Que doença é esta Sporting? Ilori em vez de Thierry Correia

Longe vão os tempos em que os sportinguistas tinham orgulho no seu clube, em que os títulos eram uma realidade e grandes jogadores passavam por Alvalade, como foram os casos de Mário Jardel e Peter Schmeichel (considerado pela FIFA como o maior guarda-redes de sempre da história do futebol). Contudo, há muito que o meu clube do coração anda “doente” e pelo que se tem visto nos últimos anos, não estamos no caminho certo para a cura porque simplesmente ainda não conseguimos identificar esta tal “doença” que nos tem assolado.

Mas essa “doença”, ou pelo menos o maior sintoma de todos, é claramente o conflito de interesses que existem entre as pessoas com mentalidades retrógradas e as pessoas que só querem o melhor para o clube. No clube leonino, ainda existem muitas pessoas conhecedoras das práticas de antigamente, das mais vigaristas e duvidosas, que pensam que o futebol em nada mudou nos últimos anos e que podem continuar com o que faziam. É nesse contexto de interesses e práticas duvidosas que derivam muitos dos problemas que estão à vista de todos, e um dos maiores problemas que temos é a falta de aposta nos jogadores da formação.

O regresso de Ilori ainda não convenceu os adeptos leoninos
Fonte: Sporting CP

Hoje em dia, a formação leonina não é nada mais do que um património “para inglês ver” e tal facto é baseado, entre muitas outras razões, na aposta de Tiago Ilori em prol de Thierry Correia. Sendo que Ilori é da formação leonina, saiu para o Liverpool com 20 anos e com contornos algo polémicos, porque na altura o jogador forçou, de certa maneira, a sua saída para Inglaterra. E como se diz em bom português “só faz falta quem cá está”, penso que foi uma das poucas contratações na era Frederico Varandas que não fazem qualquer sentido. Se essa contratação foi baseada em nacionalidades, a aposta tinha obrigatoriamente que recair em Ivanildo Fernandes e Thierry Correia.

Ilori é um jogador muito inferior ao que era quando saiu, muito devido à sua falta de regularidade nos tempos do Liverpool, em que perdeu todo o potencial que lhe era apontado. Ora se atualmente é um defesa central mediano ao nível da Segunda Liga Inglesa (atuava no Reading antes do seu regresso), que sentido faz apostar nele a lateral quando temos Thierry Correia, um jogador campeão sub17 e sub19 pela seleção nacional? Será que o miúdo joga assim tão mal? Há que apostar na “prata” da casa e o jovem lateral enquadra-se que nem uma luva para terceiro defesa-direito, e a sua aposta faria todo o sentido.

O Sporting foi pioneiro na formação em Portugal e ninguém pode menosprezar esse mérito, contudo também não podemos menosprezar que atualmente Benfica e Futebol Clube do Porto possuem melhores condições, recursos humanos e infraestruturas de formação. Por isso há que por os miúdos da formação a jogar ao mais alto nível, terá que haver uma aposta muito mais séria na “cantera” e quanto mais cedo melhor, porque essa aposta não irá ter resultados a curto prazo, mas sim a médio e longo prazo.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Flora
João Florahttp://www.bolanarede.pt
O João é estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O Sporting é o seu clube do coração e apesar de não ir a tantos jogos como gostava, acompanha sempre tudo o que envolve o mundo leonino. O João também se mantém informado não só sobre o futebol internacional, considerando o futebol Inglês o melhor, mas também como as modalidades leoninas.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei: Óquei de Barcelos elimina Benfica e é o primeiro finalista

O Óquei de Barcelos venceu este sábado o Benfica por 6-4 e está na final do playoff da Liga de Hóquei. Águias ficam pelo caminho.

Azar continua à porta: Neymar diagnosticado com COVID-19

Neymar Júnior foi diagnosticado com COVID-19. Santos confirmou a situação através de um comunicado oficial.

Thomas Frank toma decisão sobre ida para o Tottenham

O Tottenham já oficializou este sábado a saída de Ange Postecoglou do comando técnico. Thomas Frank quer rumar aos Spurs.

Turquia bate Estados Unidos com golo decisivo de Akturkoglu

A Turquia venceu este sábado os Estados Unidos por 2-1 num jogo particular. Kerem Akturkoglu marcou o golo decisivo.

PUB

Mais Artigos Populares

À justa: Sporting empata playoff com Leões Porto Salvo

O Sporting venceu este sábado os Leões Porto Salvo por 5-4 e empataram assim o playoff das meias finais de Futsal.

Grécia goleia Eslováquia com show de Vangelis Pavlidis

A Grécia venceu a Eslováquia por 4-1 num jogo particular. Vangelis Pavlidis marcou golo e ainda fez assistência.

Países Baixos estreia-se com vitória na Qualificação para o Mundial 2026: Eis os resultados do dia

Os Países Baixos venceram a Finlândia por 2-0 na qualificação para o Mundial de 2026. Eis todos os resultados do dia.