A venda de Iuri Medeiros

No dia 19 de Julho foi oficializada a venda de Iuri Medeiros ao FC Nuremberga, da segunda divisão alemã, por uma verba a rondar os três milhões de euros. O ex-jogador leonino partiu assim de forma definitiva de Alvalade, sem nunca ter sido uma real aposta no clube onde foi formado.

Para aqueles a quem o Football Manager fez parte da sua juventude, com certeza se lembrarão que Iuri Medeiros fazia parte do imaginário de todos os “treinadores digitais’’. Foi aí que, pela primeira vez, conheci o jovem jogador que prometia vir a ser uma referência no Sporting CP.

No entanto, a vida real não se joga em frente ao computador e é no campo relvado que tudo acontece. O jovem extremo português foi, na sua chegada à idade sénior, sendo sucessivamente emprestado a clubes como o FC Arouca, Boavista FC e Moreirense FC, onde foi rubricando boas performances. Contudo, nunca chegou a pertencer ao plantel verde e brancos em qualquer temporada, tendo apenas realizado alguns treinos de pré-época.

Posto isto, e olhando para a sua qualidade como jogador, tenho pena que nunca lhe tenha sido dada uma real hipótese no plantel sénior do clube. É verdade que é um atleta pouco agressivo, por vezes algo mole, mas que tem um pé esquerdo e uma qualidade técnica impressionantes. A juntar a isso, é um exímio marcador de bolas paradas e foi somando alguns golos por onde foi passando, podendo sobretudo destacar os dez golos ao serviço da equipa de Moreira de Cónegos e os oito tentos pelos axadrezados.

Até ao momento, a carreira promissora de Iuri Medeiros foi passada em empréstimos, ano após ano
Fonte: Genoa CFC

Infelizmente, a sua aposta nunca foi uma realidade e aos 25 anos o jogador parte para o FC Nuremberga. Não contesto, mas levanto uma questão: porquê apenas três milhões? Esta direção tem-se revelado algo incapaz na venda de jogadores considerados por si excedentários por valores minimamente razoáveis. Enquanto que outros clubes vão fazendo vendas algo avultadas por jogadores que não entram nas contas, o Sporting CP vende o seu produto de Alcochete a preços dececionantes. Tenho a certeza que Iuri Medeiros vale mais do que apenas a quantia despendida pelo clube alemão e entristece-me que não entre mais algum dinheiro nos cofres leoninos.

Concluindo, fico algo triste com esta saída pelas duas razões acima referidas: nunca ter sido aposta e ser vendido por valores baixos. Tenho a sensação que se perdeu um diamante que poderia ter sido lapidado de outra forma. A nossa academia tem de começar a ter outro proveito. Alcochete não é uma escola de formação qualquer. É a escola que formou dois jogadores bola de ouro. É preciso continuar. Não pode haver mais Iuri Medeiros.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vai subir a parada por Yeremay Hernández

O Sporting prepara-se para realizar uma segunda proposta por Yeremay Hernández, jogador que representa o Deportivo de La Coruña. O extremo tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Luuk de Jong entrou e conseguiu conectar-se muito bem com os colegas de equipa»

Francesco Farioli respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, após a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 2-0.

Benfica decide emprestar lateral ao AVS SAD e acordo conta com opção de compra

O Benfica vai anunciar até ao final do mercado de transferências o empréstimo de Diogo Spencer ao AVS SAD. O acordo entre as duas partes contempla uma opção de compra para os nortenhos.

César Peixoto responde ao Bola na Rede: «Nós sabíamos que o FC Porto queria atrair-nos na pressão e tentámos fechar o espaço interior»

César Peixoto respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, após a derrota do Gil Vicente frente ao FC Porto por 2-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Suárez: Um avançado completo

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP. Iniciou a carreira de treinador no Luxemburgo, sendo que a sua primeira experiência sénior foi no Muhlenbach, tendo estado também no US Mondorf-les-Bains. Esteve na Arábia Saudita onde foi coordenador de formação no Al Wehda e treinador no Al Najran e Al-Khaleej. Orientou ainda o Al Jabalain.

Rio Ave: avançado continua com interessados e clube pede 15 milhões de euros

Clayton continua a contar com interessados no mercado. O jogador ainda pode deixar o Rio Ave nas próximas semanas. O emblema de Vila do Conde está a pedir 15 milhões de euros pelo ponta de lança.

Renato Sanches conta com 2 clubes interessados e um deles tem treinador português

Renato Sanches tem mercado na Turquia e na Grécia. Trabzonspor e o Panathinaikos de Rui Vitória interessados no médio.