, é mais um caso sério para dar continuidade ao bom legado colombiano no Dragão.

O FC Porto deste ano é um produto claramente inacabado e, necessariamente, diferente do que se conhece dos últimos dois anos. Mas há coisas que não mudam. A verticalidade é uma delas. O remate fácil também. Os atores, esses, são outros e o filme também já caminha para um final diferente. Estamos no início, mas uma coisa já dá para perceber também. A malapata dos onze metros pode ter tido o final que bem merecia.

Foto de Capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC com baixa confirmada para jogo frente ao Benfica

Alioune Ndoye não vai participar da partida entre o Vitória SC e o Benfica, já que se encontra a contas com uma lesão muscular.

Rafael Leão criticado por glória do AC Milan: «Quando ele sai, a equipa melhora muito»

Alessandro Costacurta deixou críticas a Rafael Leão, admitindo que o AC Milan está melhor sem o internacional português em campo.

Sporting acelera negociações com Salvador Blopa e quer colocar cláusula de 100 milhões de euros: valor gera discórdia

Salvador Blopa está em destaque no Sporting, depois de ter bisado na Taça da Liga. Os leões querem renovar contrato com a jovem promessa.

Liga Portugal descarta jogos no estrangeiro: «É hora de sossegar os adeptos»

Reinaldo Teixeira fechou a porta a que jogos da Liga Portugal sejam disputados em outros países, algo que tem ocorrido em outras ligas.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City quer travar intenções do Real Madrid de contratar um dos seus craques

O Manchester City quer renovar contrato com Rodri. O médio está a ser alvo do Real Madrid, que pode avançar com uma proposta pelo jogador.

Patrice Evra aponta dedo a jogadores da Juventus: «Espero que se sintam uma merd*»

Patrice Evra não está nada contente com o momento atual da Juventus. Ex-jogador aponta dedo a jogadores do clube.

Bayern Munique prepara-se para trocar de avançado no mercado de verão de 2026: já há nome em cima da mesa

O Bayern Munique não vai prosseguir com Nicolas Jackson no seu plantel. Fisnik Asllani é visto como o sucessor ideal do senegalês.