É mais um grande nome do futebol que se aposenta. Depois de Van Persie e Arjen Robben terem anunciado o fim das suas carreiras futebolísticas (Maio e Julho deste ano), Sneijder também se junta ao duo que tantas vezes “destruiu” defesas adversárias. 35 anos depois o holandês decide iniciar o seu descanso depois de anos glórios em grandes clubes europeus.

Para trás deixa um histórico invejável para qualquer jogador de futebol. Foram mais de 710 jogos e 189 golos marcados durante 17 anos de carreira. O palmarés? Enormíssimo e que será referido mais à frente.

Os clubes e a “Laranja Mecânica”

Seis clubes representados em toda a sua carreira: Ajax, Real Madrid, Inter de Milão, Galatasaray, Nice e Al-Gharafa. A estes não nos podemos esquecer dos 15 anos na Seleção Holandesa, a tão conhecida “Laranja Mecânica”. O seu ponto alto foi a final do Mundial 2010 em que saiu derrotado pela Espanha. Retirou-se no ano passado com 133 jogos nas pernas, detendo assim o recorde do jogador com mais internacionalizações pelo país. Os 31 golos marcados fazem-no fechar o Top-10 dos mais goleadores de sempre.

Sneijder não é um desconhecido no mundo do futebol mas à sua grandiosidade nunca foi reconhecida devidamente. Talvez um título internacional pela sua Seleção ter-lhe-ia dado outra visibilidade.

Fonte: The Netherlands Football Team

Sneijder, o melhor do mundo em 2010?

É um tema que hoje em dia ainda é discutido pelos amantes do futebol. Uns dizem que nesse ano o holandês foi o melhor da seleção vice-campeã do Mundial (a par de Müller foi o melhor marcador com cinco golos) e do Inter treinador por José Mourinho que venceu Liga dos Campeões, Campeonato Italiano e Taça de Itália. Outros assumem que o nível individual de Messi era superior e merecedor desta distinção. Na verdade, os primeiros são os que têm mais razão, na minha opinião. Merecia pelo menos estar no top-3, algo que não se veio a suceder pois foi 4º com 14,48% dos votos. Messi foi 1º com 22,65%, Iniesta 2º com 17,36% e Xavi 3º com 16,48%. Estes votos foram atribuídos por treinadores e capitães de equipa.

Se o formato da atribuição da Bola de Ouro fosse igual ao de 2009 (votos só de jornalistas), Sneijder teria vencido, Iniesta seria 2º, Xavi 3º e Messi 4º. Mesmo não conseguindo a premiação máxima, o holandês fez parte da Equipa do Ano da UEFA.

Foto de Capa: Ajax

Revisto por: Jorge Neves

Carlos Monteiro Teixeira
Carlos Monteiro Teixeirahttp://www.bolanarede.pt
Portista e adepto de futebol desde que se lembra. Para além de acompanhante assíduo de futebol, ciclismo e Fórmula 1, o mundo dos eSports também faz parte do seu ritual semanal há 4 anos. É um jovem curioso e sempre com vontade de ganhar novos conhecimentos.                                                                                                                                                 O Carlos não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Foco no Mundial de Futsal Feminino: Portugal derrotado por Espanha

Portugal perdeu com a Espanha por 5-3 no primeiro dos dois jogos de preparação para o Mundial de Futsal Feminino.

Jorge Jesus fala da chegada de José Mourinho ao Benfica e analisa o Clássico: «Eu que vejo de uma maneira diferente, gostei muito do...

Jorge Jesus está presente na primeira edição dos Portugal Football Globes, uma gala que decorre esta terça-feira na FPF Arena Portugal e que visa premiar as melhores figuras do futebol nacional e internacional.

Sporting bate Rosengard e entra com o pé direito na Taça Europa Feminina

O Sporting venceu em casa o Rosengard por 3-0 na Taça Europa Feminina. Trata-se da estreia das leoas na nova competição europeia.

O que se passa com os Baltimore Ravens? | NFL

Certamente que o “1-4” assinalado no record dos Ravens...

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho destaca qualidade da Seleção Nacional e comenta regresso ao Benfica: «Uma responsabilidade grande»

José Mourinho destacou a qualidade dos jogadores portugueses, com olho no Mundial 2026. Técnico abordou ainda regresso ao Benfica.

Vitinha sobe na hierarquia e é o novo vice-capitão do PSG

Vitinha foi nomeado vice-capitão do PSG, o médio português assumiu um papel de maior liderança no balneário parisiense.

Villas-Boas aponta perdas de tempo de Trubin, Ríos e Barrenechea e elogia FC Porto: «Contra jogadores que recebem mais de 8 milhões de euros…»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre o Clássico e deixou bicada. Presidente dos dragões elogiou José Mourinho e Farioli.